TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância Sanitária

Por:   •  24/5/2016  •  Monografia  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Enfermagem Diurno

Disciplina: Vigilância Sanitária

Relatório  1ª Etapa

Profº Marcelo Conte

Adriana Aparecida Vaz                             RA 9861524545

Bruna Mayara da Silva                             RA 8205978467

Eunice Araújo Souza                                 RA 9861525423

Heloise Cássia de Paula                            RA 8095906745

Maria Aparecida Costa Fineto                 RA 9861519458

Talita Leite Florêncio Miguel                   RA 8097909491

SETEMBRO 2015

A Cartilha da Vigilância Sanitária

A cartilha da vigilância sanitária trata de apresentar conceitos, informações, leis e reflexôes de forma abrangente sobre a vigilância sanitária, mostrando exemplos do dia a dia da população em que a vigilância sanitária devem atuar. É uma iniciativa do Comitê de Política de Recursos Humanos (COPRH) da Anivisa, requer que tudo o que diz respeito a esse serviço, passe a constar na agenda dos conselhos de saúde e também seja do conhecimento da população, (Costa 2002).

 E essa cartilha é usada em cursos de capacitação, foi desenvolvida para reconhecer as questôes de vigilância sanitária nos municípios onde muitos estão tendo esses serviços a pouco tempo. A cartilha trata-se de levar aos conselheiros informações relacionadas ao SUS e a vigilância sanitária, um pouco da realidade das pessoas, estimulando discussões sobre os temas, com isso fornecemos instrumentos para os conselheiros poderem atuar, (Costa 2002).

Atualmente no Brasil temos mais de cem mil conselheiros em atividade, espalhados por quase todos os municípios, porém ainda à discussão sobre a vigilância  sanitária, apesar do assunto ter uma relação direta com a qualidade de vida dos habitantes. Ela deve ser usada em encontros de capacitação, vem para agregar conhecimento ao curso, levar informação para que os conselheiros possam atuar de forma segura nas suas cidades. No Brasil a maioria das cidades contam com a vigilância sanitária, bem organizada, equipada e com pessoas habilitadas para atuar, protegendo a saúde da população, (Costa 2002)

História da Vigilância Sanitária

É um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. Surgiram regras e providências sanitárias, o lixo produzido passou a ter local adequado para depósito, garantindo higiene e evitando a propagação de epidemias, (Franco Maria 2002).

Com o passar do tempo, o governo desenvolveu um complexo    de atribuições com o crescimento das cidades, os riscos também aumentaram porque não tinham planejamento e nem infra-estrutura. Com o aumento da população, crescem a produção de lixo, de água, de alimentos, de medicamentos, hospitais, asilos creches etc. Se a população não tiver esses serviços com qualidade, as pessoas aumentam o risco de adoecer e morrer. Precisamos das industrias para garantir o sustento das famílias, mas elas produzem detritos que são jogados nos rios, matando peixes e contaminando à água. Colocando o trabalhador em condições insalubres, visando apenas o lucro dos empresários, ( Franco Maria 2002)

A Construção do SUS

Na metade do século 20 os trabalhadores brasileiros conquistaram a Previdência Social, naquela época apenas os trabalhadores com carteira profissional tinham direito a assistência médica, o restante ficava excluída, gerando uma desigualdade social. Nos anos 80 as coisas começaram à mudar com o movimento da Reforma Sanitária, partindo do conceito de saúde como qualidade de vida, como o emprego, a alimentação, a educação, o lazer, o saneamento básico e qualidade do meio ambiente, ( Franco Maria 2002).

A constituição de 1988 e as leis orgânicas, lei federal 8.080 e lei 8.143, incorporam as recomendações e reivindicações do movimento da reforma sanitária. O Sistema  Único de Saúde, defenido pela constituição caracterizam como sistema universal, descentralizado, integral, eficiente e com participação social. Ao definir a Saúde como direito de todos e dever do Estado. O SUS têm seus níveis federal, estadual e municipal, cada qual com suas atribuições específicas, ( Franco Maria 2002).

Vigilância Sanitária no SUS

A vigilância têm como missão a proteção e promoção à saúde da população e defender a vida, precisa da interação da população, conta com o apoio da rede de controle social  SUS. .           A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a instituição responsável pe- la gestão no Brasil, compete ao nível federal, ( Franco Batista 2002).

Vigilância Sanitária no Brasil

O governo têm a obrigação de promover e proteger a saúde da população,para isso fo- ram criadas regras e normas para que a população tenha riscos menores, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com