TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Análise em uma Empresa de Prestação de Serviços

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

BRUNO DA SILVA MEIRELLES

CARLOS HENRIQUE FERREIRA DOS SANTOS

FILIPE GUIMARÃES MARTINS

GIOVANNA DOS SANTOS DALTOÉ

KAIO GONÇALVES DE AGUIAR

VICTÓRIA BORGES DE FIGUEIREDO

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Uma Análise em uma Empresa de Prestação de Serviços

[pic 3]

Araranguá 2018

BRUNO DA SILVA MEIRELLES

CARLOS HENRIQUE FERREIRA DOS SANTOS

FILIPE GUIMARÃES MARTINS

GIOVANNA DOS SANTOS DALTOÉ

KAIO GONÇALVES DE AGUIAR

VICTÓRIA BORGES DE FIGUEIREDO

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Uma Análise em uma Empresa de Prestação de Serviços

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Gestão de pessoas, matemática financeira, planejamento estratégico, responsabilidade social e ambiental, metodologia científica.

Prof. Mônica M. Silva, Hallynnee H. P. Rossetto, Henry T. Tonaka, Fábio L. Z. Coltro e Regina Celia Adamuz

Araranguá

2018


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVO GERAL        5

3        CONHECENDO A EMPRESA        6

3.1        gestão de pessoas        6

3.1.1        Recrutamento e seleção        7

4        RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        8

4.1        FINANCIAMENTOS        9

5        Planejamento estratégico        10

6        CONCLUSAO        12


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata do diagnóstico organizacional de uma empresa de assessoria de marketing do Município de Araranguá-SC.

O objetivo geral foi pesquisar a proposta de diagnóstico na área de prestação de serviço. O diagnóstico pode identificar os problemas enfrentados pela organização, e determinar as causas que faz com que o gerenciamento tome e planeje soluções.

Podemos ressaltar como é importante para a organização o diagnóstico organizacional, pois, assim será possível analisar com maior propriedade os problemas e as falhas que impedem que as metas sejam alcançadas.

O método de pesquisa adotado é o método qualitativo que segundo (Kaplan & Duchon, 1988) utiliza os próprios dados para propor e resolver as questões de pesquisa.

 


  1. OBJETIVO GERAL

O trabalho desenvolvido tem o objetivo de elaborar um diagnóstico organizacional de uma empresa e como ela se comporta em diversas áreas da organização empresarial. O diagnóstico é apurar o alinhamento estratégico da organização com os recursos existentes, descobrir quais os pontos fortes e vulneráveis, e a melhor forma de aproveitar as oportunidades e os recursos existentes para superar as dificuldades e aumentar a competitividade da organização. A pesquisa foi realizada a partir da avaliação da situação atual da empresa V3 Comunicação Visual.

Segundo Rosa (2001, p. 10) o diagnóstico permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos, melhor direcionamento dos investimentos.


  1. CONHECENDO A EMPRESA

A empresa V3 comunicação visual, é uma prestadora de serviços no ramo de marketing e design gráfico. Está no mercado desde Março de 2017. Fornece seus serviços a empresários, autônomos e população em geral, nos ramos de criação de identidade visual, fachadas, portfólios de produtos, banners, cartões de visita, flyers e pôsteres.

É uma empresa do Simples Nacional, seu faturamento mensal é em torno de R$ 25.000,00. O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Seu quadro de funcionários conta com 11 colaboradores.

  1. GESTÃO DE PESSOAS

Na empresa V3 comunicação visual, as pessoas responsáveis pelos recursos humanos são o diretor e o auxiliar de recursos humanos, que desenvolvem atividades de recrutamento, seleção, integração, folha de pagamento, férias, 13º salário, encaminhamentos para exames médicos, recebimento de atestados médicos, entre outros.

O Departamento Pessoal é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, sendo um setor que lida exclusivamente com todos os processos burocráticos no que diz respeito aos funcionários, onde suas principais responsabilidades são, contratação, administração do cadastro, desligamentos, férias, concessão de licenças, afastamento médico, 13° salário e da folha de pagamento do pessoal, entre outros; cuidam exclusivamente de números e papeis.

Este setor é responsável pela parte burocrática e por fazer cumprir a legislação trabalhista, evitando problemas com processos trabalhistas, e conseqüentes fiscalização dos órgãos responsáveis pela fiscalização, tais como, o Ministério de Trabalho e Previdência Social. Sendo assim, este setor traz as organizações uma economia em suas despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com