TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.519 Palavras (23 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM LINGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS

FERNANDA ELEUTÉRIO DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

MACEIÓ-2014

FERNANDA ELEUTÉRIO DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Relatório de Estágio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Estágio Curricular Obrigatório.

MACEIÓ-2014

INTRODUÇÃO

        O primeiro núcleo da povoação foi instalado no Alto do Outeiro, ou, como hoje é conhecido, Alto da Igreja Velha, distante pouco mais de um quilômetro da atual sede municipal e de onde se avista a cidade. Dona Brites Pimentel, viúva do alcaide-mor Cristóvão Lins de Vasconcelos, possuidora de grande propriedade, onde se situavam 7 engenhos de açúcar, resolveu fazer a doação de um deles, o Engenho Bom Jesus, também, conhecido como Engenho do Meio ou Engenho de Baixo, ao seu irmão capitão-mor José de Barros Pimentel. Na primeira visita que José de Barros Pimentel fez à povoação de Camaragibe, notou logo que pelas condições topográficas, era impraticável o seu desenvolvimento naquelas circunstâncias. Homem de grande visão e coração generoso, levado pelo sentimentalismo de ter sido o local fundado pelos seus avós, resolveu fazer a doação de uma porção de terra, conhecida como Ilha e onde havia como único morador, um cidadão chamado Gonçalo Moreira. Ali deveria ser construída a nova Igreja de Bom Jesus e lançado os alicerces da nova povoação de Camaragibe. A Lei provincial nº 417, de 9 de julho de 1864, transferiu a sede paroquial para cidade do Passo, hoje Passo de Camaragibe. Assim permaneceu até 1888. Através da Lei provincial nº 1.047, de 29 de dezembro, do mesmo ano, restaurou a freguesia do Senhor Bom Jesus na Vila de Camaragibe. Sua autonomia administrativa foi conseguida por força da Lei nº 2.093, de 24 de abril de 1958, ocorrendo sua instalação oficial a 19 de abril de 1959, desmembrado de Passo de Camaragibe.

                O atual Relatório de Caracterização da Escola e Observação em Sala de Aula terminando com regência devida ser mais que os demais, por isso que foi feito dessa forma é resultado do Estagio supervisionado 1,2 e 3 realizado na Escola Municipal Dona Sofia de Góes Monteiro, no período de duas semanas consecutivas de 25 de agosto a 16 de setembro de 2014, na turma do 8° ano “B” do turno matutino, com a professora regente Marluce Bezerra , buscando elementos para investigar as diversas dimensões da escola; analisando as propostas pedagógicas da Língua Portuguesa na escola; refletir sobre a relação entre a forma de organização do espaço escolar e os assuntos ministrados na mesma; conhecer a composição do quadro de pessoal; compreender os aspectos político- pedagógicos da escola no qual é um dos mais importante da nossa vida escolar.

        . O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Possibilitando-nos aprendizado em sala de aula e exercício da prática profissional constituindo-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos e políticos e de construção da identidade individual e coletiva.

   

                                 

DESENVOLVIMENTO

Identificação da Escola

Escola Municipal Dona Sofia de Góes Monteiro

Endereço: Avenida Antonio Manoel dos Santos

Fone: 3251-1873

Modalidade de Ensino: Fundamental (6° ao 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos

 ( 2ª a 6ª etapa).

Total de Alunos: 2174

Horário de funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno.

Diretora Geral: Maria Benedita Lins Teixeira

Diretores Adjuntos: Pelo dia não tem, só tem noturno (José Maria Belo Júnior )

Coordenadoras Pedagógicas: Marta Virginia da Silva, Cláudia de Morais e Silva, Maria das Graças da Veiga.

                                               

Professora do Estágio Curricular Obrigatório I:

Estagiária: FERNANDA ELEUTÉRIO DA SILVA

POLO: Maceió

                             

                                

Caracterização da Escola

Histórico da Escola

        A escola Dona Sofia de Góes Monteiro, foi construída na gestão do prefeito Rubem Caetano da Silva, no ano de 1984, na época de sua inauguração recebera o nome de Núcleo Rural de Educação Dona Sofia de Góes Monteiro. A área em que foi construída esta Unidade de Ensino pertencia a Fazenda Boa Jesus, e os responsáveis pela mesma a doaram. A escola foi construída com recursos do governo Estadual e parte de recursos próprios, construção essa administrada pela Secretaria de Educação e Governo Municipal. A escola foi construída para atender crianças e adolescentes que concluíam a 4ª série do ensino fundamental (atual 5°ano) e morasse na zona rural, que eram transferidos para a cidade para concluir o ensino fundamental em sistema de internato. O sistema de internato funcionou até o ano de 1998. Esta situada na Avenida Antonio Manoel dos Santos, na cidade de Matriz de Camaragibe-AL, é uma instituição de ensino público, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

        Os professores, que iniciaram os trabalhos letivos desta Unidade de Ensino no ano de sua inauguração, foram todos capacitados em treinamentos na cidade de Caruaru – PE, e a escola possuíam condições adequadas para funcionar em regime de internato.

        Em 2002, essa escola passou por uma reforma e os dormitórios que já estavam desativados foram transformados em sala de aula, passando de sete para doze, o número de salas de aulas. Devido o aumento do número de alunos foi necessário ampliar a escola e em 2010 iniciou-se a construção de mais dez salas de aulas, que foram entregues a comunidade escolar em 24 de abril de 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com