TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de "O Segredo de Luísa"

Por:   •  13/5/2019  •  Resenha  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

O livro “O Segredo de Luísa” nos conta um pouco sobre a vida da estudante de odontologia Luísa, nascida em Ponte Nova, foi morar em Belo Horizonte para poder cursar a faculdade. Luísa que desde nova já apresentava características de uma pessoa empreendedora. Luísa não estava feliz com a escolha da faculdade, pois esse nunca foi seu sonho, mas sim o de seu pai, até que um dia depois de um fim de semana de visitas à família em Ponte Nova ela ofereceu à seu colega de quarto um pedaço da goiaba de sua cidade, e com enorme entusiasmo seu amigo aceitou e disse-lhe que iria guardar um pedaço para sua mãe que amava a goiaba cascão, Luísa ficou sem entender komo a senhora amava tanto a goiabada que em sua cidade era escassa mas em Ponte Nova se tinha em abundância. Ela então passa a noite pensando sobre o assunto, e se deu conta de que era inexistente no mercado esse tipo de produto. Ela então viu na goiabada cascão uma excelente oportunidade de negócio e decidiu abrir sua própria empresa “Goiabadas Maria Amélia LTDA”. Assim, a um ano de se formar, Luísa sabia que sua vida estava num momento de grandes decisões. Depois de dois anos planejando ela decidiu contar para sua tia Fernanda, que era uma empreendedora à quem Luísa muito admirava. No começo ela não concordou com a ideia de Luísa, mas no final acabou por apoiar Luísa.

Luísa decide fazer um experimento e vai a uma loja perto de sua casa em Belo Horizonte e compra a goiabada cascão que vendiam lá. A irmã sem saber que aquela goiaba era comprada, comeu e achou o gosto da goiaba ruim, Luísa ficou empolgada ao saber disso, e contou à irmã que aquela goiaba era comprada, concluiu assim que não existia goiaba melhor que a de Ponte Nova.

Luísa então marcou uma reunião com o professor de empreendedorismo Pedro, esperava encontrar várias respostas mas ao invés disso, voltou para casa com mais perguntas feitas pelo professor, pois na metodologia de ensino do empreendedorismo os alunos é que o geram conhecimento, representado pela concepção e pelo projeto de sua empresa, algo que não existia antes. O professor Pedro só faz perguntas porque ele quer induzir Luísa a buscar sozinha o conhecimento de que necessita; quer que ela aprenda a aprender. O professor falou sobre o empreendedorismo e os pontos negativos de se começar uma empresa, como a alta taxa de mortalidade nos primeiros anos, explicou também que o começo da empresa seria difícil e que ela teria que renunciar para prosseguir com esse projeto e que a maioria das empresas só davam retorno depois de três ou mais anos. Luísa sentiu que isso era apenas um teste para saber se ela realmente queria trilhar por esse caminho.

O professor então sugeriu que ela fizesse um plano de negócio, pois era essencial para diminuir riscos e para saber se a empresa dela, projetada pela sua visão de mundo, em seus valores, expectativas, conhecimento de mercado, terá sucesso ou não. Sugeriu que ela procurasse um mentor, um empreendedor experiente que não seja concorrente mas que esteja ligado ao mesmo ramo que ela, para dar-lhe conselhos e ajudar na elaboração do plano de negócios, sendo um crítico e parceiro de discussões, indicando fontes de informações e introduzindo o novo empreendedor em sua rede de relações. Ele acompanhará a elaboração do plano de negócio e será a primeira pessoa a examiná-lo depois de pronto. O professor Pedro deu bastante importância a rede de relações, pois uma das principais características do empreendedor de sucesso é sua capacidade de estabelecer relações com pessoas que podem contribuir para o negócio.

Antes de encerrar sua conversa com o professor Luísa lhe perguntou se dinheiro era importante para se começar um negócio, pois os empreendedores de maior sucesso eram os que tinham dinheiro, mas esse não era o caso dela. O professor lhe disse que esse era um dos mitos com relação aos empreendedores e que o dinheiro não é o elemento mais importante para se abrir um negócio, mas sim outros fatores. Luísa leu o material que o professor Pedro lhe passou e entendeu que o primeiro passo seria a validação da sua ideia, a análise criteriosa da viabilidade técnica, mercadológica e financeira do negócio. Enfim, ela teria que fazer um plano de negócios.

No material havia exemplos reais e um roteiro para fazer um plano de negócios, ela entendia que o plano de negócio não garantia o sucesso da empresa, mas poderia evitar muitas decisões erradas por falta de análise.

Luísa procurava um diferencial para que seu produto fosse único, e encontrou lendo uma revista, a goiabada poderia ter uma versão saudável que seria vendida em tamanho menor com embalagem individual, faria com que o produto fosse menos perecível, dispensando o uso da geladeira, mas preservando sempre a qualidade.

Depois de um tempo lendo o que o professor Pedro lhe sugerira e outros. Em meio a isso descobriu a internet, que se tornou ferramenta estratégica para seu projeto de empresa.

Seu tempo livre era dedicado a novos contatos, pessoas que podiam ajuda-la, dar ideias, dicas e informações. Participou de almoços, cursos, eventos , palestras e aprendeu a importância de abrir portas, estar presente e fazer novas amizades.

Seguira outra sugestão do professor e fizera entrevistas com alguns empresários, apoiando-se em um roteiro que o professor lhe passou, quando os entrevistados permitiam ela gravava a entrevista. As leituras sobre planejamento haviam lhe ensinado que tudo tinha que ser escrito, registrado, classificado.

Luísa coletava dados para seu plano de negócios, comprou o software MakeMoney , por sugestão do professor e logo percebeu que era uma ótima ferramenta para desenvolver gradativamente seu planejamento.

Luísa já havia pensado em tudo desde quais equipamentos precisaria para a fabricação do produto à propaganda com clientes, consultou também nutricionistas e alunos de uma academia para saber o nível de interesse que eles tinham com esse tipo de produto.

Luísa tinha duvidas sobre projetar a empresa, mas as mesmas logo foram esclarecidas pelo professor Pedro, que deu dicas para que ela não cometesse pequenos erros. Disse que em uma empresa nascente o empreendedor tem que ser polivalente, que por escassez de recursos ele tem que estar preparado para fazer de tudo.

Ele explicou para Luísa que ela precisaria encontrar seu marketing de nicho, ou seja, seu pedaço de mercado, onde clientes que têm um gosto especifico não são atendido pelos produtos das grandes empresas concorrentes.

Professor Pedro lhe falou da importância do feedback para se ter um bom negócio, a questão é que a venda não termina quando o cliente compra o produto, é necessário saber seu grau de satisfação com o produto ou serviço. Hoje em dia também existe o database marketing que nada mais é que um atendimento personalizado para cada cliente, ou seja, quando um cliente chega na sua loja você já tendo conversado várias vezes com ele acaba por perguntar como vão as coisas, se tem alguma novidade. Isso é o database marketing, você possuiu todos os dados pessoais dos clientes na cabeça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com