TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas trabalhistas e contabilização

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.456 Palavras (18 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 18

Rotinas trabalhistas e contabilização

SUMÁRIO

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO 4

2 ROTINAS TRABALHISTAS 5

2.1 CTPS 5

2.2 EXAME ADMISSIONAL 5

2.3 REGISTRO DO EMPREGADO 6

2.4 CONTRATOS DE TRABALHO 6

2.5 IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO. 8

3 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 10

3.1 LIDERANÇA 10

3.2 MOTIVAÇÃO 10

3.3 TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW 11

3.4 FATORES QUE INFLUENCIAM A TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG 11

4 DIFERENÇA ENTRE GRUPOS E EQUIPES 13

5 PROCESSO CONTÁBIL 14

5.1 PROCESSO DE ABERTURA DE UMA EMPRESA 14

5.2 CONTRATO SOCIAL 15

5.3 PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS NA JUNTA COMERCIAL PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA. 17

Registro de sociedade limitada 17

6 DESCONTO SIMPLES 19

6.1 DESCONTO COMERCIAL 19

6.2 DESCONTO RACIONAL 19

7 ANÁLISE MERCADOLOGICA REGIONAL 21

7.1 PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. 21

7.2 ANÁLISE DE MERCADO 22

7.3 DEMANDA , OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO. 22

7.4 ESTRUTURAS DE MERCADO. 23

8 CONCLUSÃO 25

9 REFERÊNCIAS 26

1 INTRODUÇÃO

Trabalho elaborado com o princípio de demonstrar as rotinas trabalhistas e contabilização, apresentando os processos contábeis necessários tanto para o empregador como o empregado, demonstrando direitos deveres e obrigações para ambas as partes, fazendo com que as leis trabalhistas sejam executadas conforme a legislação vigente evitando assim penalidades dos órgãos competentes. Apresentar fatores cruciais no processo de implantação de uma empresa como o estudo da cultura e clima organizacional e análise mercadológica, apontar as diferenças individuais alem do tipo de liderança adotada dentro de uma empresa, alem de demonstrar os descontos simples presentes nas rotinas trabalhistas e contabilização.

2 ROTINAS TRABALHISTAS

São rotinas indispensáveis com os procedimentos necessários para os profissionais que atuam no departamento pessoal e os escritórios de contabilidade para executar a admissão ou demissão de um funcionário, calcular descontos e proventos, alem de apurar o salário liquido que o colaborador deve receber, e também o encerramento da relação de emprego e suas implicações.

Dentro das rotinas trabalhistas será abordado alguns temas para melhor entendimentos dos procedimentos que são eles: CTPS, EXAME ADMISSIONAL, REGISTRO DO EMPREGADO, CONTRATO DE TRABALHO, IMPORTÂNCIA DA APRESENAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO.

2.1 CTPS

A CTPS (Carteira de trabalho e previdência social) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária, ou mesmo de natureza doméstica. A carteira de trabalho e previdência social por suas anotações é um dos únicos documentos a reproduzir a vida funcional do trabalhador alem de garantir o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

2.2 EXAME ADMISSIONAL

Todo trabalhador regido pela CLT devem submeter-se aos exames médicos ocupacionais, tornando-se obrigatórios na admissão, demissão, e periodicamente durante o curso do vínculo empregatício, vale salientar que o custo do exame e de responsabilidade inteira do empregador. O objetivo dos exames ocupacionais resulta na redução de falta do trabalhador pro motivos de doenças, redução de acidentes potencialmente graves assim garantindo empregados mais adequados a função com melhor desempenho. Para os empregados garantia de melhores condições de saúde na função a qual ele desempenha, diminuindo assim as chances de possíveis doenças ou acidentes.

2.3 REGISTRO DO EMPREGADO

Os dados referentes ao registro dos empregados – CTPS ou livro ou ficha de registro, devem ser efetuados no momento em que o empregado começa a prestar o serviço, e totalmente proibido o empregador manter o empregado executando suas atividades sem registro, mesmo que ainda por um único dia. O empregador deve sempre manter o registro atualizado, cabendo ao empregado ou seu representante legal a responsabilidade pela autenticidade das informações contidas. O registro deve conter as seguintes informações:

• Identificação do empregado, conforme número e série da CTPS ou Número de Inscrição do Trabalhador.

• Data de admissão e demissão.

• Cargo ou função.

• Remuneração e forma de pagamento.

• Local e horário de trabalho.

• Concessão de férias.

• Identificação da conta PIS/PASEP.

• Acidente do trabalho e doença profissional, quando tiverem ocorrido.

O prazo para anotação na carteira de trabalho e previdência social – CTPS e a devolução para o empregado é de 48 horas.

2.4 CONTRATOS DE TRABALHO

O art. 442 da CLT define o conceito de contrato de trabalho como: “contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente a relação de emprego.

O objeto do contrato de trabalho e a prestação de serviço, subordinado ou não eventual do empregado ao empregador, mediante pagamento de salário, qualquer pessoa que presta serviço eventualmente não é empregado, para que seja considerado empregado, deve ocorrer prestação de serviço não eventual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com