TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do Estagio do 7º Semestre

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  15.923 Palavras (64 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 64

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        CONTABILIDADE APLICADA        

2.1.1        A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.        

2.2        A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS.        

2.2.1        PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO        

2.2.2        REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA        

2.2.3        OS INSTITUTOS DA REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA        

2.3        A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO.        

2.4        ESTUDO DE CASOS.        

3        CONCLUSÃO        

4 REFERENCIAS........................................................................................................29



  1. INTRODUÇÃO

                          A empresa se quiser permanecer no mercado e ser competitiva deverá constantemente buscar cada vez mais conhecimento, método e ferramentas, que venham lhe auxiliar diretamente na conquista desses objetivos.   

        Este trabalho abordará uma das áreas das contabilidades, que atualmente esta crescendo em grande proporção, está evoluindo, em razão da grande importância de se sobreviver em mundo globalizado e tecnologias avançadas, sendo que para os negócios serem competitivos, as entidades devem mostrar diferenciais, só não em qualidade de produto ou serviço, mas também em preços, e, para tanto é necessário trabalhar na redução de custos operacionais e fiscais, nesse ponto que entra a controladoria, que com o uso de pesquisa, estudo, métodos e ferramentas, auxiliam na conquista destes objetivos.

        A controladoria faz a reunião das informações de todos os setores de uma empresa, para fornecer ao gestor para que este tenha conhecimento da situação real do negócio, e, de posse dessas informações tome as decisões certas.  Contudo esta não se preocupa apenas com fornecimento de informações, mas também em desenvolver métodos, ferramentas para ajudar no desenvolvimento dos negócios.

        A controladoria se vale do planejamento tributário, que por meio da reorganização societária e seus institutos de Fusão, Incorporação e Cisão vem trabalhar diretamente na redução dos custos operacionais e ficais, tornando a empresa cada vez mais competitiva no mercado.


  1. JUSTIFICATIVA

Com o desenvolvimento econômico e tecnológico desenfreados, sem a mínima preocupação com o meio ambiente, onde as organizações visam apenas lucro financeiro, deixando de lado o bem estar da sociedade, vem causando aspectos negativos no ambiente. Essas ações humanas sem consciência afeta não só aspectos climáticos, assim como todo o ecossistema.

Um dos efeitos negativos é o aquecimento global, designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.

Logo, a escola da atividade deu-se em razão de além de ser um setor que ultimamente vem crescendo em grande escala, daqui com os tempos será um setor essencial para a sobrevivência da humanidade.


  1.  HISTÓRICO

A prestação de serviços existe de muito tempo atraz, vem desde o direito romano sob a denominação locação de serviços, que era adotada pelo Código antigo. No entanto, não se destacava entre as atividades, pois o mundo antigamente vivia na base da troca de mercadoria as principais atividades executas antigamente.

Com o passar do tempo esse cenário mudou significamente, em razão de não interessar ao mercado apenas aquisição de produtos, mas sim o fornecimento de outros tipos de serviços, como a prestação de serviços ao cliente.

Observa-se atualmente uma grande procura pela prestação serviços é uma área que vem crescendo constantemente, Conforme IBGE, “O setor empresarial com maior número de empresas registradas no país é o setor de prestação de serviços. Segundo o IBGE, são mais de 920 mil empresas no total, o que demonstra a importância desse setor para o desenvolvimento da economia.”

 


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. TRIBUTAÇÃO

        Os tributos são receitas derivadas que o Estado recolhe do patrimônio dos indivíduos, usando do seu poder fiscal (poder de tributar), mas controlado por normas de direito público que formam o Direito Tributário.

        Os tributos são o imposto, a taxa, a contribuição de melhoria, as contribuições sociais, as extra-fiscais, as para-fiscais, a contribuição do salário-educação, o empréstimo compulsório, os impostos extraordinários e outros impostos de competência residual da União.

O artigo 3º do CTN (Código Tributário Nacional) define Tributo como “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.” O Tributo é caracterizado como uma obrigação de contribuir, criada por lei e de natureza não sancionatória, criada compulsoriamente, ou seja, não depende de um acordo de vontades, na qual o contribuinte deve entregar à Fazenda Pública uma soma de dinheiro ou equivalente, se a lei assim o permitir, cuja cobrança se opera por meio de ato administrativo vinculado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (107.2 Kb)   pdf (487.2 Kb)   docx (89.9 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com