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Vantagens de utilizar a ramificação na educação infantil

Por:   •  21/11/2020  •  Monografia  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

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SUMÁRIO

3. INTRODUÇÃO        6

4.DESENVOLVIMENTO        7

4.1 Técnicas para aplicar a gamificação na educação..................................................7

4.2 Como a gamificação pode impactar o aprendizado................................................8

4.3 Vantagens de utilizar a gamificação na educação infantil......................................8

4.4 Plano de aula..........................................................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        ..............9 

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

3. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo discutir a temática “A gamificação em proposta da educação infantil”. Relacionando com as principais disciplinas estudadas no semestre vigente.

    O presente trabalho retrata sobre como aplicar a gamificação no ambiente escolar, de modo que os alunos tenham interesse em aprender os conteúdos ditados. A proposta da gamificação na educação é utilizar recursos tecnológicos para se aproximar dos alunos, usando algo que faz parte das suas rotinas para potencializar a aprendizagem.

  Através dessa pesquisa iremos relatar algumas das técnicas utilizadas para aplicar a gamificação usando as novas tecnologias da atualidade, e as vantagens do uso dessas técnicas.

 

4.DESENVOLVIMENTO

Gamificação no ambiente escolas

   Gamificação tem sido aplicada há muito tempo por meio de jogos de estratégias para facilitar as habilidades de concentração do homem para possíveis concorrências que agregavam títulos, valores, e até mesmo cargos caso o jogador ganhasse. O homem sempre foi fascinado por jogos que mesmo após o passar dos anos a tecnologia so aumentou as possibilidades de novos jogos. Na educação por exemplo era aplicada de forma que ao terminar seu trabalho a criança poderia ser reconhecida com estrelinhas (recompensas). A escola sempre utilizou os jogos como artificio de ensino, tanto para os alunos da educação infantil como os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

 É preciso ter criatividade na educação e utilizar métodos e estratégias que incentivem a participação efetiva do aluno, como é o caso da gamificação. Com os avanços da tecnologia a gamificação ficou mais pratica de ser aplicada, pois atualmente os tablets e smartphones podem ser associados à gamificação como ferramentas, tornando o processo ainda mais interativo.

  A gamificação é o uso de técnicas e característica de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, normalmente não relacionadas a jogos.

 

4.1 Técnicas para aplicar a gamificação na educação

  A utilização da gamificação na educação oferece inúmeras vantagens no processo de ensino-aprendizagem. Ao usar elementos de jogos nas aulas, pode-se despertar o interesse da criança para aprender. Há vários modos de introduzir o uso da gamificação na educação como por exemplo:

  • Medalhas ou adesivos de motivação;
  • Estilo de narrativa;
  • Restrições de tempo;
  • Regras;
  • Descobertas e exploração;
  • Interação;
  • Habilidades de lidar com perdas e vitorias;

 Como essas existem várias outras formas de gamificar as aulas estimulando os alunos de forma diferente e inovadora. Muitas vezes o professor aplica o conteúdo de maneira estritamente focada em lições convencionais, tornando as aulas maçantes e cansativas. Com a aplicação dos jogos os cenários se renovam despertando o interesse dos alunos, obtendo maior engajamento, ou seja, o aluno mais tímido da sala de aula pode se sentir motivado a tomar iniciativas em um jogo.

  Incrementar um pouco de competição faz com que a autoestima se eleve e deixe os alunos ansiosos para demonstrar o que sabem, deve-se lembrar que é necessário incentivar a competição de forma saudável. Os alunos devem entender que não há problemas em não ser sempre o vencedor, o senso de equipe deve prevalecer de modo que os colegas não sejam vistos como inimigos.

4.2 Como a gamificação pode impactar o aprendizado

 O objetivo principal da gamificação é melhorar e estimular a curiosidade de seus jogadores, fornecendo-lhes recompensas após cada atividade realizada. A gamificação dá aos alunos uma sensação de autonomia, mais uma vez que os participantes podem tomar suas próprias decisões sem se sentirem forçados. É comum os alunos relacionarem a aprendizagem a algo chato ou difícil, pois muitas das vezes o professor aplica o conteúdo e explica de maneira que alguns alunos ão consigam entender claramente o contexto. Com a inclusão da gamificação o professor executa seu plano de aula de maneira divertida chamando a atenção dos alunos e despertando o interesse da criança em participar da aula. Deixando de lado aquele contexto que diz que o professor deve ser o centro da sala de aula, tornando o aluno um agente ativo no processo de ensino-aprendizagem e o professor o seu facilitador.

  Transformando então as aulas “chatas” e monótonas em aulas atrativas, afinal os alunos começam a tomar iniciativas para desenvolver as atividades fazendo com que seja possível aprender de maneira divertida e sem nenhuma pressão.

 4.3 Vantagens de utilizar a gamificação na educação infantil

    São inúmeras as vantagens em adotar a gamificação nas escolas, uma das principais é instigar o gosto pelo aprendizado, pois mesmo o professor sendo criativo ele deve persistir e procurar várias formas de ensino para que o aluno possa compreender. Nem todas as crianças aprendem da mesma forma, algumas mais informações com rapidez, porem outras necessitam de mais tempo. E é aí que entra a diversidade de métodos de ensino, o docente irá procurar vários meios de aprendizagem seja em forma de música, jogos, objetos, leitura, brincadeiras entre outros, até que o aluno possa compreender a disciplina facilmente.

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