TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO PATRIMONIO LIQUIDO

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 2

As teorias de Patrimônio Liquido.

As teorias do Patrimônio liquido na literatura brasileira é pouco explorada, tanto quando falamos de conteúdo, quanto as suas características peliculares. Normalmente a forma de explicar é superficial e sem que de grande importância. As teorias contábeis do patrimônio líquido são teorias normativo dedutivas e sempre é baseada entre a empresa e seus donos.

O patrimônio líquido são os valores que os sócios têm na empresa em um certo momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o ativo e o passivo representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios. No patrimônio líquido encontramos uma serie de teorias, sendo no total seis teorias. Que iremos falar resumidamente cada uma delas.


-Teoria do Proprietário: é focada nas empresas menores ou em sociedades simples. Ela fala que o Patrimônio Líquido pertence ao dono da empresa e tanto receitas ou despesas interferem na sua riqueza. A empresa e o dono são um só. 

- Teoria da Entidade: é completamente diferente da Teoria do Proprietário. Esta teoria diz que a empresa e o dono são duas coisas distintas, mas sempre dando o foco na organização. É usada para as empresas com um maior porte e que tantos ganhos ou perdas refletem apenas na entidade (empresa). Pode ser considerada a mais usada nos dias de hoje.

- Teoria dos direitos Residuais: Está no meio das duas anteriores. O interesse dos acionistas tem o mesmo peso que os credores. É pouco usada no Brasil por causa da legislação societária nacional.

- Teoria dos fundos: O objetivo maior são os fundos ativos. E está muito próximo a contabilidade divisional, a contabilidade de entidades sem fins lucrativos como ONGS, etc. e até mesmo a contabilidade governamental.

- Teoria do comando: Nela é sempre utilizada a visão e controle econômico pelos responsáveis diretos. As demonstrações serão sempre vistas como um relatório de desempenho. Facilitando cada vez mais as análises.

- Teoria empresarial: tem pouca influência sobre o pensamento contábil. Tem uma visão mais pro lado da responsabilidade social das empresas.

No caso estas são as seis Teorias do Patrimonio Liquido, porem as mesmas são pouco demonstradas teoricamente, fazendo com que as mesmas sejam explicadas de uma forma superficial, ou ate mesmo não muito importante. O surgimento dessas teorias, esta ligado diretamente aos acontecimentos da sociedade e ate mesmo a reação da contabilidade. Como os interesses de pessoas, gestores e fornecedores ligado as informações contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com