TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrupção Padrão FIFA

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

COELHO, Tom. Corrupção padrão FIFA x. Disponível em:

< http://www.jurisite.com.br/textosjuridicos/texto770.html >

Resenha

                                                                        Jordan D. Friedrich

Tom Coelho, palestrante brasileiro, executivo dos transportes de carga e exportação de café entre 1989 e 1993, atualmente é professor em cursos de pós-graduação, conferencista e escritor com artigos publicados, no seu texto Corrupção padrão FIFA, mostra como o futebol mundial foi dominado pela corrupção. Este texto esta publicado no site http://www.jurisite.com.br/.

Na primeira parte de seu texto, o autor comenta sobre o maior escândalo do futebol, falando que as investigações feitas desde 2011 pelo FBI que levou a prisão de sete dirigentes ligados a FIFA. Essas investigações levantam suspeitas envolvendo contratos de publicidade e também sobre as sedes das próximas copas, Rússia e Catar, respectivamente.

No segundo momento do texto, Coelho relata casos que houve suspenção ou processo envolvendo o esporte, todos envolvendo casos de dinheiro o ilícito. Assim como mostra que a corrupção já é perceptível quando o numero de pessoas no estádio é menor do que o de pagantes no mesmo.        

Na sequência, ele fala da Copa do Mundo realizada no Brasil, na qual todos diziam ser “padrão FIFA”, mas que das obras projetas para ficar de herança dela, só 41% destas foram realizadas, ou seja, menos da metade. As obras que eram prioridades eram estádios, aeroportos, segurança, tecnologia, telecomunicações e mobilidade, esta ultima a mais negligenciada, ela seria a que mais beneficiaria o bem comum, pois o sistema de transporte público brasileiro é horrível. Acabou que o resultado foram obras mal acabadas e estouro do orçamento inicial.

Na quarta questão abordada por Tom Coelho, ele fala que quase inexiste ética nos dias de hoje, dando como exemplos, empresas que fraudam, executivos que mentem, entre outros casos. Mostra também que o mundo de hoje é feito de aparências, é o triunfo da estética sobre a moral. Já antigamente ele fala que as pessoas eram o que demostravam ser.

Já na quinta e ultima parte, o autor fala de preços, ele diz que no passado os preços eram formados para cobrir custos e gerar uma margem lucro, já hoje, eles servem para ganhos ilícitos e que favorecem a poucos.

Na sequencia do texto, o palestrante faz uma analogia com a quimera, um ser mitológico, que possui uma cabeça de leão, corpo de cabra e rabo de cobra, esta criatura não possui medo, conteúdo e muito menos paixão. Essa analogia se faz aceitável devido o autor mostra em seu texto que nós seres humanos de hoje somos criaturas que nos modificamos, que hoje não trabalhamos junto com a ética, queremos sempre ter mais e mais, sem se importar se teremos que infringir a lei ou machucar alguém que gostamos. Se levarmos em conta tudo que foi contado até aqui, devemos refletir sobre nosso pensamento do ser humano ser uma criatura boa, pois Tom Coelho conseguiu colocar em duvida esse pensamento que vem desde os primórdios do homem.

Por abordar um tema que está presente no nosso dia a dia, mostrando uma das poucas partes em que o ser humano ser mostra corrupto, mas levantando os motivos que o tornam corrupto, este texto eu recomendaria não apenas para acadêmicos dos mais diversos cursos, amantes do futebol, mas também para todas aquelas pessoas que buscam entender um dos maiores escândalos do futebol e as modificações que o ser humano sofreu em sua identidade com o passar dos anos.

                                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com