TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rigor e Qualidade

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  1.568 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO I

CURSO: PEDAGOGIA LICENCIATURA, 1° SEMESTRE

DOCENTE : ALESSANDRA BUENO DE GRANDI

DISCENTE: FERNANDA PEREIRA DA SILVA

RESUMO

PESQUISA EM EDUCAÇÃO: BUSCANDO RIGOR E QUALIDADE

Jequié/BA

2016

   Seis pesquisadores dos EUA, estudam algumas questões para melhor entender e qualificar a pesquisa na educação. Algumas questões como: A pesquisa como um problema na historia e na sociologia da educação, as novas configurações na educação e na pesquisa social, a pesquisa como vocação e a comunicação da pesquisa educacional. O resultado desses estudos, mostrou que para se ter qualidade no campo da pesquisa, é preciso formular e promover debates nas escolas e nas universidades, de maneira que se possa discutir o que seria uma pesquisa de “má” ou de “boa” qualidade.

OS NOVOS RUMOS DA PESQUISA

   Observa-se nos últimos anos, um crescimento considerável na área da educação com os cursos de pós-graduação, juntamente com esse crescimento veio as mudanças nas temáticas abordadas em relação aos métodos de ensino e aos meios para elaboração dos trabalhos acadêmicos.

   Se antes, os estudos focavam uma outra temática e analisava as mudanças de contexto, décadas mais tarde, começou-se a observar o processo. Em meio a essas mudanças o enfoque e as abordagens críticas, também ganharam destaque em relação a pesquisa-ação.

    Houve também, algumas  mudanças na forma de produção dos trabalhos de pesquisa, sendo eles na maioria das vezes elaborado nos programas de pós-graduação, os pesquisadores estão preferindo estudar casos reais em salas de aulas, ao invés de produzirem seus estudos em laboratórios. Para essa nova forma de pesquisa e abordagem, é preciso ter uma bagagem profissional abrangente em diversas áreas do conhecimento na educação, para daí se observar e qualificar os diversos fatos ocorridos.

FAZER CIÊNCIA OU POLÍTICA DE INTERVENÇÃO?

   Algumas perguntas devem ser feitas, para tentarmos entender um pouco mais sobre a pesquisa educacional.

   Para alguns, a pesquisa tem como objetivo trazer novos conhecimentos, organizados, válidos e transmissíveis, para outros, ela busca o questionamento sistemático, crítico e criativo. Estudo recentes nos direcionam para uma nova corrente de ideias imediatista, tanto para escolher o problema a ser solucionado, quanto a importância com a forma a ser aplicado os resultados.

   Segundo Gatti (2000), a pesquisa não pode a serviço de solucionar pequenos impasses do cotidiano, porque ela, por sua natureza e processo de construção, parece não se prestar a isso, vez que o tempo de investigação cientifica, em geral, não se coaduna com as necessidades de decisões mais rápidas. (2000, p7).

   Maria G. Miranda (2000),  traz ideias provocativas e instigantes, para ela, a literatura que focaliza a problemática do professor reflexivo/pesquisador , trata também sobre o nível de conhecimento desses profissionais práticos, fazendo uma critica ao elitismo nas universidades. Segundo ela, essa literatura valoriza a ação do professor como caminho para sua autonomia e emancipação; justifica a autonomia do professor  para melhorar a pratica, combater a desigualdade e a exclusão. As questões na área da educação ainda não enormes e de vários aspectos, não podemos nos perder em polemicas que nos deixaram distantes da realidade.

COMO JULGAR A PESQUISA?

   A partir das críticas surgem novas propostas, vários modelos de conceber e realizar pesquisas -  abordagem qualitativas – levam a ideia de novos critérios de julgamento., alguns se contrapondo aos já conhecidos e respeitados, outros se referindo aos aspectos específicos dos novos tipos de estudos.

   Os critérios para analisar um determinado tipo de pesquisa, não deve ser a mesma. Exemplo, ao analisarmos um projeto enviado pelos pesquisadores ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico  - CNPq – os trabalhos de pós-graduando é a dissertação e tese. O trabalho deve apresentar relevância cientifica e social. A analise deve ser densa, fundamentada trazendo evidencias ou as provas das conclusões. Esses seriam os aspectos gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (76.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com