TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Por:   •  24/8/2022  •  Monografia  •  5.601 Palavras (23 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 23

FAI – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA JÚLIA BATISTA SILVA

PATRÍCIA RIBEIRO VILLELA FALSARELLA

RAYSSA LUZIA DE SOUZA COSTA

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG

2021

FAI – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA JÚLIA BATISTA SILVA

PATRÍCIA RIBEIRO VILLELA FALSARELLA

RAYSSA LUZIA DE SOUZA COSTA

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Trabalho apresentado para composição de notas do 4º período de Ciências Contábeis da disciplina de Práticas Contábeis II, sob a orientação do Prof. Me. João Bosco de Santana.

SANTA RITA DO SAPUCAÍ - MG

2021

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1: Àreas de atuação do profissional contábil        8

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO E OBJETIVO        5

1        CÓDIGO DE ÉTICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL DA ATIVIDADE CONTÁBIL        7

2        ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL        8

2.1        EMPRESÁRIO DE CONTABILIDADE        9

2.2        AUDITOR        9

2.3        CONTROLLER        11

2.3.1        Coleta e armazenamento de dados        11

2.3.2        Entrega de relatórios        11

2.3.3        Planejar e executar        11

2.4        PERITO CONTÁBIL        12

2.4.1        Legislação        13

2.5        CONTABILIDADE BANCÁRIA        13

2.6        CONTABILIDADE FINANCEIRA        15

2.7        CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE GERENCIAL        16

2.8        CONTABILIDADE DIGITAL        16

3        DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS        18

4        PERSPECTIVAS DA CONTABILIDADE E DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO BRASIL        21

5  CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

6        REFERÊNCIAS        24

  1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO

As informações contábeis de qualidade são imprescindíveis para a tomada de decisão, assim tanto as contas patrimoniais como as de resultado, de uma pessoa física ou de uma organização privada ou pública, com ou sem fins lucrativos, merecem especial atenção, seja para confirmar se os fatos já ocorridos eram os previstos, bem como, para se fazer projeções para o futuro,  pois somente esta poderá, com base em procedimentos e técnicas, fornecê-las, com a devida clareza e exatidão requerida, funcionando como uma espécie de bússola para o tomador de decisão, apresentando por meio de relatórios e demonstrações a situação atual.

Percebe-se desde logo que o conhecimento da contabilidade, principalmente compreender os relatórios e demonstrações não é exclusividade somente do Contador, responsável pela escrituração dos fatos contábeis ocorridos, bem como, daqueles possíveis de serem provisionados, mas de todos aqueles, seja qual for a profissão ou ramo de negócio, que necessitem interpretar as informações econômico-financeiras que lhes afetem.

É neste sentido que o presente trabalho acadêmico tem por objetivo geral apresentar como é exercido, na prática, a profissão contábil, descrevendo diversos campos de atuação do profissional e como objetivo específico analisar as rotinas de trabalho das diversas áreas de atuação.

A justificativa é que em face do crescimento do empreendedorismo em diferentes ramos de negócios e profissões, necessitando, todos, de interpretar e entender as informações geradas pela contabilidade – relatórios e demonstrações – para desenvolvimento de sua atividade; e por outro lado, o crescimento da informação digital, e os sofisticados Softwares oferecidos no mercado têm cada vez mais agilizado o processamento destas informações e gerando diferentes relatórios, restando ao profissional contábil as atividades mais nobres, como a análise e interpretação.

A metodologia da pesquisa foi a documentação indireta, tendo por base o conteúdo das aulas expositivas ministradas no período letivo, vídeos conferências com profissionais da área e pesquisas bibliográfica.

Visando alcançar os objetivos propostos, este trabalho será apresentado em capítulos. No primeiro deles será discutido o código de ética no exercício profissional e empresarial da atividade contábil. No segundo serão apresentadas as áreas de atuação do profissional da contabilidade. No terceiro será tratado sobre as demonstrações financeiras e relatórios contábeis e no quarto as perspectivas da contabilidade e da profissão contábil no Brasil. Por fim, no quinto e último capítulo, serão apresentadas as considerações finais.


  1. CÓDIGO DE ÉTICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL DA ATIVIDADE CONTÁBIL

O maior compromisso no exercício da profissão contábil é adotar uma conduta ética. O profissional deve ter compromisso ético, honestidade e responsabilidade para com o exercício de sua profissão, até mesmo para ser aceito pela sociedade.

O Contador é freqüentemente exposto à possibilidade de fraudar documentos, fornecer informações sigilosas para terceiros, burlar procedimentos legais, omitir informações, emitir pareceres irreais, entre outras. Essas ações, embora tenham um benefício imediato, no decorrer do tempo conduzem à degradação da credibilidade e da imagem do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (614.5 Kb)   docx (637.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com