TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos de Atuação Profissional

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA SOBRE EMPRESAS ANTIÉTICAS NO BRASIL

 (1) Resumo da atuação da empresa e características sobre porte da empresa; abrangência (nacional e internacional, países em que está presente) e a existência (ou não) de relações com governos.

Dolly é uma empresa brasileira de bebidas, da qual os refrigerantes são os carros-chefes da produção, é uma empresa de médio porte atendendo a região sudeste do país desde 1987. Seu principal produto é o Dolly Guaraná.

(2) Breve análise do caso, buscando pontos de convergência do caso com o texto do Instituto Von Mises sobre empresas grandes, ineficientes e antiéticas.

Em análise ao caso a empresa Dolly sonegou uma quantia muito elevada de impostos por muitos anos, e de fato isso acontece porque o governo da brecha para as  grandes empresas que ainda conseguem isenções fiscais.

(3) Quais os impactos ocasionados pelo escândalo: econômicos, políticos, sociais, ambientais, culturais ou outros;

Estimam que as fraudes praticadas pelo empresário tenham gerado um prejuízo de R$ 4 bilhões em impostos federais e estaduais ao longo de 20 anos, devido a isso, acabou gerando impacto em todos setores, econômicos, políticos, sociais, ambientais e culturais onde parte desse montante poderia ser investidos em melhorias.

(4) Quais os setores (governos, empresas, sociedade, natureza) envolvidos no escândalo;

Os setores envolvidos foram a empresa DOLLY que praticou as fraudes fiscais, o governo que foi lesado pelo não recebimento dos impostos, e principalmente a sociedade, esse dinheiro poderia ser investido em melhorias como: educação, saúde, transportes etc.

(5) Quais as ações promovidas e por quais setores para solucionar os impactos negativos?

A empresa foi “vitima” do contador que que deu um golpe bem significativo do contador que nela trabalhava há 17anos.

A empresa ajudou os  órgãos públicos nas investigações, e foi realizada uma nova auditoria para se  apurar os não pagamentos de tributos.

(6) Quais as prevenções a riscos adotadas para evitar novos escândalos como esses?

Até o presente momento a empresa não divulga as ações de prevenções, sendo que a mesma também foi lesada pelo ex contador e presidente.

(7) Conclusões do caso, abordando se houve solução eficaz para o caso.

O presidente da empresa foi preso junto ao contador ambos apontados como responsáveis pela sonegação de impostos que chegava a 4 bilhões, algumas fabricas foram fechadas, e bens bloqueados.Após renegociação a empresa pegou 33 milhões de dívidas fiscais junto a secretaria da fazenda.  

(8) Identificar se as empresas ainda estão ativas e se elas adotaram algum tipo de código de ética.

A empresa Dolly chegou a alegar beira da falência em 2018, mas hoje continua em atividade e o empresário Laerte Codonho, dono da marca de refrigerantes Dolly, conseguiu mais uma decisão que o autoriza voltar ao comando da empresa.

A empresa não deixa seu código de ética explícito.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com