TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Um novo mundo em gestão

Por:   •  9/4/2015  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

        Um novo mundo em gestão

Este livro conta a mais fascinante história de todos os tempos, que é a história de nossa própria espécie.

Hoje, as mulheres são 50% da força de trabalho mundial. Há quarenta anos, esse número não chegava a 30%. Embora ganhem cerca de 70% do que os homens pelo mesmo trabalho e sofram muitas vezes grandes discriminações, hoje as mulheres já conseguem produzir a sua própria sobrevivência, o que há muitos milênios não acontecia.

A espécie humana tem aproximadamente dois bilhões de anos. A evolução da espécie passou por várias fases: primeira, a maior de todas, que durou cerca de 1.600.000 anos. Foi chamado de Período Seixo Rolado e marca a grande transição da animalidade para a humanidade. O ser humano aprendeu a andar sobre dois pés, a falar, a fazer cultura. Homens e mulheres vivem da coleta dos frutos das árvores e da caça aos animeis miúdos.

  • Lei da Solidariedade e da Partilha

Matar algum membro da própria ou de outra tribo podia até ameaçar a vida de todos. A mulher tinha uma posição privilegiada, pois era ele que reproduzia vida.

O homem não sabia o seu papel na procriação e pensava que as mulheres pariam dos desses. Com as mulheres eram mais prestigiadas naqueles grupos, muitas vezes elas os governavam. Elas não tinham força física, dessa forma, o poder era um serviço. Havia, então um rodízio de lideranças, e todos tinha vez e voz.

O segundo tipo de sociedade humana foi que começou a existir cerca de quatrocentos mil anos atrás. Foram as sociedades de caça. Iniciou-se, assim, o período da caça os grandes animais. Agora, já não era mais a capacidade de procriar o atributo básico, mas, sim, a força física. Já era necessário guerrear contra outros grupos para se obter mais território e mais alimento.

A autoridade passou a ser exercida pela força. E o homem começou a mostrar a inveja que tinha da mulher por ser ela capaz de partir e ele não. Duas cerimonias se encontravam nas sociedades de caça: A couvade é um uma cerimonia que se faz logo depois que a mulher dá à luz. O homem tira-a da cama, deita-se com a criança e fica esperando a visitas. A mulher volta ao trabalho normalmente...

A iniciação masculina é a contrapartida da feminina, quando o menino chega á puberdade, os mais velhos levam-no para a casa dos homens. E o rito de iniciação do ritual do parto com instrumentos de madeira e ânticos cerimoniais. Só, então, quando pare a sim mesmo, o homem é adulto e, portanto, livre das mulheres.

Entre as inúmeras tecnologias que o homem foi inventando nas suas horas de ócio, destacou-se a fundição dos materiais. As mulheres foram as primeiras horticultoras, mas os homens foram os primeiros agricultores. Com técnica de fundir metais, eles imediatamente passaram a fabricar pás, picaretas, ancinhos e, principalmente, o arado.

Quando se começou a arar a terra, iniciou-se a produção de excedentes agrícolas. Principiou a atividade econômica propriamente dita. E, quem tinha mais excedente, tinha mais dinheiro. Quanto mais terra, mais poder. Os prisioneiros de guerra eram escravizados, e as terras dos vencidos acrescentadas ás dos vencedores. Dessa maneira o poder foi-se concentrando aos poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com