TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de Gestão

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Polos - Centro de Educação a Distância (CEAD) de Icaraíma - Paraná

Curso: Ciências Contábeis - 2ª Série

Disciplinas Norteadas:

TECNOLOGIAS DE GESTÃO, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, E DIREITO E LEGISLAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

2.1.1

2.1.2

2.1.3

2.1.3.1

2.1.3.2

2.2 TECNOLOGIAS DE GESTÃO

2.3 CAPITAL INTELECTUAL

1. INTRODUÇÃO

A sociedade, em geral, está gradativamente sofrendo mudanças. Nas últimas décadas vivencia-se a Era da Informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficaz, utilizando-se de Tecnologias e Ferramentas de Gestão.

As tecnologias e ferramentas de gestão proporcionam recursos para a produção de informações, assegurando aos seus gestores uma visão sistêmica dos processos realizados a partir da análise do seu desenvolvimento.

Com a utilização das tecnologias e ferramentas de gestão é possível aprimorar os pontos fortes e estimar o que precisa ser melhorado, gerindo os processos à eficiência auferindo os objetivos visados pela empresa.

O conjunto de dados, do ambiente interno e externo, propicia um diagnóstico da atual situação da empresa, como o realizado no Hotel Boa Vida, permitindo a adoção de tecnologias de gestão determinantes para reverter o seu quadro negativo, bem como a valorização do capital intelectual de seus colaboradores.

Nesse contexto, o presente trabalho visa capacitar os gestores, avaliar e analisar as Tecnologias e Ferramentas de Gestão para a tomada de decisões.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 – Diagnóstico Organizacional

O diagnóstico organizacional é uma análise da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão.

O diagnóstico organizacional é otimizado com uma abordagem geral de todo o contexto da gestão e/ou focar em determinados processos específicos, resultando em mais agilidade para superar os transtornos, pois permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, e assim, melhor gerenciamento dos investimentos.

É feito o levantamento das informações necessárias para o conhecimento da real situação da empresa. Da análise dos dados colhidos, passa-se a sua análise e diagnóstico, procurando apontar preocupações e problemas, suas relevâncias, estabelecer prioridades, meta e objetivos.

Para a realização de um diagnóstico é preciso seguir quatro passos: identificar os possíveis problemas que afetam a organização, os quais seriam resultados de forças desestabilizadoras externas ou internas; juntar informações sobre o possível problema, sendo a qualidade do problema e da profundidade do diagnóstico que se quer realizar; analisar a informação, o que implica confrontar informações e conhecimentos extraídos do diagnóstico específico e compará-los com as experiências anteriores de casos ou condições similares; e por fim, fazer o diagnóstico organizacional, que se tomam decisões sobre os resultados obtidos.

Concluída as quatro etapas, é possível confirmar a hipótese do problema identificado ou refutá-la. É substancial que se siga cautelosamente e de forma rigorosa essas quatro partes para que o diagnóstico organizacional seja objetivo e preciso.

2.1.1 – Empresa analisada – Hotel Boa Vista

Complexo hoteleiro, com capacidade de hospedagem de 450 (quatrocentos e cinquenta) pessoas, infraestrutura de lazer e esporte, complexo aquático, inúmeras possibilidades de lazer infantil, e por fim, conta também com infraestrutura para atender o chamado turismo de negócios.

A missão do Hotel Boa Vida está voltada para a satisfação dos hospedes e excelência empresarial na área de atuação.

Possui como valores relevantes a transparência, as relações de parceria e integridade empresarial.

O Hotel Boa Vida visa ser reconhecido como referência regional no mercado hoteleiro, proporcionando ao hospedes qualidade na prestação do serviço e produto e satisfação dos colaboradores.

2.1.2 – Ambiente externo e interno

O Hotel Boa Via está bem situado, em um município localizado no litoral do Nordeste brasileiro, contando com aproximadamente 60 (sessenta) mil habitantes.

É o maior da região, e conta com uma capacidade de hospedagem de 450 (quatrocentos e cinquenta) pessoas, infraestrutura de lazer e esporte, complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Também contra com uma infraestrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 (quatrocentas) pessoas.

2.1.3 – Diagnóstico pró e contra

2.1.3.1 – Diagnóstico pró

•        O maior hotel da região;

•        Capacidade de hospedagem de 450 (quatrocentas e cinquenta) pessoas;

•        Possui infraestrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil;

•        Possui infraestrutura para atender 400 (quatrocentas) pessoas, objetivando o chamado turismo de negócios.

2.1.3.2 – Diagnóstico contra

•        Número significativo de clientes que deixaram de se hospedar no hotel;

•        Espaço do centro de convenções em desuso;

•        Avaliação negativa dos clientes, ante a não prestação de serviços de qualidade e a não aplicação do Código de Defesa do Consumidor;

•        Elevado índice de insatisfação dos colaborados que atuam no hotel;

•        Funcionários desmotivados;

•        Problemas de comunicação e relacionamento entre a equipe e seus líderes;

•        Insatisfação dos funcionários com o estilo de liderança adotada pelos chefes;

•        Falta de oportunidade de aprendizagem e conhecimento na empresa.

Nota-se que o Hotel Boa Vida conta com a melhor infraestrutura da região, instalações novas e boa localização. Prima pela qualidade no produto final, bom atendimento e receptividade aos hóspedes, resultado de um rigoroso controle dos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com