TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens da auditoria

Por:   •  3/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Com as regras de governança corporativa, que trazem exigências rígidas de controles, o sócio minoritário tem uma visão transparente quanto a saúde da empresa que está invesá uma avaliação real dos riscos do tindo. A relação de confiança é instaurada a partir do momento em que existe uma real avaliação de eventuais riscos.

Importante destacar que os relatórios de auditoria ajudam os gestores na tomada de decisões e na correção de procedimentos internos de forma que as operações estejam alinhadas com a legislação vigente.

O ponto fundamental em relação ao trabalho de auditoria é que permite aos acionistas e administradores um real conhecimento da situação econômica e financeira da empresa,

Recentemente a Receita Federal passou a exigir que as empresas informassem qual era a auditoria responsável pela checagem dos numeros do balanço das empresas. A Lei das SAs prevê que entidades que faturem um determinado valor são obrigadas a ter seus demonstrativos auditados antes de publicados.

O Ibracon informou em seu site que estima que 2 mil empresas brasileiras se enquadram nos critérios estabalecidos por lei para a realização de auditorias, mas ainda não adotaram tal prática.

Diante disso, acredito que o Brasil está se encaminhando para que a prática da auditoria seja comum entre as empresas e realizada, inclusive, por empresas que não estão sujeitas a essa obrigatoriedade.

Uma empresa auditada ocasiona uma maior confiança na administração o que colabora para captar uma maior gama de investidores. Pessoas que se sentem seguras e verificam a transparência do negócio possuem confiança para investir suas economias e se tornarem acionistas.. Quanto mais investidores, mais capital para alavancar o negócio.

Assim, entendo que o futuro da auditoria no Brasil é promissor, sendo um segmento que crescerá mesmo com a crise econôminca que o país está entrando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com