TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aposentadoria Especial

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  13.715 Palavras (55 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 55

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é esclarecer, através da pesquisa, os critérios e condições utilizados para uma das categorias de seguridade social do Direito Previdenciário, denominada Aposentadoria Especial, criada para proteger o segurado empregado que exerça atividades nocivas ou exposição a elementos, em seu ambiente de trabalho, causando risco à sua saúde e integridade física e analisar as definições de insalubridade, periculosidade e penosidade, como requisitos necessários para sua obtenção.

A aposentadoria especial no Brasil, ainda é motivo de diversas dúvidas e obscuridades, gerando dificuldades para àqueles que estão enquadrados como beneficiários desta modalidade garantida pela Constituição, utilizando critérios diferenciados para concessão de aposentadoria, caso as atividades exercidas sejam prejudiciais a saúde ou integridade física, buscando diminuir os efeitos dessas atividades degradantes ao ser humano.

O que se espera evidenciar é a necessidade da aposentadoria especial, não como uma vantagem, mas sim como obrigação para com o trabalhador, que, estando na ativa, de forma habitual e permanente, põe em risco sua vida.

A aposentadoria especial será devida ao segurado empregado, desde que cumprida a carência exigida de 15, 20, ou 25 anos, quando sujeitos a condições laborais especiais, que deverão ser comprovadas pelo segurado através de documentos exigidos pela legislação, que serão solicitados à empresa em que trabalha.

Este cuidado em assegurar os direitos à saúde, está ligado ao princípio da dignidade da pessoa humana, como necessidade da garantia de um conforto para aqueles que precisam, com o intuito de diminuir a crescente desigualdade social.

Por ser um benefício onde existe deficiência de informações ao segurado, traz dificuldades no momento da solicitação, comprovação do tempo trabalhado em regime especial e na sua conversão.

Portanto, este trabalho está voltado à pesquisa da aposentadoria especial assegurada ao segurado empregado, mencionando as outras categorias de segurados somente como esclarecimento, onde serão verificadas as hipóteses que possibilita alcançar o benefício, que será dividido em quatro capítulos.

O primeiro capítulo abordará a evolução histórica da Previdência Social, com destaque à legislação da Aposentadoria Especial e as alterações que ocorrem desde sua criação até os dias atuais.

Em seguida, traz a definição de segurado empregado, os requisitos a serem preenchidos, a carência mínima exigida e os documentos necessários para comprovação da condição especial, esclarecendo sobre o início do benefício e a determinação do valor da renda mensal inicial, orientando-se pela legislação vigente.

No segundo capítulo, será apresentada a classificação dos agentes nocivos à saúde ou à integridade física, os limites de tolerância, e a verificação do tempo de exposição do servidor aos agentes, como condição para concessão da redução do tempo de contribuição para fins de aposentadoria e a diferenciação entre as atividades insalubres, penosas e perigosas para fazer jus ao adicional de remuneração e a concessão da aposentadoria especial.

No terceiro capítulo, será abordado o uso do equipamento de proteção pelo segurado empregado e a validade da CTPS como documento probatório.

Finalmente, no quarto capítulo, serão analisadas as regras para conversão do tempo de contribuição para aqueles que trabalharam em mais de uma empresa e as possíveis formas de se utilizar desse mecanismo para favorecer o trabalhador.

CAPÍTULO 1- EVOLUÇÃO LEGAL DA APOSENTADORIA ESPECIAL NO BRASIL

A aposentadoria especial surgiu com a edição da Lei nº 3.807, de 26 de agosto de 1960, para o empregado segurado que tivesse prestado serviços em atividades consideradas insalubres, penosas ou perigosas por quinze, vinte ou vinte e cinco anos, com idade de cinquenta anos ou mais.

Lei nº 3.807, de 26 de agosto de 19601 considera segurado empregado: A aposentadoria especial será concedida ao segurado que, contando no mínimo 50 (cinquenta ) anos de idade e 15 (quinze) anos de contribuições tenha trabalhado durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos pelo menos, conforme a atividade profissional, em serviços, que, para esse efeito, forem considerados penosos, insalubres ou perigosos, por Decreto do Poder Executivo.

Ocorreram diversas alterações com o passar do tempo, dentre as quais citaremos as mais importantes.

Em 1960 o Decreto nº 48.959-A, aprovou o Regulamento Geral da Previdência Social, que trazia quadros relacionando as atividades tidas como penosas, insalubres ou perigosas.

Decreto nº 48.959-A, de 19 de Setembro de 19602

Art. 65. A aposentadoria especial será concedida ao segurado que, contando no mínimo 50 (cinquenta) anos de idade e 180 (cento e oitenta) contribuições mensais, tenha trabalhado durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, pelo menos, conforme a atividade profissional, em serviços penosos, insalubres ou perigosos, assim considerados os constantes do Quadro que acompanha este Regulamento (Quadro nº II).

§ 1º Considera-se "tempo de trabalho", para os efeitos do artigo, o período ou períodos correspondentes a serviços efetivamente prestado nas atividades ali mencionadas, computados, contudo, os em que o segurado tenha estado em gôzo de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, desde que concedidos esses benefícios como consequência do exercício daquelas atividades.

§ 2º No Quadro a que se refere o artigo, serão indicadas as atividades a que corresponda o tempo de trabalho mínimo para a concessão do benefício.

QUADRO II

Relação de serviços desde logo considerados penosos, insalubres ou perigosos, nos têrmos do art. 65 do regulamento:

1 - Serviços de mineração em subsolo.

2 - Serviços que demandam excessivo esforço físico em relação a condições normais de trabalho ou que exigem posição viciosa do organismo.

3 - Serviços realizados em condições excepcionais relativamente ao local do trabalho, horário e exposição às intempéries.

4 - Serviços realizados em contato com substâncias alergizantes ou incômodas (pruriginosas ou nauseantes).

5 - Serviços realizado em ambientes desconfortáveis pela existência anormal de condições de luz,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.7 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com