TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIPERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Participantes/RA:

Elane Carvalho de Oliveira / 369866

Erinaldo Sousa Barros / 374488

Flávia Lima Alves / 364783

Olga Silva Nascimento / 390858

Professora à dist.:

Tutor presencial: Paulo Abraim Mascarenhas

Ulianópolis/PA

2013

Introdução

Neste trabalho são apresentados e discutidos os principais conceitos a serem considerados em relação às mudanças nas organizações assim como uma breve pesquisa do assunto em questão. A primeira seção se inicia com uma breve entrevista com funcionários e sua organização com tópico aqui discutido sobre a definição de "organização". Em seguida, são abordados os condicionantes atuais: as mudanças de paradigmas, a maior complexidade do ambiente organizacional, e a necessidade de sistemas administrativos mais flexíveis e velozes.

Posteriormente, são apresentados o conceito de “Gestão de Qualidade Total”, além disso, o conteúdo deste capítulo proporciona uma noção de algumas das Técnicas de Gestão que foram ou estão sendo utilizadas. Para finalizar, neste capítulo apresentamos um breve relatório onde expomos nossa escolha por uma das técnicas de gestão com a finalidade de vender tal idéia para a empresa aqui exposta. Estas informações servirão como base para melhor compreensão dos próximos capítulos.

Pesquisa Organizacional

A empresa Posto Madeireiro localizada na Rodovia BR 010 - KM 81, que tem como razão de negócio a multe utilidade administrativa voltada para o cliente, em que Erinaldo Swhenneyder atua como administrador, a mesma fornece os seguintes serviços: hotelaria, lanchonete, churrascaria, oficina mecânica, farmácia, Lan House, varejo, panificadora, abastecimento de veículos, estacionamento, serviços bancários e consultoria em RH. A mesma possui uma extensão grandiosa, em que ocupa um espaço de dois mil metros quadrados e emprega um grande número de contribuintes de forma que tem uma movimentação de mercado avaliado mensalmente de R$ 300.000,00. Acreditamos que o que nos levou a essa escolha foi o fato de sua extensão e abrangência de serviços serem fornecidos ao consumidor com total qualidade e compromisso sem haver um desequilíbrio do individuo sociedade perante a organização. A determinada empresa em questão fornece serviços terceirizados no setor de RH, pois a mesma tem referidos ganhos, de maneira que, dentro da localidade em que reside não se encontra estabelecimentos especializados neste ramo, sendo assim seus serviços se tornam únicos, dando-lhe uma opção majoritária de preço, já que não há competitividade. Podem observa-se que este ser viço exige uma boa formação de profissionais e fica exposto a idéia de estruturação de seu quadro de funcionários, com ursos adequados as seus respectivos ramos de atuação, onde o gasto não se torna muito efetivo, mais o retorno além de ser rápido também é bem vantajoso. Sua maior vantagem é que seu quadro de funcionários estará bem equipado e prepara para novas eventualizações, onde conhecimento e tecnologia estão aliados ao prazer de se trabalhar e crescer profissionalmente. Ficou exposta também a idéia de formação no serviço de consultoria financeira já que, em seu quadro de RH n se encontra-se tal formação, e com certeza faria uma grande diferença onde este serviço ainda na se encontra disponível na localidade de atuação. O custo para esta especialização é razoável comparado ao lucro que é bem vantajoso não só para o funcionário especializado como para a organização.

Entrevista do gestor da empresa aqui em questão.

Segundo Marlene Uliana, seu quadro de funcionários é bastante vasto onde cresce a necessidade de inovar quanto a organização e seus contribuintes, de maneira que  também a necessidade de crescimento pessoal de cada um, desta forma ela entende que o individuo tem a necessidade de ter ferramentas de informação para que se possam trabalhar com eficácia e praticidade. Pois mudança organizacional é dar acesso aos contribuintes de uma determinada organizacional, a toda e qualquer informação sobre a mesma, onde se visa melhorias com trabalho em conjunto. Mas ainda diz ela que ha uma dificuldade em quando, como fazer.

Torna-se significativa que realmente as empresa em questão tem total reconhecimento do assunto aqui tratado, porem paira uma certa dificuldade em como aplicar essa mudança organizacional e quando deve ser aplicada. O assunto abaixo deixa mais claro e mais especifico sobre o que é mudança organizacional. Pois o mesmo é uma de suas ferramentas de implantação e entendimento.

Relatório Administrativo

Sr.ª Marlene Uliana

Após uma breve pesquisa realizada em sua organização pudemos observar em sua estruturação organizacional  que á uma certa predisposição de devidos funcionários perante seus deveres e obrigações, onde os fazem da sua organização  sua casa e objeto de crescimento pessoal, portanto em uma breve pesquisa realizada para que se pudesse estruturar  e afim de ser um braço de apoio para auxilia-la em meio em como administrar e quando mudar tais modos pude selecionar uma das principais tecnologias de gestão conhecida como Empowerment  que tem como finalidade e atribuição de poderes a alguém como objetivo de torná-las mais ativas e proativas dentro da organização, o que as tornam parceiras da organização. Sua principal característica como já dito é a atribuição de poder, o que, tem como vantagem o fato de que possibilita aos gestores um ambiente de menor pressão sobre fatos do dia a dia dando-lhes liberdade para o desenvolvimento de novas ações, ou seja, novas oportunidades de negócio como exemplo. Ao implantar esta tecnologia, deve-se estar atento a alguns requisitos como: a participação direta das pessoas nas decisões; atribuição de responsabilidade pelo alcance de metas e resultados; liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho como programas de ação, ajuda e apoio de gerente, etc.; atividade grupal e solidária e trabalho em equipe. Equipe, equipe e mais equipe onde tudo deve serse estrutura ao trabalho em conjunto. A equipe deve ser coesiva, integrada, orientada e apoiada; avaliação do próprio desempeno da equipe. A auto-avaliação é um importante meio de retroação e de melhoria constante. Não esquecendo de que contar com a cultura de cada individuo e com a disposição de toda a organização chega a ser fundamentar para a implementação desta tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com