TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de Gestão

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL – FACULDADE ANCHIETA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – TECNOLOGIA DE GESTÃO

                


CLEIDE DOS SANTOS ALMEIDA QUEIROZ                 R.A 5221982715


ATIVIDADE COLABORATIVA – AULA TEMA 7

TUTOR. ADALBERTO MOHAISZABÓ JUNIOR

São Bernardo do Campo – Junho / 2013

TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING)

Conforme estudo realizados por meio do livro texto capitulo 4 e da aula tema 3, podemos entender sobre a terceirização e o quanto ela se torna útil para a empresa contratante.  Toda empresa é caracterizada terceirizada quando é desenvolvida em organização, pessoa física ou cooperativa. A terceirização é uma pratica que visa á redução de custos e a qualidade dos serviços para a empresa contratante, porém a contratante deverá ter cautela em suas escolhas. No quadro abaixo demostrarei sobre uma das empresas na qual se utiliza a terceirização:

Nome da empresa: [pic 1] 

Segmento de atuação: Setor Varejista

Localização: São Paulo e Litoral

Setores Terceirizados: Inventários, limpeza, promotores, segurança e carretos.

A Empresa Ricoy foi fundada desde 1994, entre as redes Riviera e o Yokoi, os quais já estavam desde a década de 70, a partir do Ricoy se inaugurou outras lojas como a Peri, Pão de mel e A mais, hoje possui 74 lojas, sendo 52 em São Paulo e 22 no Litoral.

O Ricoy Supermercados utiliza serviços terceirizados, os quais esses serviços se classificam como atividades meio, ou seja, aquele que dá suporte as principais atividades do supermercado. O supermercado Ricoy, trabalha com alguns setores terceirizados tais como:

  • Inventários: antigamente era feito pelos próprios funcionários a cada 3 meses, hoje possui uma equipe na qual se organiza  1 vez no mês para gerenciar o balanço geral de seus estoques e assim verificar se está sofrendo perdas ou ganhos.
  • Setor de limpeza: possui uma equipe terceirizada na qual escala funcionários para cada loja e estes cuidam da limpeza geral dentro da loja e a empresa terceirizada, uma vez por semana no horário noturno encaminha uma nova equipe para a lavagem completa da loja.
  • Promotores. São mandamos por suas empresas de origem, para mostrar os produtos em lançamento e degustação aos clientes , cujas marcas o supermercado revende.
  • Segurança. Normalmente é contrato segurança por uma empresa de segurança, no qual se precisar o segurança se ausentar ou ficar de férias será mandado um foguista que o substituirá.
  • Carretos. Há pessoas que trabalham por conta própria com veiculo próprio e a cada entrega que faz é pago um valor percentual ao supermercado.

Para a empresa é bom trabalhar com funcionários terceirizados, pois possuem algumas vantagens como poderá reduzir o custo sobre a manutenção de um empregado, custo sobre equipamentos e uniforme,  não precisa se preocupar com contratações e seleção, com falta de funcionários, com benefícios aos funcionários, com reclamação trabalhista, economiza na folha de pagamentos e  diminui nas horas extras. Porém,  ao mesmo tempo tem que ficar atento,  pois há as desvantagens como a alta rotatividade de funcionários, serviços de baixa qualidade em alguns casos, falhas na cobertura de folgas e faltas e mal relacionamento com os funcionários e os clientes. Porém é necessário ter cautela na contratação, pois pela súmula 331 do TST (Tribunal Superior do Trabalho), se estabelece a responsabilidade subsidiaria do contratante , ou seja, se a empresa contratada não cumprir suas obrigações,  o contratante que será responsável. Por isso é preciso trabalhar bem e planejar a terceirização analisando bem a empresa terceirizada que será escolhida evitando assim riscos e problemas futuros, pois existem seus pós e contras como podemos observar no quadro abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com