TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA E IDEOLOGIA

Por:   •  27/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.048 Palavras (13 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADE DE ECONOMIA

CAPÍTULO 1

CIÊNCIA E IDEOLOGIA

DISCENTE: ANDRÉ VENÂNCIO

CURSO: DIREITO

QUESTÃO 1: Como estão representados os métodos utilizados pelo homem, para adquiri conhecimento?

R- Mito, Tradição e Filosofia.

QUESTÃO 2: O que é ideologia?

R- É um conjunto de normas, valores, símbolos, ideias e praticas sociais, que procuram justificar as relações econômicas e sociais existentes no interior da sociedade. E a visão que a sociedade tem de si mesma.

QUESTÃO 3: Ainda sobre ideologia, que papeis importantes elas desempenham em uma sociedade?

R- A ideologia mantêm um papel social e funciona como uma especie de dominação social.

QUESTÃO 4: De maneira intrínseca de que forma a ideologia se manifesta em nossa sociedade?

R- em nosso sistema jurídico, religioso, nas escolas, e em símbolos pátrios como, bandeiras, fardas e outros.

QUESTÃO 5: Porque a ideologia é usada como arma de persuasão?

R- Porque segundo o texto a ideologia é um meio simplista, que não se utiliza da força ou violência e sim do discurso para dominar as grandes massas.

CAPÍTULO 2

A ESCOLA CLÁSSICA

QUESTÃO 1: Grandes pensadores como Adam Smith, Ricardo, Malthus e Jhon Stuart Mill, fizeram parte da escola clássica das quais  deixaram grandes ideias para o mundo social. De acordo com os fatos históricos os que os clássicos conseguiram enxergar nas relações sócias entre nações?

R- Este buscavam ultrapassar correntes já ultrapassadas pelos fatos, procurando explicar aos seus contemporâneos o mundo novo que estava nascendo.

QUESTÃO 2: Quais eram as preocupaçoes centrais dos autores classicos?

R- A preocupação central dos autores clássicos eram o crescimento econômico a longo prazo e o modo como a distribuição de renda entre as diversas classes sócias influencia este crescimento.

QUESTÃO 3: Para os clássicos e fisiocratas do que se tratava a terminologia improdutivo?

R- utilizavam-se deste termo os clássicos para medir as classes sociais, para criar uma teoria da riqueza. No entanto, para os fisiocratas todos eram improdutivos, menos os agricultores e se utilizavam deste termo para analisar a realidade econômica.

QUESTÃO 4: A que e atribui o declínio da escola clássica por Joan Robison ?

R- a incapacidade de dar respostas satisfatórias a alguns problemas importantes no campo teórico. E a não adequação das explicações clássicas aos interesses da classe não dominante.

QUESTÃO 5: Quais as principais características da escola clássica?

R- Preocupação com o crescimento econômico a longo prazo; preocupação com o destino do excedente e com o modo pelo qual a sua divisão entre as classes afeta o crescimento; a afirmação de que a economia é regida por leis naturais autorreguladoras que levam a harmonia social, portanto, não ha necessidade de intervenção do Estado nas leis do mercado.

CAPÍTULO 3

ADAM SMITH

QUESTÃO 1: Do que trata o livro A riqueza das naçoes?

 

R- tratava das questões ligadas a regulamentações da época, contra e intervenção excessiva do governo na economia contra o monopólio concedido pelo Estado a algumas grandes companhias e contra as leis que dificultavam a mobilidade da força de trabalho (lei dos pobre).

QUESTÃO 2: Quais os três problemas básicos que Smiht preocupa-se em seu livro?

R- Fatores responsáveis pelas riquezas das nações e como se dá o crescimento econômico; que fatores impedem o desmoronamento da sociedade compostas por pessoas egoitas; e por onde caminham a sociedade,ou seja por onde ela se move.

QUESTÃO 3: A causa das riquezas das naçoes é o trabalho humano. Este trabalho pode gerar um produto anual maior ou menor, dependendo de dois fatores, quais sãos estes?

R- uma é a divisão de trabalho e a proporção de trabalhadores produtivos com relaçao aos improdutivos.

QUESTÃO 4: Para Smith qual deveria ser o papel do Estado em uma sociedade?

R- Proteger a sociedade contra ataques externos; estabelecer a justiça; manter obras institucionais a sociedade e obras não lucrativas; a emissão de papel-moeda; controle das taxas de juros; a defesa do país.

QUESTÃO 5: Porque Smith acreditava que o Estado não deveria intervir no mercado?

R- Pois com base na tese do egoísmo o ser humano na busca dos seus interesses, traziam uma harmonia necessária, trazendo a competição entre si, na qual ele deu o nome de mão invisível, conhecido posteriormente como liberalismo econômico.

CAPÍTULO 4

DAVID RICARDO

QUESTÃO 1: Do que trata a teoria do valor?

R- Para ele o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho nela incorporada, ou seja, o valor é dado pelo seu custo de trabalho (teoria do valor trabalho).

QUESTÃO 2: Qual era a grande preocupação de Ricardo, no seu capítulo consagrado ao valor?

R- era mostrar que os movimentos dos preços dependem das variações dos produtos e não das flutuações dos salários.

QUESTÃO 3: Do que trata a teoria da repartição?

R- ele tenta explicar as leis que regulam a repartição do produto nacional entre as diversas classes sociais, por fim ele persegue o estudo do crescimento econômico.

QUESTÃO 4: O que é a Teoria das Vantagens Comparativas?

R- trata de um princípio que pretende explicar princípios comerciais e econômicos sobre o comércio internacional contemporâneo. Analisando razões de produtividade, custos absolutos de produção, acerto de demandas e fabricação de bens, a Teoria explica o comércio entre dois países, regiões ou pessoas, mostrando as vantagens e desvantagens desse processo no reflexo global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com