TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SILDEFAFIL: UMA ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO PULMONAR E DA DISFUNÇÃO ERÉTIL

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo:

SILDEFAFIL: UMA ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DA

HIPERTENSÃO PULMONAR E DA DISFUNÇÃO ERÉTIL

Autores:

RAFAEL ROCCO FUSO. Acadêmico do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade INGÁ

MÁRIO DOS ANJOS NETO FILHO. Farmacêutico e Bioquímico, Mestre e Doutor em Farmacologia e Professor Adjunto da Disciplina de Farmacologia da Faculdade INGÁ

O citrato de sildenafila, vendido sob a marca comercial (Viagra®) é um fármaco utilizado para tratar a disfunção erétil e a hipertensão arterial pulmonar (HAP).O citrato de sildenafila é um potente vasodilatador cujo uso mais conhecido é para o tratamento da disfunção erétil masculina, mas também demonstra ser eficaz no tratamento alternativo da hipertensão arterial pulmonar. O sildenafil atua como um inibidor potente e seletivo da enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE5), que é responsável pela degradação do Monofosfato cíclico de guanosina (cGMP ) .Como a enzima PDE5 é encontrada principalmente no endotélio do músculo liso dos pulmões e do pênis , a droga age seletivamente nessas duas áreas sem induzir vasodilatação em outras áreas do corpo. Em pacientes com disfunção erétil , o citrato de sildenafil aumenta o efeito do óxido nítrico (NO), inibindo a enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE5) que é responsável pela degradação do Monofosfato cíclico de guanosina (cGMP ) no corpo cavernoso . Quando a estimulação sexual provoca a liberação local de NO , a inibição da PDE5 pelo citrato de sildenafil causa um aumento nos níveis de cGMP, resultando em relaxamento do músculo liso do pênis e aumento do fluxo sanguíneo para o pênis provocando uma ereção. Em pacientes com hipertensão pulmonar, isso leva à vasodilatação do leito vascular pulmonar e, em menor grau, à vasodilatação na circulação sistêmica.

pode ser causada por problemas em válvulas cardíacas, enfisema pulmonar, coágulos de sangue nas artérias pulmonares.

 Em algumas pessoas, porém, não se consegue identificar a causa da doença.

Geralmente, a pessoa apresenta cansaço, fraqueza e falta de ar que piora com o tempo.

as artérias responsáveis por levar o sangue até os pulmões sofrem um estreitamento. Com isso, ocorre uma elevação na pressão arterial dos pulmões e uma dilatação do coração que, com o tempo, fica sobrecarregado e acaba pifando. Sem falar que o paciente pode ter falta de ar durante atividades do dia a dia, cansaço e tontura, entre outros sintomas.

A HP ocorre quando as artérias pulmonares que são as responsáveis por levar o sangue do coração até os pulmões se estreitam. ocorre uma elevação na pressão arterial dos pulmões e uma dilatação do coração. isso sobrecarrega o coração que luta para bombear o sangue. Com o tempo o coração  sobrecarregado se desgasta e pode levar a morte.

Geralmente, a pessoa apresenta cansaço, fraqueza e falta de ar que piora com o tempo.

pode ser causada por problemas em válvulas cardíacas, enfisema pulmonar, coágulos de sangue nas artérias pulmonares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com