TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Buscando rigor e qualidade

Por:   •  4/9/2017  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  2.714 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO[1]

 ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n.113, p.51-64, julho/2001.                                                                                                       Texto baseado na Conferência apresentada no III Seminário de Pesquisa em Educação Região Sul, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  UFRGS  Porto Alegre, dez.2000.

A autora em seu trabalho mostra a constante busca pelo aprimoramento das pesquisas de cunho científico na área educacional, baseando-se em questionamentos, debates, pontos de vistas de todos os interessados na área a fim de enriquecer e melhorar a qualidade da pesquisa em educação.

Ao longo dos anos ocorreram várias mudanças na forma de como realizar a pesquisa, mudanças na questão temática, nas perspectivas, nos métodos empregados para a sua realização bem como, na forma de produzir e, ainda no papel do pesquisador.

Tais mudanças abriram espaços para questionamentos sobre qual o propósito da análise e sobre a origem do conhecimento produzido necessitando de um equilíbrio entre ação e investigação para que a pesquisa alcance seus objetivos com clareza, objetividade e rigor.

Outra questão levantada foi a respeito da forma de estabelecer um julgamento para a pesquisa em educação com a presença dos critérios de avaliação tanto gerais como específicos sobre cada tema a ser pesquisado nos trabalhos científicos. Questiona-se também a deficiência em seguir fielmente as determinações exigidas nos métodos e técnicas escolhidos para a realização do trabalho dos pesquisadores de educação.

A autora aponta também, as condições de estudo em que os pesquisadores em formação são submetidos, condições essas que refletem negativamente na busca do conhecimento científico.

Apesar da realidade em que estão inseridas as pesquisas em educação, é imprescindível que haja uma imensa dedicação conjunta para que assim, a qualidade e o rigor dos trabalhos científicos sejam cada vez mais aprimorados.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com