TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de ciencias sociais

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.985 Palavras (16 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 16

TRABALHO DE

CIÊNCIAS SOCIAIS

MANAUS – AM

2013

CASSIO FERRAZ. RA 7981716988

ERICA GONCALVES. RA 9986651464

IOLANDA FREITAS. RA 7581656597

IVANILDA FERREIRA LIMA. RA. 8324774952

MARILENE CAVALCANTE. RA 7983725171

Relatório das Atividades de Práticas Supervisionadas apresentado a Universidade Anhanguera - Uniderp como requisito parcial para a aprovação na matéria de Ciências Sociais, do Curso de Ciências Contábeis, sob orientação da Professora de Ensino a Distância (EAO) Mª. Mariciane Moraes Nunes Tutor EAD Iza Raquel Noronha.

MANAUS/AM

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................4

2. CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE...................................................................5

3. TRABALHO CONSUMO E SOCIEDADE...................................................................8

4. AS DIVERGENCIAS SOCIAIS..................................................................................11

5. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE....................................................................14

6. CONCLUSÃO..............................................................................................................15

7. BIBLIOGRAFIAS........................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste relatório é relatar argumentos e reflexões sobre as Ciências Sociais e o papel que ela desempenha na sociedade.

Entender que a Sociologia é importante para área de saber, muito útil para compreendermos os fenômenos sociais, tanto amplos, de caráter macro, quanto menores.

Definir o que é cultura, indivíduo e sociedade, pois para compreendermos o comportamento humano, suas ações e reações a uma determinada situação, são necessárias entender o contexto social que a mesmo esta inserido, quais são suas visões, suas limitações de pensamento e movimento dentro de sua ação. Individuo, cultura e sociedade estão ligadas, e não se entende um, se não entender o outro.

Compreender os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais.

Relatar e criar situações cotidianas de desigualdade social, reacionando tais fatores com os fundamentos sociológicos, através de um texto crítico-reflexivo sobre o documentário do tema, e de imagens que mostrem essa divergência social.

Refletir sobre situações do dia-dia e a exploração do meio ambiente por meio de um texto.

2. IDENTIFICAR E LISTAR OS SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Os Sociólogos Berger e Lukmann, o social é pré-existe ao individual, mais do que isso, o social é que permite a individualização. O indivíduo não nasce como membro de uma sociedade, mas nasce com a predisposição para a sociabilidade e tornar-se membro da sociedade. Seguindo o pensamento desses autores para o significado de cultura, individuo e sociedade pode analisar que um tema é dependente do outro.

Dentro desse analise podemos enumerar primeiro indivíduo (ser humano), pois através dele podemos entender o desenvolvimento da cultura e construção da sociedade. Assim, poderemos considerar que a cultura faz parte do indivíduo que identifica a cultura como um conjunto de conhecimentos, valores, crenças, moral, costumes, hábitos e ideias que são comportamentos ensinados desde que o indivíduo nasce.

Caminhando por pensamento, chegamos à sociedade propriamente dita, vivida, desenvolvida e organizada pelo homem e onde os seres humanos buscam a sua identificação e as dos outros, pois o indivíduo sozinho não é sociedade e a sociedade não existiria sem o indivíduo. Mas deve-se entender também que o mundo, o universo muda a cada segundo desde a sua criação, e sendo assim devemos ter a compreensão que a cultura, o homem e a sociedade também, vivem em constantes transformações. O que era valores para os nossos pais antigamente para muitos de nós, hoje não faz sentido ser seguido e com isso, abre algumas perguntas: Como saber quem está com a verdade? A geração de nossos pais ou nossa geração? Não podemos ter uma resposta exata, pois se é identificado na cultura o ensinamento desde que o humano nasce, cresce, aprende e ensina o que aprendeu como explicaremos que o valor o costume, os hábitos, as crenças, a moral hoje são diferentes de séculos atrás.

Na Sociologia é o conjunto das estruturas sociais, religiosas, políticas, além das manifestações intelectuais e artísticas de um indivíduo, que é caracterizado como um ser humano socializado que possui status e papéis perante uma sociedade, que por sua vez é caracterizada como um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, que interagem entre si constituindo uma comunidade.

SIGNIFICADOS

CULTURA

Cultura não significa grau de instrução, pelo qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com