TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORRUPÇÃO, E SEUS PERSONAGENS

Por:   •  4/3/2020  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

A CORRUPÇÃO, E SEUS PERSONAGENS

Quando falamos ou ouvimos sobre corrupção, nossa mente automaticamente nos leva à nossos políticos, ou seja, aos nossos representantes. Mas este automático, é sem dúvidas, devido estarmos diariamente sintonizados nos telejornais, rádio, impresso, mídia social e qualquer outro meio de informação que nos deixa atualizados de inúmeros atos negativos e até criminosos praticados por estes representantes, logo, estes personagens reais da corrupção passam a ter um espaço negativo e crítico reservado em nossa mente.

Por outro lado, sem saber, ou mesmo sabendo mas não dando tanto olhar, estamos muitas vezes, praticando uma “corrupçãozinha”, claro que por não ter a repercussão idêntica à do político na grande imprensa, deixamos ou fazemos passar despercebido em nossa própria mente. Agindo assim, as vezes no conhecido “jeitinho brasileiro” estamos diretamente sendo partícipe da corrupção, ou seja, cometendo o crime de corrupção ativa, quando oferecemos ou prometemos vantagens indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de oficio, conforme descrito no Art. 333 do CPB, também, podemos encontrar a figura do corrupto passivo, sendo aquele servidor público que, solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem, conforme preceitua o código penal em seu art. 317

O Filme ‘Tropa de Elite 2’, com a direção de José Padilha, é um reflexo real de uma realidade vivenciada nos quatro cantos deste brasil, detalhe, com ramificações fora deste. São personagens que retratam a vida do político, do cidadão, do policial, do juiz, e de outros personagens reais de uma sociedade brasileira que respira corrupção desde uma rápida paradinha em uma blitz de transito, onde lá, naquele exato momento, poderá nascer uma corrupção ativa ou passiva, ou até mesmo as duas ao mesmo tempo. Como muito bem observado pelo diretor do filme em entrevista ao jornal estadão, ele afirma que o principal problema da corrupção no Brasil é o que ele chama de “Mecanismo” e que esta máquina de corrupção, domina e molda nossa política. Com esta afirmação, não vamos muito longe para ratifica-la, visto que, o cidadão eleitor, desde o negociar, o vender seu voto na véspera ou no dia da eleição, colabora para que este mecanismo da corrupção não pare de funcionar, que siga de forma ativa atuando na sociedade Brasileira.

Com esta realidade, observamos que a falta de ética, o que a população em geral chama de “vergonha na cara”, é ponto importante para detectarmos o problema, bem como parte de uma solução.

Como entendemos, o fazer ou deixar de fazer, o desviar-se deste ato negativo, está diretamente ligado a ética ou a falta dela. Não adianta empunharmos faixas, escrevermos ou falarmos que acreditamos em um mundo melhor, se não colaborarmos efetivamente para isso, como assistido no vídeo, a corrupção é humana e só nós, humanos podemos extingui-la desviando-se e evitando que outrem contaminem-se.

Por fim, a ética é aversão a corrupção, e deveríamos nascer ligados por este cordão umbilical chamado ética e, nunca, até nossos últimos segundos de missão na terra, não deveríamos nos desligar deste importante e louvável cordão, que nos une a uma sociedade justa e leve, bem como nos molda para nela vivermos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com