TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de gestão

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 11

Pólo São Caetano do Sul - SP

        

DISCIPLINA – Tecnologias de Gestão

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Turma – 2º Semestre

São Caetano do Sul - SP

Junho / 2013

Elaboração de relatório elaborado a partir das etapas da ATPS.

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Turma – 2º Semestre

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Contabilidade Geral do Curso de CIÊNCIAS CONTABEIS do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob a orientação do professor Dr. Oderson Dias de Mello, professor tutora presencial  Luciana Vaz Amador e professor tutora virtual Carmem Martins Régis.

Claudia Cristina Nicodemo Medeiros – R.A 5546935378

Erika Criste dos Santos Gomes - R.A 5505988110

Lucy Terumi Takeda – R.A 5551109151

Rubia Bezerra Pereira dos Santos – R.A 5566137498

Sabrina Almendro de Oliveira – R.A 5521147753

Agradecimento:

        Eduardo Pereira do Amaral, por seu tempo dispendido para conceder seu depoimento ao nosso grupo, que por sinal foi uma grande lição e luta pela vida.

ETAPA 1 – A Empresa

[pic 1]

[pic 2]

Nome da empresa: Habittar Canteiros de Obras em Contêineres Ltda.

Endereço: Rua Sante Batistini, 220/230 – São Bernardo do Campo / São Paulo.

Sócio Proprietário: Eduardo Pereira do Amaral

Segmento: Fabricação de contêineres metálicos para alojamentos e canteiros de obra, locação, venda e manutenção.

Quantidade de funcionários: 10

Missão: Atender e superar as expectativas dos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciadas através de qualificação das pessoas, atuando com responsabilidade social e ambiental, gerando valor para seus clientes parceiros, empregados e para a sociedade.

        Escolhemos esta empresa por seu perfil empreendedor, quebrando paradigmas e se remoldando a cada novo desafio encarado por seu sócio-proprietário, Eduardo.

        Eduardo, a princípio adotou os mesmos critérios para iniciar a fabricação de seus containeres, ou seja, ser a fabricação de um recipiente para acondicionamento e transporte de carga em transportes terrestres ou marítimos. Mas o negócio não fica simplesmente nisso, precisava de conhecimentos de legislações por vários motivos, seu conteúdo, seu transporte, produtos químicos utilizados, etc. É ele que também desenvolve os projetos de containers conforme solicitado e também quem faz todo serviços administrativo de sua empresa, também foi quem desenvolveu o sistema de informática utilizado para controles administrativos, e vendas.

[pic 3]

Quebra de paradigma

Paradigma = literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido, no contexto atual, forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos.

        Os executivos vêem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas. É sabido que mudanças significam correr riscos, saber identificar o que é certo e errado é fundamental e por fim analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa deverá estar ciente que irá encontrar resistência por parte de algumas pessoas, estas são chamadas de paradigmáticas, ou seja, apegadas a paradigmas anteriores.

        A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante. As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focada, de alta performance mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. Hoje, a concorrência é acirrada, o consumo, é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito possível de suas vantagens competitivas, sempre inovando, sempre aprendendo.

        O paradigma possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra. Existe, porém um paradoxo quando o autor diz que “muitas vezes o fracasso é resultado das melhores práticas de gestão”. Onde estará o erro, se melhores práticas de gestão significam 100% de boa gestão, bem como dos acertos, e responsabilidade com seus colaboradores? A se ver diante de uma decisão tecnológica, as empresas mais antigas não sabem como reagir. Sua resposta a novas idéias, muitas vezes, é dizer que não funcionam. Isso ocorre porque a tecnologia de ruptura não é percebida a tempo, ela é responsável pelo fracasso de grandes corporações. Porque ela percebe o que o cliente quer antes mesmo dele vir a pedir, necessitar ou questionar, o problema é que a princípio essa tecnologia surge como algo inútil, sem propósito e com custos altos.

[pic 4]

Gestor Organizacional: O gestor organizacional tem um grande desafio: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade e demais atores.

Para lidar com as incertezas e imprevisibilidades do momento presente, o gestor tem que se atualizar constantemente e estar preparado para mudar, tantas vezes quantas forem necessárias, para que o sistema seja ágil e flexível. Também, o consultor tem fundamental importância nas organizações, uma vez que existem situações em que não se justifica a contratação de um executivo para a realização de um projeto ou solução de um problema pontual. A consultoria tem sido a melhor e mais eficiente escolha por parte das empresas, já que, além do custo ser efetivamente menor, contará com profissional altamente especializado naquilo que se propõe a fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (366.8 Kb)   docx (505.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com