TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Política

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA

DATA: 03/03/2018

Nome: Gabriel Ribeiro Ramos

Nome da professora: Ramone Mincato

1º TRABALHO DISCENTE EFETIVO (TDE)

1) Estabeleça relações entre os conceitos de política e de poder.

O conceito de política está fortemente ligado ao conceito de poder. Segundo Hobbes[1] o poder foi definido tradicionalmente como “Consistente nos meios para se obter alguma vantagem”. Russell[2] também fala que “é o conjunto dos meios que permitem conseguir os efeitos desejados”.

Dessa forma, o poder é definido como uma relação entre dois indivíduos onde um impõe ao outro a própria vontade, com a finalidade de se obter os efeitos desejados. Visto isso a relação entre poder e político vislumbra onde o poder político pertence à categoria de poder de um homem sobre outro homem e não do poder do homem sobre a natureza, essa relação  de poder político pode ser expressa de diversas formas, como: relação de governantes e governados, entre soberanos e súditos, entre Estado e cidadãos, entre comando e obediência. (BOBBIO, Norberto, 2000, p. 161). O Estado possui o poder de tomar as decisões que podem implicar em diversas consequências, boas e ruins, mas para isso ele precisa de uma articulação política eficaz capaz de conseguir relacionar todos os itens de interesse estratégicos para alcançar determinado objetivo. Uma vez alcançado este objetivo esta conquista gerará poder ao Estado, dando a ele uma maior liberdade de ação para as tomadas de decisões.

 

        

2) Identifique as formas clássicas de poder.

Segundo Aristóteles existem três formas clássicas de poder: o poder do pai sobre os filhos, do senhor sobre os escravos e do governante sobre os governados.

O poder dos pais sobre os filhos: é exercido no interesse do objeto de seu exercício “o filho”.

O poder do senhor sobre os escravos: é exercido no interesse do sujeito que o exerce “o senhor”.

O poder do governante sobre os governados: é exercido no interesse dos dois agentes envolvidos na relação governantes e governados.

3) O que possibilita distinguir o poder político dos demais poderes?

O critério mais adequado para distinguir o poder político das outras formas de poder é a força. Diferente do poder econômico, que se vale da posse de bens necessários, ou em uma situação de escassez , para induzir aqueles que nada possuem. Do poder ideológico que se vale da posse de certas formas de saber inacessíveis aos demais, de doutrinas de conhecimento e até mesmo de informações, com a finalidade de induzir os componentes dos grupos a agir de um determinado modo e não de outro (BOBBIO, Norberto, 2000, p. 221). O poder político se caracteriza pelo uso da força, ele é o poder soberano, cujo a posse distingue, em toda a sociedade organizada, a classe dominante. Visto que o poder político é definido como aquele que usa em última instância a força física para alcançar os efeitos desejados, ele é considerado também aquele que se apela para solucionar os conflitos cujo a falta de solução teria por efeito a desagregação interna da comunidade política (BOBBIO, Norberto, 2000, p. 222).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com