TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual 5 unopar

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA

O setor industrial, no decorrer do tempo, vem desenvolvendo seu processo de produção objetivando alcançar maior eficiência para maximizar o lucro, investindo em pesquisas para aumentar a produtividade e reduzir os custos da produção.

O sucesso financeiro de qualquer indústria depende do mercado consumidor, de preços competitivos, e do custo final de produção, que é responsável por estabelecer o preço final que o consumidor pagará. As indústrias visam o lucro, por isso precisam de estratégias de marketing eficientes para disputarem o mercado.

As indústrias de ponta utilizam recursos tecnológicos altamente sofisticados, estão em constante processo de inovação com altos investimentos financeiros e exigem mão de obra qualificada para o desenvolvimento da produção, sendo este, um dos seus maiores desafios. Outro grande desafio é saber lidar com os altos impostos cobrados.

Hoje, as empresas seguem uma tendência de atribuírem ao trabalhador a condição de colaborador. O bom desempenho financeiro de uma indústria depende de bons gestores e contadores.

Na indústria, a tarefa de avaliar os estoques dos produtos existentes e por ela produzidos é bastante complexa devido os produtos incorporarem diversos fatores de produção utilizados. Surge, então, a Contabilidade de Custos para solucionar o problema de determinação do custo dos produtos produzidos. Tornando-se, também, uma ferramenta essencial na gestão empresarial, fornecendo dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar o futuro.

As demonstrações contábeis são fundamentais para comunicar as informações úteis para tomada de decisões pelos usuários internos e externos, as demonstrações são de extrema necessidade para analisar a situação patrimonial, a rentabilidade, as taxas de retorno entre outros.

Entre as demonstrações contábeis obrigatórias está o Balanço Patrimonial que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial da entidade num determinado momento, normalmente no final do ano, é constituído pelo ativo, passivo e patrimônio líquido.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) destina-se a evidenciar a formação do resultado líquido num determinado exercício, normalmente doze meses, a DRE oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais da empresa, um resumo ordenado das despesas, custos e receitas do período e o saldo é transferido para a conta de lucros ou prejuízos no patrimônio líquido da empresa.

A legislação exige além do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, outras demonstrações complementares como a seguir:

- Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados – DLPA - que evidencia a movimentação da conta contábil lucros acumulados que não poderá apresentar saldos, pois obrigatoriamente deverá ser dada uma destinação para o lucro do exercício.

- Demonstração das mutações do patrimônio líquido – DMPL – evidencia a movimentação de todo o patrimônio líquido, as empresas, quando apresentar a DMPL, dispensam a apresentação da DLPA.

- Demonstração dos fluxos de caixa – DFC – é obrigatória para as empresas que possuem patrimônio líquido superior a dois milhões de reais na data do fechamento do balanço, tem como objetivo demonstrar o fluxo financeiro de caixa e equivalentes a caixa, explicando os fatos que provocaram o saldo final e onde foram aplicados.

  1. CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS

A contabilidade de custos tem como finalidade a mensuração dos estoques e do resultado da atividade industrial, é, também, fornecedora de informações para a tomada de decisão, auxiliando a empresa no planejamento e controle da atividade empresarial.

Sendo a determinação de custos dos produtos a principal função da contabilidade de custos, torna-se necessário esclarecer os termos mais utilizados para que não haja problemas de comunicação. A seguir, as definições das principais terminologias aplicáveis aos gastos:

- Gasto é um termo bem genérico, podendo ser atribuído a toda e qualquer aquisição de bem ou serviço que a empresa faça, não só na produção, mas também na área administrativa.

- Custo é todo gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço.

- Despesa são gastos com bens ou serviços utilizados nas áreas administrativa, comercial e financeira que visam a obtenção de receitas.

-  Perda são gastos que a empresa incorre sem que desejasse ou pudesse prever, por exemplo, se acontecer um incêndio na empresa.

- Investimento são gastos que a empresa incorre visando obter benefícios futuros, como a aquisição de matéria-prima, compra de equipamentos, de ações. 

- Desembolso é o pagamento pela aquisição de bem ou serviço, representa a saída de dinheiro da empresa por meio do pagamento.

- Desperdício são gastos que podem ser eliminados ou reduzidos sem prejuízo da qualidade e quantidade da produção de bens, serviços ou receitas.

Outra importante questão na gestão dos custos é a formação dos preços de venda. O preço é uma variável tão importante para a empresa, que para formá-lo, deve-se procurar analisar quem são os consumidores dos seus produtos. Sempre atentar à adaptação e às inovações para poder tornar a empresa cada vez mais sólida e competitiva. Deve-se analisar, também, quem são seus concorrentes, como agem no mercado, a influência da política econômica no mercado, os custos, a mão de obra e a tecnologia utilizada.

A formação de preços orientadas pelos custos considera que o preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos e despesas, além de proporcionar um lucro capaz de remunerar adequadamente os investimentos realizados.

Já, os preços orientados pelo mercado, tem como referência os praticados pelos concorrentes, tornando a empresa uma seguidora de preços. É o mercado que acaba ditando o preço que está disposto a pagar. Às empresas resta analisar se vale a pena ofertar certos produtos, pensando se os lucros gerados realmente compensariam os investimentos necessários.

  1. O MERCADO FINANCEIRO

O Sistema Financeiro pode ser caracterizado como o conjunto de instituições e instrumentos que possibilitam e facilitam o fluxo financeiro entre os poupadores e os tomadores de recursos. Não é difícil perceber a importância desse sistema para o correto funcionamento e crescimento da empresa, sendo assim, o gestor industrial deve analisar a finco a atuação do mercado financeiro no seu negócio.

No transcorrer da atividade operacional da empresa, ela pode se deparar com um volume de recursos financeiros disponíveis maior do que o valor necessário para o seu capital de giro, fazendo com que transfira esses recursos para uma aplicação financeira.  Grande é a amplitude do mercado financeiro, que disponibiliza uma série de investimentos para os detentores de capital, como exemplo, participações em outras empresas, em coligadas e controladas, aplicações financeiras diversas de médio e longo prazo, bens móveis e imóveis, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com