TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado de Cultura Individuo e Sociedade

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.723 Palavras (15 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

1. Introdução 3

2. Significado de Cultura Individuo e Sociedade..................................................3

2.1 – O Problema da Sociologia do Conhecimento

2.2 – O que é Ciências Sociais

3. Reflexão do filme: A CLASSE operária vai ao paraíso. Diretor: Elio Petri. Itália, 1971.

3.1 - trabalho, consumo e sociedade

3.2 – diferentes reflexões e opiniões da equipe em relação ao filme e aos

estudos sobre a temática abordada.

3.3 “Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?”

4. Relatório Parcial dos documentários; Bumbando e Ilha das flores

Significado de Cultura

Ação ou maneira de cultivar a terra ou as plantas; cultivo: a cultura das flores. / Desenvolvimento de certas espécies microbianas: caldo de cultura. / Terreno cultivado: a extensão das culturas. / Categoria de vegetais cultivados: culturas forrageiras. / Arte de utilizar certas produções naturais: a cultura do algodão. / Criação de certos animais: a cultura de abelhas. / Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura. / Sociologia Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística. / Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. / Desenvolvimento das faculdades naturais: a cultura do espírito. / Apuro, elegância: a cultura do estilo. // Cultura de massa, conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas consideradas fora das distinções de estrutura social, e difundidos em seu seio por meio de técnicas industriais. // Cultura física, desenvolvimento racional do corpo por exercícios apropriados.

Significado de Individuo

Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. / Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade. / Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo? / &151; Adj. Que não admite divisão sem perder seu caráter peculiar; indiviso.

Significado de Sociedade

Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos organizados; corpo social. / Conjunto de membros de uma coletividade, sujeitos às mesmas leis. / Cada um dos diversos estádios da evolução do gênero humano: sociedade primitiva, feudal, capitalista. / União de várias pessoas que acatam um estatuto ou regulamento comum: sociedade cultural. / Grêmio, associação. / Parceria. / Direito Associação de pessoas que têm algum bem em comum, com o objetivo de dividir o lucro dele auferido, e a que a lei atribui personalidade jurídica, considerando-a como proprietária do patrimônio social. // Alta sociedade, conjunto de pessoas notáveis pela sua posição social e econômica. // Sociedade anônima, sociedade de capitais em que o capital social é dividido em ações que podem ser livremente transferidas de uma pessoa para outra. / Empresa, companhia. // Sociedade em comandita, v. COMANDITA. // Sociedade civil, associação que não tem como objetivo o comércio ou fins lucrativos. // Sociedade de consumo, v. CONSUMO. // Sociedades secretas, sociedades organizadas à margem da lei e do conhecimento público, algumas de caráter religioso, outras de caráter filantrópico, outras de caráter político. // Sociedade conjugal, união dos esposos. // Sociedade de Jesus, os jesuítas. // &151; loc. adv. Em sociedade, juntamente, em comum, em companhia, de parceria.

O problema da sociologia do conhecimento

A realidade é construída socialmente e que a sociologia do conhecimento deve analisar o processo em que este fato ocorre.

Realidade e conhecimento linguagem diária, mas que tem atrás de si uma longa história de investigação filosófica.

Como uma qualidade pertence a fenômenos que reconhecemos ter um independente de nossa própria volição (não podemos “desejar o que já existam”).

Conhecimento como certeza de que os fenômenos são reais e possuem característica especificas algumas das perguntas mais antigas filosóficas. Que é real? Como se conhece.

A sociologia do conhecimento diz respeito a analise da construção social da realidade. O termo “sociologia do conhecimento” foi forjado por Max Scheler na década de 1920 na Alemanha ele era filosofo, Teve origem em uma historia intelectual alemã determinado contexto filosófico.

Essa matéria estuda sobre os fatores social, semelhante as que surgiram quando outros fatores surgiram tais como os históricos, os psicológicos ou os biológicos.

Estudos sobre sociologia humana como pensamentos, modo de agricultura e novos aprendizado que enriquecem nosso modo de se porta diante a sociedade.

A realidade da vida cotidiana no estudo sobre a conduta na vida diária, intelectuais em várias perspectivas teóricas, conforme o grau de intelecto é a cultuada sociedade.

A sociedade como realidade objetiva e subjetivas sendo as duas como termos de processo dialetos em curso, composto de três momentos, exteriorização, objetivação e interiorização. No diz respeito ao fenômeno social, estes momentos não devem ser pensados como ocorrendo de em uma sequencia temporal. Ao contrario, a sociedade pode simultaneamente passar por esses três momentos considerando apenas dois insuficientes.

Tudo que é real corresponde à realidade de cada um.

O que é Ciências Sociais?

É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investigam as relações entre indivíduos, famílias, grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (581.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com