TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETO

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Situação Problema - Caso: ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETO

[pic 2]

Situação Problema - Caso: ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETO

SUMÁRIO

1. Introdução                                                                          3

2. Situação Problema - Caso: ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETO          4

        2.1 Passo 1 – Empresas envolvidas                                         4

                2.1.1 Empresa 1 – Steinadler                                          4

2.1.2 Empresa 2 – Tecnosampa                                          4

        2.2 Personagens Envolvidos                                                  4

        2.3 Organograma da Tecnosampa                                         5

        2.4 Pontos fortes e pontos fracos das empresas                         6

        2.5Qual a relação entre as duas empresas?                                  6

       3. Empreendedorismo                                                  7

       4. Ética e Relações Humanas                                                  8

       5. Conclusão                                                          10

        

INTRODUÇÃO

A questão ética no mundo dos negócios deve ser homogênea. A soma de pensamentos para o desenvolvimento empresarial, é feito mediante pessoas. Pessoas estas tomadas de caráter e de comportamento ético, não é somente um mero pensar para si mesmo e sim um pensar e trabalhar pela estrutura, a qual se está inserido como membro construtor de projetos.

Podemos perceber mediante esta apresentação pontos positivos e negativos em ambas as empresas. Tanto na empresa 1-Steinadler quanto na empresa 2- Tecnosampa. Fatores pessoais que podem muitas vezes podem beneficiar ou denegrir a própria empresa. Exemplo disto será o senhor Oliveira, que é muito fraco na captação de gestor, ele unicamente focava na centralização de poder.

Os executivos de TI também deixavam muito a desejar, mas iremos poder perceber durante a leitura deste trabalho que a falta de equipamentos da empresa Steinadler, era um fator muito negativo. Em contra partida a Tecnosampa, tinha uma atitude voltada para a inovação os compromissos da entrega e a alta qualidade de seus serviços.

É importante ressaltar que a união destas empresas é no intuito de um melhoramento empresarial, pois refletira no crescimento de ambas em conjunto. Havendo um melhoramento de ambas, a junção entre Steinadler e Tecnosampa, vem mostrar uma força nova para o mercado buscando uma inovação diferenciada.

2. Situação Problema - Caso: ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETO

        2.1 Empresas Envolvidas

        Abaixo abordaremos as duas empresas envolvidas no contexto e suas principais características:

        2.1.1 Empresa 1 –Steinadler

        Empresa com sede na Alemanha, e detentora de uma filial no Brasil, inaugurada no ano de 2001, a qual ficaria responsável por toda negociação dos projetos com a segunda empresa em questão. A Steinadler é uma grande multinacional da indústria química, com mais de 45 anos de atuação no mercado mundial. Seu faturamento anual gira em torno de 300 milhões de euros anuais, com um considerável portfólio de produtos e serviços. Sua especialização é no ramo de solventes e tintas (domésticas e industriais).

        2.1.2 Empresa 2 – Tecnosampa

        Empresa brasileira, de médio porte, com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários. Tendo como foco principal oferecer ao mercado serviços de desenvolvimento de sistema de informação. Com faturamento em torno de 7 milhões de reais anuais entre os anos d 2009 2014. Sua carteira de cliente é composta por empresas da área privada e órgãos públicos. A inovação e o compromisso de entrega são os pontos fortes que ganham destaque no mercado no qual atua. Seus funcionários possuem um vasto conhecimento das tecnologias de desenvolvimento mais demandadas no mercado, como por exemplo: C.net, Java, Android, HTML5, JAvaSprit, Hibermate, MVC e SOA. Sua área técnica possui certificado ISSO 9001:2008.

        2.2. Personagens Envolvidos

        

        Dentro do contexto analisado, pode-se destacar os seguintes personagens:

        Da empresa Tecnosampa,         Silvio Becker, o protagonista assim intitulado, era graduado em engenharia e possuía especialização e certificação em gestão de projeto. Ele ocupava o cargo de gerente de projetos da Tecnosampa; sua área de atuação sempre foi desenvolvimento de sistema de informação, programador, analista de sistemas, coordenador. Também possuía conhecimentos básicos no idioma alemão, o qual dava total auxílio para os diálogos informais a diretoria da Steinadler.        

Sr. Nogueira ocupava o cargo de presidente da Tecnosampa. Também possuía a formação de engenharia, embora não atuasse diretamente com desenvolvimento de sistemas.         Vice-Presidente VP 1 – técnico Ferreira era responsável pela área de operação da empresa, de modo que qualquer entrega era de sua responsabilidade. Vice-Presidente VP2 – Sr. Pereira, era responsável pelo setor comercial da Tecnosampa. Sua função era a captação de novos clientes e preservação dos atuais, sendo a elaboração e negociação de propostas comerciais seriam atribuições de profissionais e ele subordinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com