TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção

Por:   •  23/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

Metafísica Definição

Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.

O termo metafísica foi consagrado por Andrônico de Rodes a partir da ordenação dos livros aristotélicos referidos à ciência dos primeiros princípios e primeiras causas do ser.

A interpretação da metafísica como estudo do "sobrenatural" é de origem neoplatônica. A tradição escolástica identificou o objeto de estudo da metafísica com o da teologia, ainda que tenha distinguido as duas pelos métodos usados: para explicar Deus, a metafísica recorre à razão e a teologia à revelação.

Na Idade Moderna, ocorre uma clara separação entre a concepção aristotélica e a neoplatônica: a metafísica como ontologia se converte em teoria das categorias, teoria do conhecimento e teoria da ciência (epistemologia); como ciência do transcendental, se converte em teoria da religião e das concepções do mundo.

No século XVIII a metafísica era considerada equivalente a uma explicação racional da realidade e no século XIX à pura especulação perante o caráter positivo das ciências. A partir de Heidegger e Jaspers, os pensadores interessados na problemática do ser se esforçaram por elaborar uma noção de metafísica factível e atual.

CARACTERISTICAS

A metafisica era subdivida em 3 períodos, a seguir esta as características de cada período.

No 1° período:

  • Investigação daquilo que é ou existe, da realidade em si;
  •  Baseia-se em conceitos formulados pelo intelecto, é racional;
  • É sistemática, pois as ideias estão ligadas entre si em um sistema de coerência;
  • Através do conhecimento da realidade, distingue o que é real do que é aparência.

Esse período termina quando Hume explica que a metafisica não tem relação nenhuma com a realidade externa.

No 2° período:

Inicia com a filosofia de Kant demonstrando a impossibilidade dos conceitos definirem a realidade e propondo o desenvolvimento da própria capacidade de conhecer. Sendo assim a realidade é o que existe para nós, formada pela nossa razão.

No 3° período: (Atual)

  • Investigação dos seres, ou entes, em suas existências e essências como aparecem em nossa consciência pela percepção, imaginação, linguagem, reflexão, ação moral e política, práticas artísticas, técnicas e intersubjetividade;
  • Pode ser entendida como descritiva, pois ocupa-se mais em descrever do que explicar o mundo e o pensamento.

VISÃO DE ALGUNS FILÓSOFOS

Aplicabilidade

Metafísica da saúde

A metafísica da saúde consiste em um recurso de autoajuda, que determina que muitas das doenças vividas pelas pessoas resultam de determinados padrões de comportamento e pensamento. A metafísica da saúde não se trata de adivinhação, mas é fruto de estudos e pesquisas para designação das doenças causadas por desequilíbrios emocionais.

Pintura metafísica

Movimento pictórico desenvolvido na Itália, entre 1916 e 1921, que significou sobretudo uma crise do futurismo, e iniciado fortuitamente por G. de Chirico, A. Savinio, Carrà e de Pisis, que se encontraram no hospital militar de Ferrara. Os princípios da sua poética, enunciada por Savinio, são a "espectralidade" e a ironia. Daí a representação de um mundo inquietante e absurdo, com objetos esquematizados situados em cenários insólitos, com construções de perspectiva exagerada e sem nenhuma relação com a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com