TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética em Gestão de Projetos

Por:   •  15/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO        3

2    SOBRE AS EMPRESAS        4

2.1    SOBRE AS PERSONAGENS ENVOLVIDAS        4

2.2    SOBRE O RELACIONAMENTO ENTRE AS EMPRESAS        5

2.3    SOBRE OS SISTEMAS E PROCESSO        5

2.4    EMPREENDEDORISMO        6

2.5    ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS        8

3     CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

1    INTRODUÇÃO

Se tratando de projetos, existe sempre a cobrança das evidências de conclusão de cada etapa, afim de evitar problemas em auditorias e fiscalizações. Neste contexto, podem ocorrer muitas propostas de encobrimento de erros e falhas por trocas em vantagens. Estes erros, que nem sempre são verdadeiros, sendo muitas vezes fictícios, somente para “maquiar” o que deveria ser o correto no projeto e debitar na conta dos envolvidos o valor previamente acertado para execução deste acordo.

Na empresa Tecnosampa aconteceu algo similar ao descrito acima. O gerente de projetos Silvio Becker, se encontra em uma situação de conflito ético quando da execução de suas atividades laborais com projetos que são altamente lucrativos e que garantem a empregabilidade de seus 100 empregados no Brasil, porém conta com uma parte “negra”, onde evidências precisam ser mascaradas para poderem parecer lícitas e continuarem a operacionalização das atividades.

A Tecnosampa tem um contrato bastante significativo com a cliente alemã Steinadler, de onde vem boa parte dos lucros que mantém a empresa brasileira atualmente. Todavia, justamente este contrato seria aquele em que são criadas falsas evidencias de execução de projeto para encobrir falhas, e esta tarefa já se tornou rotineira, gerando desconforto ao gerente Silvio, que sempre procurou executar os projetos da Steinadler corretamente, entretanto, nesta prestação de serviços em especifico, o mesmo enfrentara diariamente uma angustia pessoal, pois se sentia obrigado a executar atividades as quais acreditava que não eram eticamente corretas.

Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo, propor soluções no que se referem às questões éticas, processos operacionais e culturais que possam agregar valor, transformando o ambiente que hoje se mostra conflituoso para o gerente de projetos, eticamente falando, em uma situação mais confortável de trabalho.


2    SOBRE AS EMPRESAS

A Steinadler é uma grande indústria química, multinacional, sediada na Alemanha e com filiais por todo o continente. Seu faturamento anual gira em torno de € 300 milhões/ano. Sua especialização é no ramo de tintas e solventes. Sua filial no Brasil contribuiu, em 2013, com 40% do faturamento global, o que lhe rendeu um destacado investimento financeiro da matriz para melhoria dos resultados.

Desde a inauguração da filial brasileira da Steinadler os executivos sentiram a necessidade de tropicalização dos sistemas de informação da matriz por acharem que o cenário brasileiro possuía particularidades especificas em diversos aspectos do modelo de negócios, como exemplo a tributação. A partir disso, concordou em iniciar uma parceria local, com uma empresa de software.  A Tecnosampa se destacou entre os demais concorrentes por sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos.

A Tecnosampa é uma empresa brasileira de médio porte com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários, oferecendo ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. De 2009 a 2014 faturou em torno de R$ 7 milhões/ano. Seus destaques no mercado são: inovação e compromisso de entrega.

  1.     SOBRE AS PERSONAGENS ENVOLVIDAS

O organograma da Tecnosampa era constituído da seguinte forma: o Sr. Nogueira era o presidente e ocupava uma posição na esfera diplomático-comercial mas fazia questão de estar informado de todas as atividades operacionais. Logo em seguida na hierarquia vinham os Vice-Presidentes (VPs), o VP técnico Ferreira, responsável pela área de operações da empresa; e o VP comercial Pereira, responsável pela conquista de novos clientes e preservação dos atuais. Após, vinha Silvio Becker, gerente de projetos da Tecnosampa, escolhido para representar a empresa na condução dos projetos da Steinadler, pois alem de sua vasta experiência na área de desenvolvimento de sistema de informação e ser graduado em engenharia, também tinha conhecimentos básicos no idioma alemão. Silvio procurava executar os projetos da Steinadler corretamente.

Organograma da Tecnosampa

[pic 12]

  1.     SOBRE O RELACIONAMENTO ENTRE AS EMPRESAS

As empresas em questão iniciaram um relacionamento no segundo semestre de 2009. A empresa Tecnosampa seria responsável por prestar serviço de desenvolvimento de sistema de informação para a Steinadler, sendo que o primeiro projeto foi relacionado a um sistema de controle comissionado de vendedores e canais de venda.

A Tecnosampa e seus gestores teriam que elaborar os projetos segundo disciplinas e regras da matriz. Nessa incorporação existiam processos de trabalho que são os projetos de prestação de serviço na criação de projetos pela empresa de software. Na empresa em questão o sistema de informação se dá pela criação de software para a criação de sistemas e gestão de projetos. Os projetos devem atender a demanda e o pedido do cliente.

Esses projetos precisam ser minuciosamente especificados para que a verba de execução fosse liberada, porém nem sempre ocorria eticamente a realização sendo que algumas vezes era obrigado a forjar evidencias e artefatos irreais que registrariam o andamento de alguns projetos.

  1. SOBRE OS SISTEMAS E PROCESSO

O primeiro projeto da parceria ente Tecnosampa e Steinadler, relacionado a um sistema de controle comissionamento de vendedores e canais de venda, agradou muito a corporação e rapidamente se espalhou entre as filiais. Entretanto, nos bastidores, nem tudo no projeto foi bem sucedido. Silvio identificou diversas dificuldades em se alinhar com a forma de condução de Oliveira que não se preocupava em apresentar claramente os requisitos do projeto, surgindo a todo momento novidades no escopo e o valor/prazo não poderia ser alterado para não frustrar  as expectativas da área de TI da matriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com