TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Assertiva

Por:   •  17/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Marceane Assis dos Santos        Disciplina: Teoria Geral do Direito Constitucional

Instituição: Anhanguera  Curso: Direito  Unidade: Joinville  Horário: Noturno

Tema Palestra: Saúde Mental na Pandemia

Palestrantes: Dra. Alexandrina Meleiro – Médica Psiquiátrica /  Dra. Karen Scavacini – Psicóloga

Data Ministrada: 19/04/2021 (21:00 às 22:00hs)

SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA

Falar da saúde mental hoje é um desafio, pois fomos obrigados a nos adequar e readaptar as novas condições impostas. Quando falamos sobre a saúde mental, falamos nas diversidades de pensamentos, desencontros de informações, onde o “suposto saber” vem à tona, sem muito crédito, todos tem sua opinião, todos estão certos e todos estão errados.

O que fazer? O desespero bate a porta todos os dias, nossa saúde mental, teve que driblar com os paradigmas instituídos a todo instante, quem saí de casa e quem não sai. Contudo, é comum que estes momentos inesperados, nos deixem indecisos e receosos, pois temos a impressão de impotência, sem as “rédeas” do caos que está pandemia nos proporcionou.

Nos parece natural as diversas condutas tomadas, perante este momento atípico em que passamos.  Nossas reações estão à flor da pele, referente ao que sentimos e pensamos. Cada um de nós emana uma reação, correspondentes às ações que aparecem.

Infelizmente não houve um consenso a seguir por todos, levando em consideração tamanha incerteza, o medo de contaminação, da perda. Ou seja, muitos questionamentos sem respostas, a eficácia da vacina, tomo ou não tomo? Sendo assim, fomos inseridos numa flexibilização, modificando nossos percursos diários, que não estávamos habituados.

No início os idosos e as pessoas com comorbidades, deveriam ficar isoladas, mas atualmente os jovens e as crianças sem comorbidades, também estão se infectando com este vírus. Vemos que as crises de pânico, ansiedade, depressão e diversos tipos de comportamentos vem se manifestando, em todas as idades, sem restrições de gênero ou classe social. Afetando o trabalho, a educação e o convívio social e familiar.

A partir daí então começa uma cadeia destrutiva, onde as perdas foram consideravelmente acima de qualquer esperado, muitos perderam seus entes queridos, outros perderam o emprego, atrasaram os estudos, e foram inseridos a uma “nova era”.

Pedalar atrás de um prejuízo incalculável e sem expectativa é praticamente impossível, dependendo das circunstâncias no momento, fomos impactados e obrigados a passar por uma transformação de uma rotina habitual.

Tendo em vista tantas informações e restrições, vivemos um grande impacto mental, algumas pessoas não encontraram uma solução aplausível para seguir em frente. Os jovens, adolescentes  e as crianças, estão sendo os mais afetados, pois os sentimentos estão todos aflorando, as dúvidas, os medos, fazem parte da saúde mental de cada um.

Assim, precisamos estar atentos aos sinais apresentados, e procurar ajudar, seja psicológica ou espiritual. Evitar notícias das redes sociais.

Vamos nos ajudar, ajudando uns aos outros, este momento não é individual e sim de todos.

Não esqueçam que uma hora a pandemia vai passar.

Joinville, 26 de abril de 2021.

Marceane Assis dos Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com