TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrupção Eleitoral

Por:   •  19/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LENO H. B. GOMES

PROFESSOR: EDUARDO SEGURA

METODOLOGIA

 CORRUPÇÃO ELEITORAL

 

MANAUS – AM

2016

METODOLOGIA

Este trabalho tem caráter bibliográfico, uma vez que utiliza livros e artigos sobre o tema, além de informar dados e correlacionar informações retiradas para descrever a tese em conformidade à pesquisada na doutrina.

A primeira fonte de informação escolhida para início do projeto, foi o artigo do Advogado Felipe Roeder da Silva, publicado no endereço eletrônico do JusNavigandi, em 11/2013, com o tema “corrupção eleitoral e determinados aspectos dos crimes eleitorais”. A escolha se deu devido a minha facilidade de acesso ao artigo, podendo fazer essa leitura a qualquer momento. O fato do Advogado escrever com uma facilidade de entendimento sobre o assunto, colaborou significativamente para a escolha, uma vez que trata sobre alguns aspectos dos crimes eleitorais, como conceito, natureza jurídica e as classificações doutrinárias, requerendo um vasto conhecimento conceitual a respeito do tema.

O livro que deu continuidade na linha de raciocinio do protejo, foi “O Nobre Deputado”, do autor Marlon Reis, Vol. 120, da editora LeYa, ano de 2014, onde confronta diretamente com todas as dúvidas em relação a política, fazendo-me perguntar se realmente temos uma política democratica, no seu real significado, sendo, o povo no poder ou o poder que emana do povo e para o povo, ou se temos um jogo de cartas marcadas onde o eleitor é ludibriado de capciosa e repulsiva. A escolha deste livro se deu pelo fato do autor ser conhecido nacionalmente por ter sido um dos articuladores da coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Fciha Limpa e pelo autor ser um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

O autor Savio Shalita, em seu livro Manual Completo de Direito Eleitoral, da editora Foco Jurídico, esclaereceu e insistiu na ideia de que os cidadãos não encerram participação na vida pública simplesmente na escolha de seus representantes, mas têm a seu dispor outros instrumentos representativos como a participação em plebiscitos, referendos e iniciativa popular. Trazendo uma perspectiva totalmente conforme a que eu pretendo trabalhar.

Os doutrinadores escolhidos são especializados e as obras utilizadas neste projeto integram o meu acervo pessoal, sendo assim, meios iniciais para a minha pesquisa. Facilitando meu entendimento e aumentando a vontade de aprofundamento neste assunto, que não pode ser deixado de lado, visto que, como cidadãos, somos todos políticos.

REFERÊNCIAS

CHALITA, Savio. Manual Completo de Direito Eleitoral. Editora: Foco Jurídico

REIS, Marlon. O nobre deputado: relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira, Vol. 120. Rio de Janeiro: LeYa, 2014

SILVA, Felipe Roeder da. Corrupção Eleitoral natureza dos crimes eleitorais. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3796, 22 Nov. 2013. Disponível em: . Acesso em: 04/05/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com