TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Supervisionada

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Parlamentarismo significa um sistema de governo, o qual organizar a posição dentro do estado.

Então, o poder legislativo sustenta uma politica(direita ou indireta) para o poder executivo, tornando o dependente do parlamento para ser formado e governar.

Existem dois tipos de sistema parlamentarista: Republica parlamentarista e monarquia parlamentarista.

Na republica parlamentarista o chefe do estado (presidente) na maioria das vezes não exerce seus poderes reais, sendo eleito pelo povo e pelo parlamento.

Na monarquia o chefe do estado(rei), é assumindo hereditariamente, um poderes executivos. Porem os ministro são responsáveis por governar controla o governo, o primeiro ministro(Chanceler) , comanda o poder executivo.

Presidencialismo também considerado como um sistema de governo, o qual faz a separação das três esferas do poder: o executivo, legislativo e judiciário.

Nessas esferas o poder executivo é liderado pelo presidente que exerce uma função de chefe de estado e chefe do governo, o mesmo faz a escolha dos ministros que trabalharão durante o seu governo a execução de politicas publicas, apresentação dos pais eternamente e externamente, firmar tratados internacionais entre outros.

Existem algumas diferenças entre essas formas de governo. No parlamentarismo o presidente exerce cargo de chefia do governo. No presidencialismo o presidente acumulam duas funções: chefe de estado e chefe de governo.

Outra observação do regime presidencialista, a escolha do chefe de estado e do governo é através do voto direto. E no presidencialismo, o primeiro ministro (chefe de governo) é eleito por votação feita entre os parlamentares, e a população elege apenas o presidente (chefe de estado).

Monarquia é considerada outra forma de governo, sendo a mais antiga em vigência. É um sistema hereditário e rei/rainha ou imperador/imperatriz exercendo como chefe de estado e chefe de governo.

A monarquia é divida em duas partes: monarquia constitucional e monarquia absoluta.

A monarquia constitucional surgiu após a Revolução Francesa. Apresenta uma forma democrática de Estado, com um regulamento constitucional.

Nessa monarquia existe um parlamento (participação da população), exercendo um poder legislativo.

A outra é denominada, monarquia absoluta, sendo a forma de governo mais dominante da Europa (principalmente no reúno unido). O rei era considerado chefe supremo da nação, exercendo poder executivo e legislativo. Essa monarquia nasceu através da dificuldade dos senhores feudais que tinha um grande vinculo com o rei. E tem como função a junção dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário.

Existe uma grande diferença da forma de governar do Reino Unido (Parlamentarismo) e do Brasil ( Presidencialismo), possui diferenças notória entre si.

O Reino Unido é uma monarquia constitucional, sendo chefe do Estado a Rainha Elizaeti ll possui seus poderes limitados e imparcial.

O Parlamento é divido entre a câmara dos comuns e a câmara dos Lordes, fazendo leis, controlando as ações e debates. O partido político que possui um poder absoluto na Câmara dos Comuns, transformando seu líder em primeiro ministro. Se não existir um ganhador, os partidos (conservador ou trabalhista) fazem acordo formal com um ou mais países.

No Brasil, nota-se a diferença no Art 1° da Constituição Federal:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com