TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA JURÍDICA

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Uberlândia

1ª ATIVIDADE AVALIATIVA ANTROPOLOGIA JURÍDICA

Discente:

Matrícula:

Docente: Luciano Senna Peres Barbosa

2017

O episódio “Queda Livre” da série Black Mirror da Netflix, mostra-se claramente relacionado ao livro “Vigiar e Punir” do autor Michel Foucault, abordando temas sócio comportamentais de uma sociedade que muitas vezes nos passam por despercebidos mais que acabam tendo grandes impacto nos costumes em que determinados indivíduos estão inseridos.

O episódio em analise relaciona-se principalmente à terceira parte do livro, sendo esta a parte que trata sobre a disciplina. Em resumo nessa parte do livro o autor expõe como surgiu, os fundamentos e métodos para alcançar a disciplina na sociedade, sendo dividida em três capítulos.

O primeiro capítulo o autor expõe que o primeiro fator da disciplina é o corpo, pois através de detalhes sutis e invisíveis, esta parte do ser torna-se o local de investimento de várias técnicas e mecanismos que pretendem torna-las mais dóceis; tornando, assim, as pessoas mais úteis e obedientes ao oque lhes são impostas socialmente

Estes mecanismos seguem o mesmo modelo de diversas instituições, como escola, nos locais de trabalho e em institutos religiosos, visto que em todos os lugares a que este se relaciona busca o sonho de uma “sociedade” perfeita, utópica.

O que Foucault faz nesta parte do livro, é descrever os modelos, seus mecanismos, suas engrenagens, seus discursos e práticas, sem necessariamente afirmar se eles são ou foram eficazes e se não haveria resistência dos sujeitos.

Pode-se relacionar os seguintes principais elementos do episódio com este capítulo do livro:

- O episódio começa com a personagem principal praticando atividade física, no entanto é possível notar que a mesma não para de utilizar o celular, e ao passar por um grupo de pessoas a mesma acaba por cumprimentar um moço e aparentemente trocar mensagem.

- Ao sair do banho a personagem treina expressões faciais em frente ao espelho até chegue em um nível que supostamente a sociedade aceitaria.

- O cuidado com o corpo leva a personagem principal a buscar receitas culinárias com aparência estranha.

O segundo capítulo abordado na terceira parte do livro o autor expõe sobre os recursos para o bom adestramento, este capítulo aborda os dispositivos que se encarregariam da eficácia do projeto disciplinar na sociedade moderna.

Para a atuação de tais dispositivos de poder o autor defende que seria necessária uma mudança estrutural e organizacional, tirando os velhos mecanismo de controle tais como muros espessos, das portas sólidas que impedem os indivíduos de entrar ou sair, para um novo mecanismo que proporcionam uma suposta liberdade para o indivíduo, permitindo assim um controle mais eficaz.

Neste mecanismo de adestramento, a distribuição de tarefas de vigilância e a fiscalização dos indivíduos da sociedade seria exercido pelos próprios indivíduos da sociedade, formando assim um sistema que se auto sustenta, proporcionando uma eficiência nos meios de controle da sociedade já que todos seus membros estão sendo vigiados sem exceção. Além da possível criação de um sistema de recompensas e penalidades contínuas para individualizar e classificar as condutas, onde seria possível a separação e a hierarquização dos indivíduos, levando o mesmo a futuramente buscar melhorar até que esteja em um nível homogêneo onde todos se pareçam, constituindo uma normalização.

Pode-se relacionar os seguintes elementos do episódio com este capítulo do livro:

- O episódio começa com a personagem principal praticando atividade física, e durante o trajeto, ao passar por um grupo de pessoas a personagem acaba por trocar mensagens com um jovem, a princípio podemos pensar que se trata apenas como uma forma de interação entre os membros de uma sociedade, mais trata-se da vigilância sendo feita uns pelos outros.

- Durante a fila para comprar o café é possível ver claramente a questão do a vigilância e a fiscalização sendo feita por outros indivíduos, após receber o café com um biscoitinho a personagem principal avalia o atendente, concedendo-o pontos e posteriormente a mesma, busca dar uma aparência ao biscoito, afim de que posso tirar uma foto que atraia o interesse de outras pessoas para avaliá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com