TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética em gestão de projetos

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL        4

2.1.1        EMPREENDEDORISMO        5

2.1.1.1        ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS        5

3        ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        7

3.1        ORGANOGRAMA HIERÁRQUICO        7

4        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

As empresas Tecnosampa e Steinadler unem-se para a realização de alguns projetos. A empresa Tecnosampa é uma empresa de médio porte, que atua no ramo de desenvolvimento de softwares, e a Steinadler é uma grande indústria alemã, especializada no ramo de tintas e solventes.

Essa união gera resultados positivos, como, o aumento do faturamento, frutos comerciais ainda mais representativos, mas assim como os projetos geram bons faturamentos, também geram problemas éticos e sociais, como veremos no decorrer da situação.


  1. DESENVOLVIMENTO

No contexto temos duas principais empresas brasileiras, uma delas com matriz alemã, que se unem para elaboração de alguns projetos de softwares, veremos alguns conflitos e possíveis desfechos decorrentes dessa parceria.

  1. ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

As empresas envolvidas eram, Tecnosampa e Steinadler. A Empresa Tecnosampa  é uma empresa brasileira de médio porte, com aproximadamente 15 anos de existência, cerca de 100 funcionários, oferece ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação, e inovação e compromisso de entrega destacam-na no mercado, a empresa Steinadler é uma Grande indústria química multifuncional, sua matriz é alemã, com aproximadamente 45 anos de existência, tem filiais espalhadas em todos os continentes, sua especialização é no ramo de tintas e solventes, possui uma filial brasileira importante, inaugurada em 2001, que ocupa 2º lugar no segmento de tintas industriais.

As pessoas envolvidas, da empresa Tecnosampa temos Sr. Nogueira, Ferreira, Sr. Pereira, Silvio Becker, funcionários. Essas informações podem ser vistas nos elementos de apoio ao texto 3.1 e da empresa Steinadler temos o Gerente de projetos Oliveira.

O protagonista é SILVIO BECKER, representante da Tecnosampa, Silvio era o líder mais adequado disponível no quadro de colaboradores, ele conhece o idioma alemão, graduado em engenharia, líder nato, programador, Analista de sistema, seu ponto fraco eram as mentiras.

As empresas uniram-se para a realização de alguns projetos, relacionados à melhoria de vendas e processos de qualidade. Nessa união Silvio identificou diversas dificuldades em se alinhar com a forma de condução de Oliveira, dentre as principais, duas se destacam.

  1. A gestão de requisitos foi o maior desafio do projeto, Silvio constatou que Oliveira não se preocupava em apresentar claramente os requisitos, tanto no momento de descrever o objeto no contrato como na descrição do escopo.
  2. Os dados e ambientes adequados para o desenvolvimento do projeto foram disponibilizados muito tardiamente, ocasionando um volume considerável de retrabalho. As dificuldades de gestão desse projeto eram constantemente compartilhadas por Silvio com a vice-presidência da Tecnosampa.

Os processos de trabalho das empresas coexistem em uma criação de um site institucional para Steinadler Brasil, desenvolvimento de aplicativos para celular, sistemas de inteligência no mercado, sistema de informação para decisões estratégicas, aplicativos para redes sociais.

Silvio propôs criar uma planilha de requisitos fora de escopo, para registrar esforços para itens novos não previstos em contrato. Além desse aspecto a filial da Tl brasileira era obrigada a enviar à matriz os registros de execução dos projetos, operacionais e financeiros, como forma de prestar contas quanto ao valor investido pela corporação e os respectivos resultados.

Algumas características dos projetos realizados entre as empresas foi o aumento do faturamento, frutos comerciais ainda mais representativos, e tem como um de seus principais problemas, os furos de especificação (ocasionados por falhas do Oliveira)

  1. EMPREENDEDORISMO

Com base nas informações do “conjunto de característica e comportamento empreendedor (CCEs) ” temos as seguintes informações e comparações sobre “o protagonista (Silvio) ” e os personagens, podemos dizer que:

O protagonista (Silvio Becker): Gerente da empresa Tecnosampa, era responsável pela liderança da execução dos projetos da Steinadler. Enfrentava diariamente uma angustia pessoal, pois se sentia obrigado a executar atividades com as quais não concordada pois acreditava que não eram corretas, como ser obrigado a forjar evidencias e artefatos irreais, assim sendo projetos diferentes precisavam ser executados para sua substituição. Ele se encaixa no conjunto poder, pois tinha persuasão e rede de contatos, era independente e autoconfiante, e comprometido com o seu trabalho apesar de ter que fazer o que não achava correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com