TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  21/5/2017  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

A educação ambiental é um importante instrumento para o desenvolvimento humano e de políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida no presente e no futuro, assim, sua inclusão nos mais baixos níveis escolares auxilia para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

O meio ambiente como sendo um dos temas estudados desde a pré-escola representa um grande avanço para o desenvolvimento e aprimoramento tanto da sociedade quanto da criança, pois, é durante o primeiro estágio da vida humana (infância) que ocorre o desenvolvimento psicossocial, ou seja, é a faze onde o ser humano começa a despertar os valores humanos (respeito, solidariedade, harmonia, etc.).

O ambiente escolar deve ser utilizado como um espaço de transformação da sociedade, pois o saber construído atinge todo o conjunto da comunidade. Portanto uma criança em sua fase de aprendizado estando socializada com a educação ambiental, se tornara um adulto mais responsável com estas questões na fase adulta e também interfere de maneira positiva ainda enquanto criança em relação a sua família.

A melhor proposta educativa para este tema deve ser interdisciplinar, já que a evolução dos valores humanos e a consciência ambiental, não nascem de ações padronizadas e sim de ações educativas que condizem com a realidade.

Portanto ao incluir o tema educação ambiental de forma interdisciplinar, começa-se a alterar a forma de educação no geral, pois tem-se a junção de vários temas de aprendizado em um único, o que melhora ainda mais a educação e a sociedade futura.

O processo de inclusão da educação ambiental é um grande desafio para a atual sociedade, mas o tempo é um grande aliado ao processo prático, pois em termos de desenvolvimento sustentável, as futuras gerações necessitam de sabedoria e conhecimento, para que as escolhas e decisões sejam responsáveis para que não interfiram de forma negativa no futuro da sociedade.

A educação ambiental analisa nossos deveres morais diante dessas questões: quais os direitos e obrigações que temos quanto ao meio ambiente.

Aos poucos os modelos escolares vêm estabelecendo e inserindo essas discussões, seja no ensino de base, ensino médio e ensino superior. Assim, de alguma maneira essa disciplina conversará sempre com as demais áreas das ciências e suas correlatas (interdisciplinaridade), e com temas tais como: ética, cidadania e meio ambiente e assim a teremos uma sociedade mais educada e um planeta mais bem cuidado.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (176 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com