TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 5º semestre

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DE CUSTO DE INDÚSTRIA E COMERCIO VAREGISTA.        

3        METODOS DE CUSTEIO        

4        PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE CUSTOS.        

5        UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO        

6        CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS        

7        PONTO DE EQUILIBRIO        

8        A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO NA EMPRESA        

9        A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL        

10        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Os serviços e atuação das empresas estão cada dia mais competitivo e exigente, visando às informações um grande diferencial competitivo. Para vencer a concorrência as empresas vão cada vez mais a busca de novas alternativas sendo que os custos pode ser uma boa ferramenta para obter informações úteis nessas vantagens competitivas entre as empresas através de analise de custos, volume e até mesmo o lucro.

Neste contexto podemos dizer que as empresas precisam conhecer como funciona o sistema de custos para poder obter informações que são muito importantes para o crescimento da mesma. Com tudo isso pode analisar que uso adequado desta ferramenta são aspectos indispensáveis para um bom andamento.

Dentro deste contexto podemos analisar todo o sistema de uma empresa e que todos eles são importantes para tomada de decisões e ter um grande diferencial competitivo e acima de tudo um bom lucro.


  1. DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DE CUSTO DE INDÚSTRIA E COMERCIO VAREGISTA.

A apuração dos custos, podemos dizer que temos a do comercio e da indústria. Do comercio podemos identificar como CMV custos da mercadoria vendida que está diretamente relacionada ao estoque da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas nos períodos. Os custos das mercadorias vendidas podem ser apurados através de uma equação: Cmv= EI + C – EF, onde CMV é o custo da mercadoria vendida, EI é o estoque inicial, C é as compras e o EF é estoque final ou o mesmo inventário final.

 Da indústria podemos identificar CPV custos dos produtos vendidos, ou seja bens produzidos por uma indústria a formula é semelhante a do comercio, CPV= EI + (In + MO + GGF) – EF, onde CPV é o custo dos produtos vendidos, EI é o estoque inicial, In é os insumos aplicados nos produtos vendidos como matéria prima, material de embalagem entre outros materiais, MO é a mão de obra direta aplicada nos produtos vendidos, GGF São os gastos gerais de fabricação aplicados nos produtos vendidos como alugueis, energia depreciação, mão de obra direta e etc., e o EF estoque final ou o inventario final.

Podemos dizer que tudo isso corresponde o custo de aquisição de matérias primas e quaisquer outros bens desde custo aplicado na produção, na supervisão direta, manutenção nas instalações de produção os custos de locação e a depreciação dos bens aplicados na produção, ou seja, na indústria é direcionado todos os custos diretamente na produção de um determinado produto, já o comércio haverá custos na nota fiscal mais a frete mais o seguro diminuindo os impostos recuperáveis.


  1. METODOS DE CUSTEIO

Manter o controle dos custos de um investimento merece muita atenção, com tudo isso a contabilidade de custos tem a função de avaliar o estoque e decidindo um método de custeio no qual é melhor para a empresa, para isso deve avaliar qual é o objetivo da empresa, pois custear significa acumular, ou seja, determinar custos.

Custeio por absorção são todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos é o método que segue os princípios fundamentais da contabilidade, esse método trabalha com sistema de rateio, o procedimento é fazer que cada produto ou serviço absorvesse parte dos custos indiretos e diretos obtidos pela própria produção, a finalidade e ter o custo total de cada produto produzido desde direto e indireto. Tendo vantagens como podendo melhorar a utilização dos recursos podendo apurar o custo de cada produto. Tendo algumas desvantagens como o custo fixo por unidade depende ainda do volume de produção, ou seja, o custo de um produto pode variar em função da alteração de volume de outro produto.

O custeio direto ou variável, as leis de contabilidade prescreve o custeio por absorção. O custeio variável é aplicado aos produtos e os custos fixos lançados aos resultados como se fossem despesas, se em um período for vendido toda a produção então acaba o lucro bruto, por esse método é melhor calcular por apropriar somente os custos variáveis. São apurados mensalmente e registrado na contabilidade. Tendo algumas vantagens como eles argumentam que tem custos fixos independentemente da produção, os custos fixos são como encargo necessário para a empresa produzir e não como produto especifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com