TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Pública

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

 A Administração Pública pode ser entendida como um conjunto de meios institucionais, materiais, financeiros e humanos atuando de forma organizada, necessários para executar as decisões políticas

Administração pública gerencial, na Alemanha, conhecida como New Public Governance (NPG) um modelo ideológico com o Estado voltado para o mercado e para a gestão na prática. New Public Governance (NPG) que teve suas mudanças mais rígidas e mais amplas, porém não foram favoráveis aos cidadãos, criando assim governança pública, que tem como objetivo criar ressalvas que viabilizem o alcance dos objetivos políticos.

A administração pública se dividia em 3 fases: Patrimonialista um modelo que não separava o privado do público, com quadro de funcionários composto por critérios afetivos e marcada pelo nepotismo, sem meios de controle efetivos. Burocrática marca uma Administração Pública mais moderna, de caráter racional-legal, baseada na especialização técnica e na separação entre propriedade pessoal e organizacional, mas que se apresentou como um modelo oneroso e lento. Gerencialismo traz propostas fundamentais em uma maior ênfase no desempenho, estruturas enxutas, mecanismos de tipo de mercado e tratamento de usuários como clientes.

Governança tem como significado de dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos. O aspecto de governança passou por muitos entendimentos, após muito embate sobre conceitos de administração pública, a governança ficou melhor atribuída a esses conceitos: a governança como guardiã dos direitos que vem assegurar direitos e regulamentações trazendo justiça a esse aspecto, a governança como como sistema de relações tratando da relação entre seus agentes e acionistas/cotistas. Governança como estrutura de poder que é um mecanismo onde é regido diretrizes e controles.  A governança como sistema normativo padrões de comportamento que fazem a empresa crescer mais, dando mais lucro e visibilidade a ela, fazendo ações que traga benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (16.3 Kb)   docx (149.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com