TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Jurídica

Por:   •  15/8/2017  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 3: 08/08/2017

O homem é resultado das interações sociais, econômicas e históricas e do meio.

A Antropologia surgiu final do sec XIX. O homem é um ser multifacetado pois possui 13 faces. O ser humano na sua integralidade tem 13 face: social, histórico, volitivo, axiológico, prático, teorizante, cósmico, espiritual, emotivo, inteligente, corpóreo, estético e cultural.

Axiológico: estuda e reflete sobre valores

Volitivo: ser que tem vontades

A racionalidade é inata no ser vivo humano. Somos inteligentes, racionais e agimos por instintos. Qual o critério de distinção entre o ser inteligente e o ser racional? Existe diferença? A inteligência é uma faculdade inata em todos os seres vivos. O homem tem a capacidade de escolher, porque é um ser livre e racional. Dentro das características de cada ser existem as faculdades inatas. Cultura é tudo aquilo que o homem constrói durante a sua existência.

Natureza nos remete ao estado inato que caracteriza os seres. A racionalidade é um processo contínuo de desenvolvimento. Todo o ser humano é dotado da racionalidade e inteligência. Experiência, atividade, reunião de saberes aguçam tais quesitos.

Tarefa: Ler a unidade Natureza e Cultura

Responda as questões da Unidade 4

1. Faça a distinção entre ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.

A ação instintiva é regida por lei biológicas, idênticas na espécie e invariáveis de indivíduo para indivíduo. Os atos instintivos ignoram a finalidade da própria ação. Os animais, os quais agem de forma instintiva não pensam antes de agir, eles realizam sempre a mesma ação, pois ela é característica de sua espécie. Ex: a onça que devora um veado, age com instinto para pode ser alimentar. A ação inteligente, por sua vez, é o resultado do pensamento, ou seja, tem-se a consciência do que está sendo feito. Ex: o homem que antes de brigar pensa em todas as consequências em que sua ação pode resultar se entrar na briga. Portanto, a diferença entre a ação instintiva e a ação inteligente é que os sujeitos que praticam a primeira agem “mecanicamente”, isto é, sem pensar, enquanto que os sujeitos que realizam a segunda pensam antes de agir.

2. Em que sentido a diversidade cultural é um fato?

 No sentido em que podemos vivenciar novas culturas, nos relacionarmos com pessoas de outros países, que falam, se expressam, se vestem e agem de forma diferente da nossa. Ao nos relacionarmos com essas pessoas trocamos informação, adquirimos conhecimento, conhecemos mais da cultura do seu país, culinária, vestimenta, dos seus costumes, enfim, nos deparamos com uma realidade bem diferente da nossa.

3. Como é possível, em uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura? Explique e dê exemplos.

Vivemos em um mundo globalizado, na era da informação e da tecnologia de ponta, tudo acontece muito rápido, o acesso a informação é instantâneo, em tempo real. As pessoas, inseridas neste mundo também mudam, estão em constante transformação e desenvolvimento. Há alguns anos, casamento homoafetivo não estava previsto em lei, hoje já é regulamentado. Então, assim como o mundo, as pessoas também vão evoluindo e as culturas vão se adaptando ao que a sociedade vem trazendo de novo. Um exemplo disso é o divórcio, que há alguns anos era proibido, ou seja, casava-se e era para a vida toda. A união estável que até um tempo atrás não era reconhecida, hoje equivale-se a casamento. Portanto, aos poucos vamos nos adaptando e tanto a legislação como qualquer outra coisa, também vai sai de adaptando para poder acompanhar o progresso da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com