TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS DE TRABALHO

Por:   •  26/6/2017  •  Resenha  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4


CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS DE TRABALHO

Os contratos de trabalho classificam-se, quanto à forma de celebração, em escritos ou verbais; quanto à regulamentação, em comuns e especiais; quanto ao local de prestação de serviços, no estabelecimento do empregador, externamente e no domicílio do empregado; quanto à qualidade do trabalho, em manual, técnico e intelectual; quanto aos sujeitos, em contrato individual e contrato de equipe; quanto ao modo de remuneração, por unidade de tempo, por unidade de obra ou misto; quanto à duração, o contrato poderá ser determinado ou indeterminado e quanto ao fim ou quanto à índole da atividade em doméstico, rural, urbano, marítimo, industrial e comercial.

Quanto a Regulamentação: os contratos de trabalho podem ser classificados em comum e especial quanto a regulamentação. Podendo ser comum nas hipóteses trazidas pela CLT e especial quando dos contratos de trabalho tratados em Lei especifica, como é o caso dos contratos de trabalho doméstico, trabalho rural, trabalho portuário, trabalho a bordo, trabalho desportivo, profissionais de espetáculos e trabalhos em funções públicas.

Conforme dispõe o artigo 443 da CLT, os contratos de trabalho se classificam em tácito ou expresso; verbal ou escrito; por prazo indeterminado e por prazo determinado.

O Contrato de Trabalho é um acordo de vontade entre duas pessoas: o empregado (pessoa humana) e o empregador (que pode ser uma pessoa física, uma empresa, uma firma individual, uma associação, ou qualquer outra espécie de organização).

Quanto ao local de prestação de serviços: o local de prestação de serviços poderá ser tanto no estabelecimento do empregador como externamente ou no domicílio do empregado.

Todavia não há diferença entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado à distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego (trabalho realizado por pessoa física, de forma pessoal, não eventual e com remuneração e subordinação).

No estabelecimento do empregador é quando o empregado exerce suas funções dentro das dependências do local de trabalho. Externamente as funções


são exercidas fora do prédio da empresa, como por exemplo os entregadores. O trabalho realizado em domicílio é aquele que presta serviços não eventuais, de forma pessoal e subordinada ao empregador no âmbito de sua própria residência, possuindo os mesmos direitos do empregado comum.

Quanto à qualidade do trabalho: o trabalho poderá ser manual, exigindo do trabalhador, esforço físico e habilidades com as mãos. Técnico consistindo na aplicação direta do esforço físico e mental a fim de assegurar através da pessoa que o está realizando, podendo ser executado com ou sem ajuda direta de máquinas, equipamentos ou quaisquer outros instrumentos.

E ainda temos o trabalho intelectual, cuja atividade pressupõe uma cultura cientifica, como o advogado, o médico o dentista o engenheiro o artista entre outros.

Quando ao modo de remuneração: a remuneração do contrato de trabalho pode ser por unidade de tempo, ou seja, consideram-se as horas e minutos em que o empregado está à disposição do empregador, sem levar em conta o resultado do trabalho.

Por unidade de obra, onde o parâmetro será a produção alcançada pelo empregado. Podemos denominar produção, por exemplo, o numero de pecas produzidas pelo trabalhador. O seu salário é, portanto, calculado em função da quantidade de unidades produzidas (normalmente, através de multiplicação do número de peças por uma tarifa - que é o valor previamente fixado pelo empregador para cada unidade produzida). Também tem caráter  de salário  por  unidade  de obra aquele definido através de percentagens e comissões (caso típico de vendas, por exemplo). Evidente que trata-se de remuneração de valor variável e que encontra- se sob o manto protetor do que estabelecido no art. 7.º, VII, da Constituição Federal de 1988: "garantia de salário nunca inferior ao mínimo para aqueles que percebem remuneração variável".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com