TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        1

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA        1

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária        1

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária        1

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária        1

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        1

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO        1

3.2 EXEMPLO DE FIGURA        1

3.3 EXEMPLO DE QUADRO        1

3.4 EXEMPLO DE TABELA        1

4 CONCLUSÃO        1

REFERÊNCIAS        1

APÊNDICES        1

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        1

ANEXOS        1

ANEXO A – Título do anexo        1


  1. INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade. Familiarizar o leitor do que será dito.

A importância do trabalho

No ambiente empresarial, atuar e comportar-se de forma ética nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje. Cada vez mais os profissionais enfrentam dilemas éticos ao longo de suas carreiras, porém, a forma de agir diante desse tipo de situação nem sempre é clara.

  1. DESENVOLVIMENTO

A conduta ética no mundo dos negócios globalizado deve ser homogênea. A questão ética envolve identificar o que é certo ou errado e escolher a melhor opção. E não é diferente para a área de Gestão de Projetos. Há muitos Gerentes de Projetos cortando caminhos no Sistema de Informação Gerencial para criar atalhos não muitos seguros, que podem causar prejuízos enormes para a uma organização. Esse tipo de situação pode trazer processos civis e criminais para o próprio Gerente de Projetos.

A importância da ética profissional vincula-se à proteção dos profissionais e clientes, uma vez que esclarece as responsabilidades do profissional e aperfeiçoa seu perfil. Ela motiva e inspira os praticantes. Orienta uma conduta aceitável e melhora a consistência e a qualidade das questões éticas (OTALOR e EIYA, 2013). A ética profissional é essencial na conservação, segurança, enriquecimento, credibilidade, reconhecimento, respeito e sucesso na profissão contábil (LISBOA, 2010; MORAES, SILVA e CARVALHO, 2010; MACHADO, ALMEIDA e SIMAO, 2012; DELLA, CEOLIN, NEUBAUER et al., 2015).

  1. ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO – SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

A situação gira em torno das empresas Tecnosampa e Steinadler. Na qual iniciaram uma parceria de negócios para o desenvolvimento de Sistemas de Informações. A Tecnosampa tem um faturamento bastante significativo com o contrato. Porém para manter, a Tecnosampa precisa criar falsas evidência de execução de projetos para encobrir falhas, "maquiando" relatórios enviados para Steinadle, gerando desconforto no Gerente de Projetos Silvio, o qual sempre tentava se manter eticamente correto.

  1. Sobre as Empresa – Principais Características

A Tecnosampa é uma empresa brasileira média com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários, oferecendo ao mercado
serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. Em sua carteira de clientes, encontram-se empresas da área privada e também órgãos públicos, como a Steinadler, que por sua vez é uma grande indústria química multinacional, com sede na Alemanha, com 45 anos de existência e filiais espalhadas em todos os continentes. Seu faturamento anual gira em torno de € 300 milhões/ano, com um considerável portfólio de produtos e serviços. Sua especialização é no ramo de tintas e solventes.

2.1.2  Sobre as Personagens Envolvidas - Características e Relacionamento

O protagonista, Gerente de Projeto, Silvio Becker, encontra-se em uma situação de conflito ético, ocasionado pelo Gerente de Projetos da filial brasileira da Steinadler, o Oliveira. Com o decorrer do tempo Silvio passou a ter grandes dificuldades de gestão dos projetos, furos de especificações que o levou a “maquiar” informações. Esses “ajustes” eram constantemente compartilhados para Ferreira, Vice Presidente Técnico e para Pereira, Vice Presidente Comercial.

Silvio era considerado o líder mais adequado para representar a Tecnosampa na condução dos projetos da Steinadler, pois além de sua especialização em Gestão de Projetos, ele possuía conhecimento básico no idioma alemão.

2.1.3  Sobre o Relacionamento Entre as Empresas - Principais Desafios

        

Com o tempo, a filial brasileira da Steinadler sentiu a necessidade de adaptar o sistema de informação da matriz, pois acreditavam-se que o cenário brasileiro possuía particularização em diversos aspectos do modelo de negócio. Após diversas análises uma empresa se destaca no mercado por inovações, flexibilidade e garantia de entrega, a Tecnosampa.

A Tecnosampa tinha como objetivo encantar o cliente, mesmo que isso significasse um custo adicional para a empresa. Para trabalhar com a Steinadler, seria necessário um enquadramento mais forte do modus operandi do cliente, para que o resultado financeiro do projeto fosse mais rentável.

Um dos principais desafios que os gestores da Tecnosampa, era ser condescendente com as falhas de Oliveira e ao mesmo tempo mostrar bons resultados para o cliente. Assim sendo Silvio precisou assimilar um novo ponto de vista sobre esse cenário: a dificuldade inicial deveria ser entendida como natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (218.5 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com