TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado ao Curso Ciências Contábeis

Por:   •  23/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Ciências contábeis

Leonel Roberto Lima Vieira

CONTABILIDADE APLICADA

[pic 3]

Ariquemes

2014

Leonel Roberto Lima Vieira

LEONEL ROBERTO LIMA VIEIRA

CONTABILIDADE APLICADA

        Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Ciências Contábeis.

Professor. José Manuel Da Costa

                

Ariquemes

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3

2. CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO.        4

2.1. RELATÓRIOS RESUMIDOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA        5

3. ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL        7

4. Agronegócio        8

4.1 GERIR O AGRONEGÓCIO        8

4.2 CONTABILIDADE APLICADA NO AGRONEGÓCIO.        9

5. CONCLUSÃO        11

6. REFERENCIAS        12

1.INTRODUÇÃO

        Sabemos que a contabilidade se deriva para vários ramos de atividade, e não poderíamos deixar de destacar a contabilidade aplicada ao setor publico. Hoje ela é uma das mais importantes ferramentas que o governo tem para poder elaborar seus orçamentos, que como sabemos não é simples como os orçamentos de empresas particulares.

        Ficara evidenciada aqui como o direito ajuda a contabilidade e vice e versa, pois com as leis que temos em vigor como a Lei de Responsabilidade fiscal, que regulamenta o planejamento fiscal dos entes públicos, a contabilidade publica tem seu alicerce para desempenhar seu papel dentro da gestão publica. Com os Relatórios resumidos de execução orçamentário fica o poder executivo obrigado a publicar os relatórios que abrange a contabilidade publica, e com ele todos podem acompanhar o desempenho da execução orçamentária do governo

        Iremos evidenciar aqui o Índice de sustentabilidade Empresarial que é um Índice criado pela BM&FBOVESPA para acompanhar o desempenho das acões dos integrnates da ISE-BOVESPA  para medir o desempenho financeiroe as praticas de sustentabilidade na corporação. Iremo ver tambem o que as empresas que integram este indice ganha por compor este indice e como esta formado este indice atulmente.

        Não poderíamos deixar de evidenciar a contabilidade aplicada no agronegócio, iremos destacar aqui como o cantador pode e deve ajudar na gestão e contabilização deste para de contabilidade tão promissora nos dias atuais.

        

2. Controladoria.

 A controladoria é um nivel de gestão estrategico dentro da empresa e supervisionará a qualidade da contabilidade e os relatorios financeiros de uma organização

        A controladoria em uma empresa é essencial pois ela ira supervisionar os procedimentos e relatorios financeiros e contabeis e as metodologias de uma organização, ela ira gerenciar os dados financeiros da empresa. A controladoria ira assumir unumeras funções dentro da empresa.

        Os membros da contoladoria ou o controlador são pessoas com um nivel superior de uma empresa e tendem a ser graduado em contabilidade ou administração com designação financeira ou contabil.

        O áreas de Controladoria incluem a supervisão de funcionários que exerçam funções de contabilidade e orçamento. Controladoria examina e analisar a informação nas demonstrações financeiras  tais como balanços e demonstrações de lucros e perdas  e gerar relatórios.  A Controladoria também fiscalizar o cumprimento empresa com as leis e regulamentos, incluindo o cumprimento específico da indústria, e preparar relatórios para as agências reguladoras. A controladoria assume um papel mais de gestão, pois ela auxilia e muito no processo de tomadas de decisões, pois ela abrange todas as etapas do planejamento, controle e execução e toda a parte orçamentária, ela tem que estão preparada para o presente mais também e principalmente para o futuro da empresa.  

                         

3. A controladoria e o planejamento tributario

        Planejamento tributário é o processo de olhar para várias opções fiscais, a fim de determinar quando, se, e como realizar transações comerciais e pessoais para reduzir ou eliminar a responsabilidade fiscal, ou seja está ligada a area de contoladoria da empresa, pois a controladoria tem o papel de comandar as ações contabeis e financeiras e cabe a ela a auxilio nas tomadas de decisoes no tocante a carga tributaria.

Uma das funções da controladoria e um melhor planejamanto tributario pois ela deve ajudar nas tomadas de decisoes, pois a controladoria ajudará no processo de revisão da condição financeira de uma empresa já projetendo um olhar para as oportunidades para o proprietario da empresa se beneficiar da propria legislação tributaria, ou seja, com a ajuda do contolador por meio de relatorios analiticos e orçamentos bem elaborados a empresa pode reduzir o passivo fiscal ou analizar decisões financeiras que podem levat a um beneficio fiscal para a empresa.

A controladoria pode por meio de analizes verificar que no local da sede da empresa não ocorre nenhum tipo de incentivo fiscal e propor para o proprietario que em determinada região é mais vantajoso por ter incentivo fiscal sendo assim vantagem a mudança de local.

O planejamanto tributario consiste em avaliar as opções fiscais e assim determinar a melhor forma de conduzir as transações da empresa a fim de reduzir ou até mesmo eliminar a responsabilidade fiscal. Embora muitos podem achar que isso se trata de uma avasão fiscal por reduzir o muntante de impostos, mais pelo contrario a avasão fiscal busca burlar de forma ilicita para se beneficiar. Já e elisão fiscal e uma forma de reduzir o passivo fiscal por meio de leis e beneficios do proprio governo, ou seja, por meio de planejamento para que não gere o fato gerador e assim não ocorrendo a incidencia de impostos. Sendo essa completamente legal e extremamete sabia, e cabe a uma boa controladoria da empresa a forma e maneira de se aproveitar do planejamanto tributario.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com