TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de contabilidade 6º semestre

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CONAB        

2.1        OBJETIVO        

2.2        FINALIDADE        

3        ASPECTOS CONTÁBEIS DA CONAB        

4        INSTRUMENTOS POLÍTICOS DA CONAB        

4.1        PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS PAA        

4.2        POLÍTICA DE GARANTIA DE PREÇOS MÍNIMOS PGPM        

5        A IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS        

5.1        COMBATENDO A FOME        

5.2        COOPERALFA A COOPERATIVA DO OESTE CATARINENSE        

6        EMPRESAS RURAIS        

6.1        EMPRESAS AGRÍCOLAS        

6.2        EMPRESAS PECUARISTAS        

6.3        EMPRESAS AGROINDUSTRIAIS        

7        AURORA A AGROINDÚSTRIA DO OESTE CATARINENSE        

8        SUSTENTABILIDADE        

9        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho mostrar a história da CONAB e seus aspectos contábeis, assim como a importância das cooperativas a toda a população e a preservação ambiental, será abortado o quanto é importante o controle de estoques e preços e a sustentabilidade social e ambiental para os produtores. Esclarecendo e discriminando ás formas de controle dos custos na produção rural, sendo assim também a influência no preço de venda, verificando se é possível entrar em determinado meio competitivo de produção com base nos preços de mercado. Demonstraremos as vantagens que as cooperativas agropecuárias tem para o crescimento econômico da agricultura familiar, desde a organização da produção até encontrar o valor adequado para a comercialização da produção,evidenciando como as cooperativas agropecuárias ajudam no desenvolvimento local com geração de renda e a inclusão social para a sustentabilidade regional.


  1.  CONAB

A CONAB se originou em 1990, da junção de o três companhias federais (CFP Companhia de Financiamento da Produção, COBAL Companhia Brasileira de Alimentos e CIBRAZEM Companhia Brasileira de Armazenamento), criando-se então a Companhia Nacional do Abastecimento CNA, sendo alterada sua sigla em 1991 para CONAB, e adotou-se o slogan: “Agricultura e Abastecimento em boa Companhia”.

  1. OBJETIVO

A CONAB acompanha a produção agrícola em todas as regiões do Brasil, atuando desde o plantio até o consumo, fornecendo ao produtor assessoria para decidir a melhor época para colocar seus produtos no mercado, para assim manter um preço de mercado que propicie retorno favorável à atividade.

  1. FINALIDADE

A CONAB é coordenada pelo ministério da agricultura e tem por finalidade realizar estudos estatísticos de preços dos produtos, para estabelecer os volumes de estoque e plantio, controlando para não haver excesso ou falta de produtos no mercado. A ação de controle também é para que não faltem insumos e outros recursos para que os produtores possam continuar suas atividades futuras.


  1. ASPECTOS CONTÁBEIS DA CONAB

Sendo realizada pela Contabilidade Pública e regida pela Lei nº 4.320/64 que estabelece seus procedimentos e funções contábeis sobre os registros dos atos e fatos administrativos em relatórios periódicos para demonstrar as contas que são de interesse público e que realizam atividades para auxiliar o governo em atividades que auxiliam o desenvolvimento da nação. Nestes relatórios evidenciam-se as operações de créditos, a dívida ativa, os créditos e as obrigações sendo assim possível à administração acompanhar a execução orçamentária e a composição patrimonial que será acrescido da demonstração do Balanço Social. Sendo que este descreve os dados sobre como a Cooperativa atua em relação à sustentabilidade tanto nos aspectos sociais quanto ambientais. O modelo de contratação da CONAB é por concurso público, sendo assim a maneira mais justa para que todos possam ter chances iguais de obter sua oportunidade profissional.


  1. INSTRUMENTOS POLÍTICOS DA CONAB

Para o bem em comum é necessário que haja um preço justo pago ao trabalhador, que o desperdício do fruto do trabalho seja minimizado e a terra preservado para continuar a produzir para as futuras gerações, baseado nesses preceitos a CONAB utiliza de forma legal os programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PGPM (Política de Garantia de Preços Mínimos) para reger sua parceria com o trabalhador do campo.

  1. PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS PAA

PAA significa programa de aquisição de alimentos, é uma forma de garantir o desenvolvimento da agricultura familiar, é de grande importância para a economia do país, essa atividade deve ser preservada e não destruída pelas grandes cooperativas, garantindo a sobrevivência das famílias que vivem no meio rural, também se estimula o interesse das novas gerações pelo agronegócio. Esse programa foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696 em dois de julho de 2003, autorizando a compra da produção de alimentos da agricultura familiar através das cooperativas ou associações, sem necessidade de licitação para agrupar aos estoques públicos ou para doações em programas de serviço social. Tem-se a armazenagem dos produtos comprados da agricultura familiar associada totalmente registrada junto ao Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras para então através de planejamento administrativo manipular a demanda e consequentemente pela lei de oferta o procura o preço de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (280 Kb)   docx (133.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com