TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação Indenizatória

Por:   •  2/8/2022  •  Ensaio  •  3.678 Palavras (15 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 15

Natália Tayse Martins[pic 1]

OAB/GO 40.595

João Henrique Martins

OAB/GO 55.805

____________________________________________________________________________________________________________

EXCELENTÍSSIMO JUÍZO DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL DA 1º REGIÃO DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS.

ENY ROSA DE CASTRO, brasileiro, divorciado, lavrador, RG nº 1295263 2ª via SSP/GO, CPF 309.656.401-91, residente e domiciliada na Rua Gonçalves Dias, Qd. 01, LT. 21, Setor União, Estela do Norte-GO, CEP 76485 000, não possui endereço eletrônico, por sua advogada que esta subscreve com endereço profissional descrito no rodapé desta, e recebe propostas de acordo no número 62 - 9 8568 2427 e e-mail: nataliamartins.adv@hotmail.com, para fins de intimações, conforme disposto no artigo 106, I do CPC, vem, respeitosamente

AÇÃO INDENIZATÓRIA CUMULADO COM PEDIDO DE DANOS MORAIS

Em face da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, instituição financeira, inscrita no CNPJ/MF sob nº 00.360.305/0001-04, com sede no Setor Bancário Sul Quadra 04, Bloco A, Logradouro 34 Bairro Asa Sul, Distrito Federal, CEP: 70092-900, pelas razões de fato e de direito a seguir:

  1. DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

Insta salientar, preliminarmente, que a parte autora não possui condições de arcar com as custas processuais sem o sacrifício de seu próprio sustento e da sua família, conforme declaração anexa. Motivo pelo qual vem a ínclita presença, requer, respeitosamente, o benefício da gratuidade da justiça, nos termos do art. 5º da Lei 1.060/50, do art. 98 do CPC, da própria Carta Magna, bem como da jurisprudência consolidada no Egrégio Superior Tribunal de Justiça, senão vejamos:

PROCESSUAL CIVIL. JUSTIÇA GRATUITA. IMPOSTO DE RENDA. FAIXAS DE RENDIMENTOS. CRITÉRIO ABSTRATO. INADMISSIBILIDADE. 1. É assente na jurisprudência do STJ que a simples declaração de hipossuficiência da pessoa natural, ainda que dotada de presunção iuris tantum, é suficiente ao deferimento do pedido de gratuidade de justiça quando não ilidida por outros elementos dos autos. 2. Esta Corte Superior rechaça a adoção única de critérios abstratos, como a faixa de isenção do imposto de renda, uma vez que eles não representam fundadas razões para denegação da justiça gratuita. 3. Agravo interno desprovido. (AgInt no REsp 1372128/SC, Rel. Ministro GURGEL DE FARIA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 12/12/2017, DJe 26/02/2018). (grifei)

2 – DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO

Em cumprimento ao disposto no art. 319, VII do Novo Código de Processo Civil, manifesta não ter interesse na realização da audiência de conciliação.

3- DOS FATOS

O requerente é correntista de longa data da Instituição Financeira Ré, possuindo a conta poupança de nº. 000856157052-9, agência 0946, localizada na Cidade de Mara Rosa/GO.

Pontua que faz uso da conta para guardar dinheiro para a compra de remédios e outras despesas.

No dia 18/04/2022, o requerente ao efetivar um saque de sua conta poupança junto a Casa Lotérica da Cidade de Estrela do Norte, quando foi informado pela atendente que não havia saldo para perfazimento do levantamento dos valores, o que o deixou estarrecido.

Diante do fato, dirigiu-se até a sua Agência Bancaria na cidade de Mara Rosa para buscar esclarecimentos a respeito do ocorrido. No local, foi atendido por um funcionário o qual retirou um extrato da sua Conta-Poupança, ocasião em que constataram que havia sido realizada uma compra na importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais), no dia 13/02/2022, por volta das 17hs24min, em um estabelecimento denominado de FANTASYSEXY, na cidade de Goiânia/GO.

Frise-se que o requerente nunca compareceu no referido estabelecimento comercial e

somente efetua saques junto a Lotérica na cidade de Estrela do Norte. Inclusive, nunca fez as leras para saque junto a caixa eletrônico.

Ainda, pontua nunca ter emprestado ou informado seus dados bancários a terceiros.

Cabe aqui pontar que, a instituição requerida não prestou qualquer tipo de auxílio ao autor a se deparar com a situação. Além de ser informado pelo funcionário que se não foi o autor do saque deveria procurar a Delegacia de Polícia para apurar os fatos.

Diante de todo o exposto, o requerente se viu “ de mãos atadas “ e sobremaneira indignada, em especial ante a impossibilidade de saldar seus compromissos na data de vencimento o que trouxera além de prejuízos financeiros pelos juros e mora a que foi submetida em razão do atraso no pagamento das contas, grande abalo psicológico.

Por todo o exposto, resta claro que o réu não prestou os serviços contratados com eficiência e transparência a que está submetido em razão das regras consumeristas a que por força de lei está sujeito.

O extrato, anexo, de 20 de abril de 2022, comprova os fatos acima descritos.

Assim, o requerente retornou ao banco e fez um requerimento formal indicando que não se justificava a compra empregada em 13/02/2022.

O requerido, entretanto, jamais forneceu ao requerente nenhuma resposta conclusiva sobre o caso, sempre postergando a solução sem efetuar o ressarcimento de qualquer valor.

Desde o ocorrido a requerente foi obrigado a ir até a agência bancária por diversas vezes desde então, sendo tratado sempre com imenso descaso, sendo passado de atendente em atendente sem que ninguém lhe dê a atenção devida ou qualquer solução para seu problema.

O tratamento rude e o desleixo com a situação têm causado grande revolta na requerente, que se encontra completamente oprimida pela instituição bancária, a qual se apropriou indevidamente de seus recursos por meio de transferência indevida de valores e não se dispõe a devolvê-los, pouco se importando com o prejuízo suportado pelo requerente. O descaso é imenso.

Em razão de todos esses fatos, como o requerente suportou prejuízos de toda ordem em razão da atitude do banco, decidiu buscar uma solução recorrendo à tutela jurisdicional do Estado por meio da presente ação.

4 - DO DIREITO

4.1. - Da Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor

Como trata-se, o caso em tela de relação de consumo por equiparação, a aplicação do CDC e a inversão do ônus da prova é o que se requer, ante a presença dos pressupostos legais: as verossímeis alegações, corroboradas totalmente com documentos cabais e a hipossuficiência do AUTOR ante ao império financeiro e base de informação da REQUERIDA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com