TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Trabalhistas

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.853 Palavras (28 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 28

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPO

2° SEMESTRE

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Umuarama – Pr.

2012

Sumário:

1. Introdução

2. Elaboração do recibo de Pagamento de salário

3. Contabilização do Resumo da folha de pagamento

3.1. Lançamentos Contábeis no Livro Diário

3.2. Lançamentos Contábeis no Livro Razão

4. Balancete de Verificação de 30/06/2012

5. Financiamentos de Máquinas

6. Gestão de Equipes

6.1. O que são conflitos?

6.2. Qual a diferença entre o conflito intrapessoal, interpessoal e intergrupal?

6.3. Como você fará para minimizar esse conflito interpessoal que está causando desmotivação em mauro, Amarildo e Julio?

6.4. Qual o papel do líder na condução de equipes?

6.5. De acordo com a teoria dos dois fatores de Herzberg o que está desmotivando a equipe?

7. Regionalizando

8. Conclusão

9. Referências

1. Introdução

No mundo atual, observa-se cada vez mais a complexidade da gestão empresarial. Desta forma, é necessário conhecer e praticar conceitos fundamentais da contabilidade, utilizando-se de suas ferramentas legais e estruturantes, além do estabelecimento dos aspectos psicossociais e contextualização das empresas nos cenários econômicos atuantes.

Baseado em algumas informações pertinentes à empresa e seus empregados serão desenvolvidos a elaboração da folha de pagamento dos funcionários bem como os encargos pagos pela empresa baseada na legislação e nas práticas trabalhistas. Neste, serão lançados os fatos contábeis gerados pela folha de pagamento nos livros diário e razão, registrando a memória contábil da empresa, que são imprescindíveis para o processo contábil. De acordo com balancete de verificação precedente à folha de pagamento será elaborado um novo balancete de verificação, assim como calculado e demonstrado, em forma de tabela, os juros de um financiamento. Outro aspecto importante será um estudo mercadológico realizado para avaliar a viabilidade e competitividade enfrentada no mercado regional.

2. Elaboração da folha de pagamento

Conforme visto, no inc. I, art. 225 do Decreto n. 3.048/99 determina que todas as empresas elaborem a folha de pagamento de acordo com as regras que estabelece.

A Folha de Pagamento da empresa Constrói & Não Cai Ltda., bem como das demais atuantes no país, deve, portanto, detalhar todos os proventos e descontos de seus colaboradores assim como os encargos sociais da empresa.

É importante mencionar aqui que as contribuições a cargo da empresa, provenientes do faturamento e do lucro, destinadas à seguridade social (Encargo Social – INSS parte da empresa), são arrecadadas, normatizadas, fiscalizadas e cobradas pela Secretaria da Receita Federal, conforme determinação estipulada pelo Decreto nº 4.729 de 06 de junho de 2.003, que altera dispositivos do Regulamento da Previdência Social.

Não podemos deixar de mencionar, ainda, outro importante Encargo Social que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. A empresa deve abrir obrigatoriamente na Caixa Econômica Federal, uma conta vinculada em nome do empregado, onde, todo mês deverá ser depositado o valor relativo a 8% da remuneração recebida por este. O FGTS deve ser recolhido até o dia 7 do mês seguinte ao da folha de pagamento ou até o dia útil anterior, caso não haja expediente bancário no dia 7. Existem regras limitadas, determinadas pelo governo federal, para a utilização deste fundo pelo empregado, a exemplo da demissão sem justa causa, quando o empregador deve depositar uma multa correspondente a 50% do valor do saldo constante na conta vinculada do empregado, sendo 40% deste e 10% para contribuições sociais.

Após as pertinentes considerações sobre proventos, descontos e encargos sociais, apresentamos na tabela abaixo a Folha de Pagamento da empresa Constrói & Não Cai Ltda., com sede em Recife PE, que atua nos segmentos de construção civil, projetos e reformas. Com o comportamento da relação de emprego e trabalho durante o mês de Junho/2012. Será considerado que, durante o mês de junho, temos 30 dias, sendo 25 úteis, 4 domingos e 1 feriado.Para o cálculo do INSS a cargo da empresa foi utilizada a alíquota de 26,8% sobre as remunerações, exceto salário-família, que é isento da incidência.

Vamos demonstrar uma folha de pagamento com 8 (oito) funcionários.

Os empregados têm algumas características gerais comuns:

• São mensalistas, não utilizam vale transporte e não tiveram na mesma semana 2 faltas.

• O desconto de contribuição sindical previsto na legislação já foi recolhido anteriormente pelos empregados.

• O vigia da empresa trabalha das 22:00 às 05:00.

• De acordo com o PPRA (Plano de prevenção de riscos ambientais), a função de pedreiro é uma atividade insalubre com grau de risco médio 20%.

Nome

Função

Salário

Faltas Horas Extras Idade dos filhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com