TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA E SENSO COMUM

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DOS 5 PRIMEIROS CAPÍTULOS DO LIVRO PSICOLOGIAS Uma Introdução ao Estudo da Psicologia

PARTE1: A Caracterização da Psicologia

CAPÍTULO 1 :  A Psicologia ou as Psicologias.

CIÊNCIA E SENSO COMUM

O fato de viver a vida cotidiana possibilita o conhecimento da realidade e ao interagir com as mais variadas atividades do dia passamos a ter experiência de cunho sensitivo.  Fica evidente tal afirmação quando reconhecemos que determinada pessoa possui “psicologia’ para realizar determinada atividade como o vendedor que convence o cliente a adquirir um sapato, por exemplo.

As maiores descobertas realizadas pelos célebres cientistas do mundo como Isaac Newton, só foram possíveis pelo fato deste interagir com fenômenos cotidianos os observando como a relação que ele fez a cerca de uma fruta que cai da árvore e a lei da gravidade, episódios do cotidiano e científico respectivamente.

        O senso comum fica bastante evidente no momento em que nos apropriamos de conceitos afetos a psicologia científica e mesmo assim somos compreendidos por nossos interlocutores, a exemplo de quando dizemos que certa pessoa é “complexada” ou “histérica” e somos entendidos.


ÁREAS DO CONHECIMENTO

Diante da constante necessidade do homem de responder aos enigmas da vida, verificou-se a busca constante por resposta a essas indagações. Desta forma, destaca-se a civilização grega que já resolvia complexos cálculos matemáticos para a solução de questões agrícolas, arquitetônicos e navais.

Por conseguinte, os mais variados campos de conhecimentos se desdobraram no intuito de analisar suas dúvidas.  Desta forma, percebe-se a  postulação de campos como Ciência; filosofia e religião a fim de desmistificar os mistérios correlatos.

PSICOLOGIA CIENTÍFICA

        Trata-se da finalidade desta obra,  ou seja, tratar da psicologia como ramo da ciência na intenção de explicar essa relação através da elucidação de conceitos primários como o senso comum.

O que é ciência

        Trata-se do conjunto de aprendizados sobre os mais variados contextos, pautados por uma linguagem precisa e rigorosa. A obtenção dos conhecimentos se dá de maneira sistemática de maneira que possibilite sua reprodução para posterior e reprodução.

        Assim, com o uso da metodologia a produção científica poderá ser continuada e possibilita sua evolução.

        Características como: objetivo específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade permitem que a Ciência possa crescer naturalmente, possibilitando ao que chamamos de conjunto de conhecimentos científicos.

Objeto de Estudo da Psicologia

        Pode-se afirmar que o objeto do estudo desta ciência é diversificado, apesar de atuar exclusivamente sobre o ser humano. Assim, conclui-se que tal objetivo se reflete sobre o estudo do consciente e do inconsciente humano, do comportamento e da personalidade dos indivíduos.

        Ocorre que em razão da recente postulação da psicologia como ciência pouco se tem a seu respeito. Por tal motivo ainda não se teve teorias concluídas em sua plenitude. Pelo fato do objeto a ser estudado ser o Homem, o próprio pesquisador se confunde com o tema a ser abordado o que contribui para que diferentes cientistas desenvolvam variados pensamentos sobre um mesmo item a ser julgado.

        Finalmente, a psicologia tem por principal característica sua pluralidade de objetivos de estudo

A Psicologia e o Misticismo

        A psicologia é considerada uma ciência nova, visto que apenas a partir de 1875, quando Wilhelm Wundt (1832-1926), criou o primeiro laboratório de psicofisiologia na Alemanha. Este homem foi o primeiro a desmentir a questão de que fenômenos antes considerados espirituais na verdade se tratavam de transtornos psíquicos.

        Por outro lado, a carência de conhecimento neste campo tem levado nos últimos anos alguns profissionais a buscarem resposta em práticas não-psicológicas que na verdade são apenas formas de saber que não devem ser confundidas com psicologia, a saber: tarô; astrologia; quiromancia; numerologia; entre outros, pois não foram construídas no campo da ciência e estão na contramão dos princípios da psicologia.

CAPÍTULO 2 :  A Evolução da Ciência Psicologia

PSICOLOGIA E HISTÓRIA

        Toda a construção de qualquer objeto ou episódio é antes de qualquer coisa precedido pela história.

A psicologia tem em torno de dois mil anos, começando desde a era dos gregos até os dias atuais.

A Psicologia entre os Gregos: os Primórdios.

        Os gregos foram os povos mais desenvolvidos da antiguidade no que concerne a produção intelectual. A necessidade constante de manter as cidades que foram criadas em razão das dominações geraram uma maior força nas classes dominantes que por conseguinte ficaram mais ricas e mais poderosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com