TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ENFOQUE ÉTICO

Por:   •  28/8/2015  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

UM ENFOQUE ÉTICO

Utilitarismo:

*A economia neoclássica tradicional baseia-se na teoria da utilidade.

*É mais comumente considerada como simples função da riqueza pessoa. Evidentemente, isso impõe uma limitação ao os modelos econômicos põem dizer sobre o bem-estar geral.            

*Dizemos que o usuário pode levar fatores qualitativos em sua consideração.

*O papel das autoridades é maximizar a utilidade de todos os membros da sociedade, sendo que sua maior dificuldade é de comparar utilidades individuais. Segundo alguns economistas trata-se de um conceito chamado Pareto (não é possível melhorar a situação de um individuo sem prejudicar a de outro individuo, pois em situações iguais não há mais negociações). Quando os dois lados estiverem em condições iguais estará caminhando para o ótimo Pareto.

*As escolhas envolvem o fornecimento de informações com a possibilidade de transferir riquezas de um grupo para o outro. As divulgações de informações financeiras têm consequências definidas. Levando o grupo fornecer pressão sobre o Fasb contra ou a favor de sua proposta.

*Nesse caso a informação é uma mercadoria que deve ser negociada como qualquer outra. Pois segundo o professor Joel Demki “A informação é uma mercadoria cuja aquisição, como a de outra mercadoria, é um problema de escolha em termos econômicos, e é possível adquirir algum conhecimento sobre este problema vago considerando os problemas informacionais dentro da estrutura formal da economia da incerteza, ou da teoria da decisão”.

Direitos Humanos:

*O direito de conhecer. O publico tem direito a informação financeira sobre a empresa, porque existem apenas com o consentimento do publico.

*Segundo o comitê de Orientação para Padrões de Contabilidade da Inglaterra, concluiu que há um direito razoável a informação quando as atividades de uma organização afetam ou podem afetar os interesses de um grupo.

*Os defensores da teoria de direito argumentam que somente a “consideração pratica de custo e confidencialidade” devem limitar a esse direito fundamental a esse conhecimento.

*Neutralidade: Fasb diz que talvez jamais seja possível produzir padrões que afetam as utilidades igualmente, entretanto, sempre é possível produzir padrões que afetem igualmente o direito ao conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com