TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SORRISO MAGICO EMPRESA

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.831 Palavras (28 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

        

[pic 3][pic 4]

Introdução

1.0Cenário – Macro e Micro

Análise de Macro e Micro Ambiente

     As empresas bem sucedidas sabem a importância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente em constante mudança. Através da seguinte análise do Micro e Macro Ambiente de Marketing identificaremos as mudanças significativas no ambiente, rastrearemos tendências e buscaremos as oportunidades propícias ao nosso negócio.

MACROAMBIENTE

  • Demográfico

     Nosso projeto é voltado para as crianças de dois a dez anos, pois nesta faixa etária apresentam grande desenvolvimento, estão abertas as novidades e aptas a ensinamentos e orientações. Sendo assim, começam a entender a necessidade dos hábitos de higiene se conscientizando dos mesmos. Não há restrição de sexo ou etnia para as vendas, uma vez que o dispenser pode ser utilizado por qualquer criança que o possua.

    Buscamos como nossos clientes uma parcela da população que se encontram entre as Classes A e B, com elevado grau de instrução, possuindo assim um nível cultural que os possibilitem entender e praticar hábitos de higiene condizentes com nosso produto. Quanto aos padrões de moradia, não serão considerados casais sem filhos, solteiros ou pessoas que não se responsabilizem por alguma criança, não tendo assim interesse pelo produto.

   

    As crianças enquanto clientes apresentam diversos papéis que interferem na compra do produto:

Iniciadoras - ao visualizar o dispenser em anúncios ou até mesmo no PDV as crianças apresentam uma primeira idéia ou necessidade do produto, começando então os pedidos para que um seu responsável efetue a compra realizando seu desejo.

Usuárias - consideramos como papel principal o de usuária do produto, uma vez que o dispenser é destinado para uso das crianças.

    Embora utilizado por crianças, o dispenser será comprado pelos seus pais ou responsáveis. Sendo assim, consideramos também importante a análise deste público e de seus papéis de compra:

Iniciadores – os pais muitas vezes conhecem um produto novo e acham interessante que seus filhos o utilizem e usufruam de seus benefícios.

Influenciadores – ao acreditar que o dispenser pode incentivar seus filhos a manter um hábito de higiene bucal de maneira prática e divertida, resulta na influencia da utilização.

Decisores – pois embora as crianças peçam aquilo que as satisfazem, a decisão se elas possuirão o que querem na maioria das vezes é dos pais e responsáveis.

Compradores – uma vez que são eles que têm o poder de compra.

  • Econômico

   É importante analisar os fatores que afetam o poder de compra e o padrão de consumo dos nossos clientes.

   Lançaremos nosso produto a princípio apenas no estado de São Paulo, levando em consideração que a região possui altos índices econômicos apresentando, portanto um mercado para todos os tipos de bens. Estes são fatores que nos fazem acreditar que o mercado é amplo, tem maior aceitação para novos produtos e possui uma parcela considerável da população em situação econômica favorável.

    A Indústria Brasileira de Higiene Pessoal e Beleza apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 10,6% nos últimos 13 anos, tendo passado de um faturamento "ExFactory", líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 21,7 bilhões em 2008.

 

    Vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento do setor, dentre os quais destacamos a utilização de tecnologia de ponta e o conseqüente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor, que tem aumentos menores do que os índices de preços da economia em geral; lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado. É importante considerar que embora a cada ano as crianças apresentem um número menor na pirâmide brasileira, a participação delas como agente econômico bate recordes consecutivos.

    Existem no Brasil 1.694 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal e Beleza, porém nota-se que a maior concentração destas empresas encontra-se no Sudeste.

[pic 5]

DISTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS QUE ATUAM NO SEGMENTO DE HIGIENE E BELEZA NO BRASIL

   É importante também ressaltar que a princípio a crise mundial não afetou os hábitos de consumo do setor de higiene da população. Em fevereiro deste ano embora o faturamento do varejo paulista tenha caído 3,2%, perfumarias, lojas de departamentos e supermercados registraram alta. De acordo com a  Fecomercio-SP três setores apresentaram crescimento do faturamento em janeiro e fevereiro, na comparação anual. As farmácias e perfumarias tiveram alta de 10,3% em fevereiro, as lojas de departamento, 3%, e os supermercados, 0,8%. A entidade destacou o desempenho dos supermercados, que, embora tenham registrado o menor índice de crescimento entre esses setores, comercializam bens essenciais e possuem o maior peso relativo do varejo na região. A entidade atribuiu o resultado positivo obtido nas três atividades ao crescimento da massa de rendimentos das pessoas ocupadas, que tem sido mantida apesar do avanço do desemprego na região.

Porém, devemos ficar atentos aos efeitos da crise, para melhor promover e manter nosso produto no mercado. O ano de 2009 começou com uma reversão abrupta no crescimento da classe média - incluindo a classe C, a classe média popular - que caracterizou boa parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O crescimento da classe C é uma marca do governo Lula e também um fenômeno global causado pelo boom econômico encerrado em setembro do ano passado, especialmente em países como a China e a Índia. As classes A e B, por sua vez, incluem o que normalmente se considera como classe média e média alta no Brasil. Em 2009, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia mundial deve crescer 0,5% - o Brasil, segundo o Fundo, deve ter expansão de 1,8%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (591.4 Kb)   docx (278.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com