TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma visao pratica da contabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

O universo contábil se desenrola como uma grande colcha de retalhos diante de todos nós, cada pequeno pedaço dessa colcha nos traz aspectos da contabilidade que são particularmente de grande importância para o dia a dia da profissão contábil e das entidades que usam a contabilidade como seu principal sistema de controle, por isso a opinião de cada parte é única e rica em oferecer aos estudantes uma visão que constituirá uma parcela desse aprendizado; assim, para realização deste trabalho, foram escolhidos um Escritório de Contabilidade e uma Empresa Comercial que, através de seus responsáveis, foram entrevistados de acordo com as perguntas propostas pelo trabalho.  Esperamos ao final desta atividade adquirir conhecimentos que possam colaborar conosco nesta etapa desta nova jornada.


  1. DESENVOLVIMENTO

A contabilidade é uma ferramenta capaz de auxiliar e muito o empresário, dentro deste contexto procedemos nossa vista ao Escritório Contábil do Sr. Abidnego Alves Bonfins, o mesmo é Bacharel em Ciências Contábeis formado pela Faculdade _________ no ano de _________ atualmente exercendo seus trabalhos na cidade de Cabixi-RO, com o escritório contábil localizado à Rua _________ nº _______ onde trabalha prestando serviços contábeis a mais de dezoito anos aos empresários locais. O Sr. Abidnego é registrado no CRC – RO sob nº  ________.

                Durante a entrevista o contador nos disse que escolheu a profissão contábil por ser para ele a que apresentava maior oportunidade no mercado de trabalho, o mesmo já tinha afinidade com a matéria por já possuir o curso de técnico em contabilidade inclusive já exercendo atividade contábil quando estava cursando o ensino superior. Durante 18 anos de profissão contábil realizou também diversos cursos de aperfeiçoamento, inclusive na área pública, pois atualmente também é contador da Prefeitura daquele Município.

                Perguntado qual seria a importância da profissão contábil na sociedade, o mesmo nos respondeu que o contador levanta os dados contábeis para que os empresários possam ter uma visão do futuro de suas empresas, baseado nas informações financeiras prestadas pelo contador é que o empresário pode se manter no mercado, crescer e, com isso, contratar mais colaboradores, girando assim mais riquezas em nossa sociedade.  

                – “E qual a relação entre a contabilidade, à administração e o empresário?” Perguntou um membro do grupo.  Prontamente o Sr. Abidnego nos explicou que a contabilidade levanta informações contábeis e sobre a situação financeira da empresa, o Administrador administra a empresa formalizando os dados apresentados pela contabilidade e o empresário por sua vez decide qual o melhor caminho a tomar para o crescimento da empresa levando em consideração os dados contábeis e os processos de gestão apontados pelo administrador.        Do trabalho harmonioso destes três profissionais depende a permanência da empresa no mercado.

                O Contador nos explicou que por ser um bom profissional em sua cidade, possui uma clientela diversificada, sendo composta por 70% de comércios 25% de indústrias e os outros 5% restantes são de prestação de serviços avulsas realizados em seu escritório como declaração de imposto de renda, cálculos de impostos rurais entre outros serviços.

                Com relação ao seu estilo de serviço nos disse que não costuma entregar mensalmente relatórios contábeis a seus clientes, apenas os faz quando os mesmos o solicitam e faz questão de explicá-los pessoalmente a situação econômica da empresa solicitante, apresentando uma DRE parcial do período.    Já no setor público, elabora e encaminha aos órgãos de controle os balancetes exigidos pelas leis fiscais em especial a Lei nº 4.320/64 e as instruções normativas do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

                Contentes por haverem sido esclarecidas as perguntas do grupo o mesmo agradeceu ao Sr. Abidnego por sua atenção.

                Após isso, nos dirigimos à empresa COSTA E CIA LTDA-ME inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas sob nº 12.368.032/0001-23, a mesma está localizado à AVENIDA DAS NAÇÕES nº 1776 na cidade de Cerejeiras – RO  sua atividade principal é a o comércio de peças e acessórios para motos em geral com a prestação de serviços de manutenção e reparos.

                A empresa possui um sócio e cinco funcionários e sua escrituração é feita por escritório de contabilidade situado na cidade.  

                Quando perguntamos ao dono da empresa para que servem as informações contábeis que ele recebia do seu contador ele nos disse era simplesmente para pagar impostos. Perguntado, disse também que não sabe se utilizar das informações contábeis até mesmo por que não as recebe mensalmente e que seu contador não apresenta a ele qualquer relatório demonstrativo ou explicativo.

                Segundo o próprio empresário, “quando foi criada a empresa seu objetivo principal era oferecer um serviço de qualidade a menor preço na praça não era uma missão bem definida, mas era a intenção principal da empresa, assim como a visão empresarial também, pois quando começamos tínhamos apenas um funcionário e hoje já temos sete colaboradores, e, todos os nossos colaboradores conhecem a estrutura e organograma da empresa por ser uma empresa de pequeno porte todos conhecem sua função e responsabilidades.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com