TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA POLÍTICA

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO SOBRE CIENCIA POLITICA

Nicolau Maquiavel: Foi um pensador polemico da filosofia política.

Para inúmeros pensadores e homens da política os escritos de Maquiavel (maquiavelianos) serviam como guia de reflexão e guia de ação.

A igreja julgou pecaminosas as lições de Maquiavel.

A vida de Maquiavel e suas fases:

  1. Infância e Juventude: teve solida educação e formação humanista
  2. Vida profissional: curta e intensa.
  3. Fim da vida, marcado por infelicidade e frustrações

Nome do pai: Bernardo – formado em direito.

Nome da mãe: Bartolomea – possuía formação literária.

Os livros eram como parte da família, primeiro o pai Bernardo depois o filho lia bastante.

Na ultima fase da sua vida Maquiavel voltou a ler as histórias dos filósofos clássicos, separava quatro horas todas as noites para ler a literatura de autores como Livio, polibio, tucides e xenofonte, dentre outros, que se faziam presentes como resultado deste intenso contato na mais importante obra de Maquiavel o príncipe.

Face pronta do pensador renascentista: A solida leitura dos pensadores humanistas.

Outra face: Experiência como homem de estado, funcionário a serviço da chancelaria da Florença, cargo que lhe valeria a observação das relações políticas, das ações do homem e do uso do poder.

Maquiavel não chegou a cumprir o papel então reservado pela sua formação, advogado, mas ocupou cargos públicos que os advogados ocupavam, passou também a fazer serviços externos, cada vez mais importantes, em julho de 1500 Maquiavel partiu rumo a França para uma missão de contato com o rei Luiz XII, o que inaugurou a serie de importantes trabalhos diplomáticos por ele feitos, ate o seu afastamento da vida pública totalizaram 23 missões, foi afastado da vida publica em 1512, em 1506 escreveu o discurso sobre como preparar o estado da Florença às armas, uma das poucas obras publicadas em vida foi a arte da guerra.em 1521.

A habitual instabilidade política que marcava a Itália renascentista e, em especial Florença, recrudesceria nos primeiros anos do século XVI, maquiavel se esforçou para construir uma milícia (pessoas que o seguiam, defendia seus ideais, milícia organizada) que defendesse Florença, pois esta viveria ameaçada por exércitos estrangeiros e mercenários, em 1512, o Papa leão X conseguiu por meio de tropas espanholas, conquistar a republica e mudar todo o seu quadro político, reestabelecer-se-ia a era dos Médici (dinastia politica) Dinastia é uma sequência de governantes considerados como membros da mesma família. Historiadores consideram tradicionalmente muitos estados soberanos da história num quadro de sucessivas dinastias, por exemplo, o Antigo Egito e a China imperial. Grande parte da história política europeia é dominada por dinastias, como os CarolíngiosCapetianosBourbonsHabsburgosStuartsHohenzollernse os Romanovs. Até o século XIX, foi dado como certo que uma função legítima de um monarca foi para engrandecer sua dinastia, ou seja, para aumentar o território, a riqueza e o poder dos membros da família.personificada agora na figura de Lorenzo de Médici, instaurado um período ditatorial e Maquiavel identificado com a corrente política deposta, foi afastado de seu cargo político em 1513, foi preso e torturado, acusado de fazer uma conspiração republicana , em março do mesmo ano foi solto. E nunca mais retornou a vida pública, apesar de seus esforços. Manteve a esperança de retornar a vida pública, escreveu uma obra e dedicou a Médici, “tomar a Itália e liberta-la das mãos dos bárbaros”.

PRINCIPE:

O príncipe, obra se que tornaria clássica pela sua característica de ensinar a conquistar e manter estados, porém não cumpriu seu dever inicial que seria reconduzir Maquiavel a coisas do estado, , mas o escreveu na galeria dos pensadores mais influentes de todos os tempos, Frases de Maquiavel

 

- "Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem".

 

- "O desejo de conquista é algo natural e comum; aqueles que obtêm sucesso na conquista são sempre louvados, e jamais censurados; os que não têm condições de conquistar, mas querem fazê-lo a qualquer custo, cometem um erro que merece ser recriminado".

 

- "Nada faz o homem morrer tão contente quanto o recordar-se de que nunca ofendeu ninguém, mas, antes, ajudou a todos".

 

- "Quem do prazer se priva e vive entre tormentos e fadigas, do mundo não conhece os enganos".

 

- "Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos".

 

- "A ambição é uma paixão tão forte no coração do ser humano, que, mesmo que galguemos as mais altas posições, nunca nos sentimos satisfeitos".

 

- "Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição".

 

- "O homem que tenta ser bondoso todo tempo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons".

 

- "O homem esquece de forma mais fácil a morte do pai do que a perda do patrimônio".

 

- "Na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã".

Introdução (quem foi)

 

Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.

 

Vida e obras (biografia resumida)

 

Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Aos sete anos de idade começou a aprender latim. Logo depois passou a estudar ábaco e língua grega antiga.

 

Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença. Porém, com a restauração da família Médici ao poder, Maquiavel foi afastado da vida pública. Nesta época, passou a dedicar seu tempo e conhecimentos para a produção de obras de análise política e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com